terça-feira, 27 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Porsche moderniza seu brasão pela primeira vez em 15 anos

O brasão da Porsche adorna os carros da empresa há mais de sete décadas, mas agora está sendo atualizado para a era moderna. Conforme a empresa, os gurus de estilo e marketing da Porsche levaram três anos para criar o novo logotipo. As diferenças são sutis, mas depois de notá-las, você com certeza vai reconhecê-lo a partir de agora.

Antes de 1952, os carros da Porsche eram identificados pelo nome “Porsche” em letras. Um concurso enviado para escolas de arte alemãs pedia um logotipo, mas nenhum dos envios parecia adequado para a administração. O brasão que conhecemos hoje foi concebido por Franz Xaver Reimspieß, que também teria desenhado o logotipo da Volkswagen, em 1936.

Desde a sua introdução em 1952 nos volantes do 356, o brasão da Porsche foi atualizado cinco vezes, em 1954, 1963, 1973, 1994 e mais recentemente em 2008 – a progressão é mostrada acima, com o novo design à direita.

Durante todo esse tempo, os mesmos elementos básicos permaneceram. O cavalo de criação é do selo da cidade-sede da Porsche, que já se especializou na criação de cavalos (Stuttgart é alemão para “haras”). Os chifres e as listras pretas e vermelhas eram do brasão e das cores do estado de Württemberg-Hohenzollern.

Por que os designers levaram três anos para atualizar um logotipo que retém todos os mesmos elementos? Joachim Paetzel, especialista em cores e acabamentos, disse: “Uma marca registrada não é projetada ‘de improviso’ em alguns dias. Você precisa voltar a ela várias vezes, às vezes em intervalos mais longos. A segunda ou terceira olhada pode revelar para você coisas que você deseja otimizar, até que finalmente atinja um efeito harmonioso e natural. Só então você poderá dizer com satisfação: ‘É assim que tem que ser!’”

A atualização mais recente inclui um cavalo revisado, a adição da palavra “Stuttgart” e uma cor dourada mais sutil. A textura arrepiada do fundo não existe mais, suavizada em superfícies douradas e pretas. Tudo isso é bom, mas nas seções vermelhas um padrão de favo de mel adiciona modernidade que acaba parecendo um pouco técnico demais. É melhor adicionar fibra de carbono às seções pretas, não?

A boa notícia é que, se você não gostar, a empresa oferece todos os brasões históricos por meio do Porsche Classic. A atualização do brasão coincide com a festa de 75 anos da marca, marcada para 8 de junho. Ele começa a aparecer nos carros no final de 2023.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn