segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Porsche Vision 357 Speedster é o encontro entre o purismo e a eletromobilidade

75 anos de carros esportivos da Porsche: carro-conceito conversível apresenta uma releitura do Porsche 356. 30 anos do Festival da Velocidade: Porsche oferece um desfile estrelado em Goodwood

“O Porsche Vision 357 é um aceno para a primeira linha de modelos da história da Porsche, o carro esportivo dos sonhos de Ferry Porsche. E como o 356 se estabeleceu na memória coletiva da marca como um conversível e um coupé, a mesma lógica se aplica ao carro-conceito”, diz Michael Mauer, vice-presidente de estilo da Porsche.

“O Porsche Vision 357 Speedster incorpora a essência da marca. Prazer de condução e dinâmica de condução combinados com uma forma extremamente purista. Assim como o Mission X que apresentamos há algumas semanas, este modelo demonstra que, mesmo com novos genes de design, o DNA da Porsche brilha”.

O Vision 357 Speedster é baseado na tecnologia do Porsche 718 GT4 e-performance. Assim, os motores elétricos e a tecnologia da bateria vêm do Mission R e o chassi do 718 GT4 Clubsport. Após sua estreia mundial em Goodwood, o carro-conceito será exibido na edição 2023 do evento Rennsport Reunion nos EUA, no final de setembro.

Design exterior: pára-brisas dianteiro encurtado e cobertura unilateral
O carro-conceito tem o para-brisa curto e atarracado típico de um speedster, dando ainda mais ênfase à carroceria monolítica do carro. Abrangendo o lado direito do carro está uma capota unilateral comum em carros esportivos conversíveis. O encosto de cabeça do motorista parece suspenso no ar devido ao elemento de proteção em caso de capotamento em carbono posicionado logo atrás dele.

O conceito bicolor com dois tons de cinza (Marble Grey e Grivelo Grey Metallic) é inspirado em precursores históricos do automobilismo, como por exemplo os para-lamas dianteiros usados para proteção contra pedras e as asas dianteiras, que apresentam a cor mais escura. As rodas dianteiras também são pintadas em Grivelo Grey Metallic. Isso é complementado por contrastes em Miami Blue, por exemplo, nos mecanismos de liberação rápida no capô dianteiro.

O logotipo do aniversário com o grande “75” e os dois anos “1948” e “2023” recebem as cores Grivelo Grey Metallic e Miami Blue. As câmeras substituem os espelhos externos. Como nos antecessores clássicos, eles não estão posicionados nas portas, mas mais à frente nos para-lamas. No 357 conversível, eles apresentam uma nova forma otimizada aerodinamicamente, assemelhando-se com asas.

Outros detalhes do design externo são familiares ao seu carro-conceito irmão: a indicação da luz de quatro pontos na frente apresenta um design redondo evocativo do Porsche 356. As luzes traseiras ficam atrás de uma matriz padronizada de pontos fresados na própria carroceria. Outro aceno para a primeira linha de modelos da Porsche é o padrão da grade vertical na parte traseira. A terceira luz de freio está integrada no design da grade.

A largura confere um design imponente e aumenta a estabilidade de direção. As rodas de 20 polegadas são feitas de magnésio e são equipadas com calotas de fibra de carbono e travas centrais. Visualmente, eles também lembram uma lendária roda Porsche: o 356 A e o 356 B com freios a tambor tinham aros com um círculo de parafuso notavelmente grande de 205 milímetros.

Design Interior: Cockpit purista, reduzido ao essencial
O interior é reduzido ao essencial e totalmente adaptado ao condutor. A posição rebaixada do banco é essencialmente esportiva. A concha do assento em carbono está integrada no monocoque. O banco é revestido em Racetex e adota o cinto de segurança de seis pontos na cor Miami Blue. O painel de instrumentos fica no topo da coluna de direção como uma superfície transparente. O volante de corrida exemplifica leveza, enquanto o amortecedor de impacto parece suspenso. Os controles individuais, por sua vez, revisitam a cor de destaque Miami Blue do exterior.

O painel tem acabamento em fibra de carbono. Como alternativa a um porta-luvas convencional, as alças Miami Blue na parte superior direita podem ser usadas para prender acessórios. As tiras de tecido simples substituem as maçanetas convencionais, economizando peso.

Desfile de ícones: carros lendários participam do Festival da Velocidade em Goodwood
O Vision 357 é o destaque da Porsche em Goodwood, mas está longe de ser a única raridade da fabricante de carros esportivos que estará presente no evento. A Porsche exibirá mais de 15 modelos novos e clássicos em West Sussex. Um desfile especial da Porsche subirá a famosa colina duas vezes ao dia no Festival de Velocidade. O time será liderado pelo 356 No. 1 Roadster. Ele será seguido pela versão de corrida 928 “Trigema” de 1983, um Cayenne Transsyberia, um 959, um 911 Turbo S (tipo 993) e 911 Carrera S (991) muito especial. Este modelo único foi o milionésimo 911 fabricado desde o nascimento do icônico carro esportivo em 1963.

A Porsche também celebrará o 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans em Goodwood. Afinal, a marca detém o recorde de 19 vitórias gerais. A Porsche também exibirá três campeões de classe e três vencedores gerais, entre outros, em Goodwood. Isso inclui o 718 W-RS Spyder (vencedor da classe de 2,0 litros em 1961), o 935 Martini (vencedor da classe em 1976) e o 911 RSR no design “Pig” (vencedor da classe GTE Pro em 2018). O trio de vencedores gerais inclui o 936/81 Spyder, o 911 GT1 ’98 e o 919 Hybrid de 2017.

Após suas estreias nas festividades que marcam os “75 anos dos carros esportivos da Porsche”, o 718 Spyder RS e o Mission X serão apresentados ao grande público pela primeira vez em Goodwood. O desenvolvimento do roadster purista, o 718 Spyder RS, foi dedicado ao máximo prazer de dirigir em estradas sinuosas. O carro-conceito Mission X é a reinterpretação espetacular de um hipercarro, com portas estilo Le Mans que abrem e avançam e um trem de força elétrico eficiente e de alto desempenho.

Além de outros modelos atuais da fabricante de carros esportivos de Stuttgart, os visitantes de Goodwood também terão a oportunidade de ver um trator diesel Porsche “Junior 108”, contemporâneo ao Porsche 356. Entre 1949 e julho de 1963, cerca de 120.000 tratores foram fabricados sob licença com o nome Porsche.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn