A Mercedes-Benz é reconhecida no mercado pelas soluções completas em peças e serviços que oferece aos clientes de caminhões e ônibus. O amplo portfólio é disponibilizado pela Rede de Concessionários presente em todos os estados do território nacional. Para mais comodidade e flexibilidade para os frotistas, a atuação da Rede vai além de suas oficinas, apresentando aos clientes a alternativa dos Serviços Dedicados dentro de suas próprias empresas.
Com base na análise do perfil do negócio de cada cliente e de sua frota, é definido o modelo mais adequado a ser implantado, que pode ser um mecânico fixo integral ou por demanda, uma oficina volante ou uma consultoria dedicada.
“O conceito é muito simples: ao invés do cliente ir até o concessionário é o concessionário que vai até o cliente”, afirma Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Com base nesse modelo inovador de parceria, a frota é gerenciada por quem mais entende de Mercedes-Benz: os profissionais da nossa Rede, que são treinados pela fábrica e especializados em caminhões e ônibus da marca”.
Três anos de Mecânico Dedicado na Superior Transportes – Quem utiliza esse serviço diferenciado da Mercedes-Benz e revela total satisfação é a Superior Transportes, da cidade de Serra, na Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Há mais de três anos, o cliente escolheu a modalidade do Mecânico Dedicado. Como decorrência, um profissional da Vitória Diesel, concessionário local, trabalha cinco dias da semana na oficina dessa empresa de transportes rodoviários de cargas em geral e especializadas.
“A matriz da nossa empresa fica a aproximadamente 40 km da Vitória Diesel. Como temos cerca de 130 caminhões extrapesados Mercedes-Benz na frota, entre modelos Actros e Axor, economizamos diesel porque não há deslocamento dos veículos até a oficina do concessionário quando precisamos fazer as manutenções preventivas e corretivas”, afirma Patrick Ewald, gerente de manutenção da Superior Transportes.
“Quem realiza esses serviços na nossa oficina é o Pedro, mecânico da Vitória Diesel, com apoio dos nossos funcionários, o que agiliza a liberação dos caminhões para as nossas operações de transporte e garante disponibilidade da frota. Em média, são cinco veículos a cada dois dias. Quando os reparos são mais complexos, recorremos à estrutura do concessionário”.
Em parceria com a Vitória Diesel, a Superior Transportes mantém um estoque de peças em sua oficina, que são utilizadas pelo mecânico dedicado e o cliente conforme a necessidade, evitando assim esperas na entrega das principais peças consumidas, o que contribui para o aumento da disponibilidade dos veículos.
O cliente também conta com o equipamento de diagnóstico Star Diagnosis Mercedes-Benz, que fica dedicado na empresa para agilizar diagnósticos e resoluções das eventuais falhas técnicas. Com recursos como esses, a Vitória Diesel sempre busca melhorar os serviços de acordo com as necessidades do cliente.
Cliente utiliza o Fleetboard para gestão de toda a frota de caminhões – Além do Mecânico Dedicado, a Superior Transportes conta com os serviços de telemetria de fábrica, o Fleetboard da Mercedes-Benz, para todos os veículos da frota, que são monitorados remotamente pela Vitória Diesel. Aliás, o cliente é um dos parceiros pioneiros do concessionário no Projeto Conectados, iniciativa inovadora, criada há quatro anos, que consolidou-se como um case de sucesso no uso dos avançados recursos do Fleetboard.
A equipe da revenda faz o monitoramento e também o agendamento ativo de serviço dos caminhões de clientes. Ela identifica a necessidade de manutenção ou reparo, analisa a ocorrência e contata o responsável pela frota para oferecer a melhor solução para cada necessidade.
Com essa ação proativa, a Vitória Diesel proporciona um aumento de eficiência e economia para empresas de transporte. Por meio desse serviço, são alcançados redução no consumo de combustível e melhoria na utilização dos freios de serviço, com redução de desgaste das lonas de freio, além de melhoria no estilo de condução segura.
“O Fleetboard é muito bom. Com ele, melhoramos muito o consumo de combustível pela ferramenta de nota dos motoristas. Enviamos instrutores para os que apresentavam nota baixa e todos obtiveram melhora. Também usei essas notas como base para premiar os motoristas e dar incentivo”, afirma Patrick Ewald. “O monitoramento da Vitória Diesel é diário, estamos sempre em contato e se isso já facilitaria a programação de um caminhão, imagine a de quase 130 veículos”.
Modalidades do Serviço Dedicado atendem a cada perfil de cliente – O Serviço Dedicado possui diferentes modalidades, de acordo com o tamanho da frota, natureza das operações e a estrutura de cada cliente. O Mecânico Dedicado engloba serviços em que o concessionário se desloca até o cliente para realizar o trabalho, com alocação de mecânicos conforme a necessidade do cliente, podendo ser um profissional fixo na oficina da empresa ou por demanda.
Entre suas vantagens destacam-se a presença de técnicos qualificados e altamente especializados, garantia dos serviços, padronização nos processos de manutenção, execução das manutenções localmente, minimizando o deslocamento de veículos e aumento da disponibilidade da frota, além de outras.
A modalidade Oficina Volante é indicada especialmente para atendimento de frotas em local remoto, cujos veículos não podem parar de operar ou se locomover até um concessionário para manutenção e reparos. Trata-se de serviços de baixa complexidade e/ou concentração de manutenções em períodos pré-programados. Além de evitar o deslocamento do veículo para realizar a manutenção, essa solução reduz o investimento do cliente em oficina própria.
Já a Consultoria Dedicada é uma solução indicada para clientes que dispõem de oficinas de manutenção estruturadas, mas que necessitam de apoio em diagnóstico ou reparos em serviços de alta complexidade. Neste caso, o concessionário disponibiliza a expertise dos seus profissionais para melhorar a produtividade da manutenção do cliente. O técnico pode ser contratado por temporada ou demanda, independentemente do volume e tipo de serviço que irá ser realizado, pois faz parte dessa modalidade o apoio técnico e consultivo à equipe de trabalho do cliente. Entre suas vantagens destacam-se ainda a melhoria na qualidade e produtividade dos serviços, treinamento “on the job” da equipe técnica e aumento da disponibilidade da frota com manutenção assertiva.
Além de sua matriz na cidade capixaba de Serra, a Superior Transportes conta com filiais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná.