quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Novo Mustang GTD possui aerodinâmica que supera modelos de corrida

O modelo de mais de 800 cv, exibido em Detroit, conta com um inédito sistema de redução de arrasto. Atuadores hidráulicos mudam o ângulo da asa traseira e dos flaps dianteiros para equilibrar o fluxo de ar e privilegiar a velocidade ou a “downforce”.

A Ford reuniu no Salão de Detroit, pela primeira vez, todas as versões da nova geração do Mustang, incluindo o Mustang GTD, modelo de rua mais rápido já produzido na linha, com motor de mais de 800 cv e um inédito sistema de redução de arrasto.

Essa aerodinâmica ativa, até então nunca usada pela Ford em um carro de rua, é ilegal nos modelos da categoria GT3, na qual o Mustang GTD se baseia. Ou seja, ele tem recursos mais avançados que o irmão Mustang GT3 feito para as pistas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O sistema de redução de arrasto conta com atuadores hidráulicos que variam o ângulo da asa traseira e ativam os flaps dianteiros para encontrar o equilíbrio ideal do fluxo de ar, seja para privilegiar a velocidade nas retas ou para aumentar a “downforce” nas curvas.

Cada superfície e abertura da carroceria são funcionais. Parte do ar é direcionada para resfriamento, outra para a aerodinâmica e aderência. Nas ruas, a carroceria oferece boa distância livre do solo para encarar lombadas. Nas pistas, a suspensão pode ser rebaixada em 40 mm.

O trabalho de desenvolvimento não para e a equipe do Mustang GTD continua a refinar a aerodinâmica do supercarro com milhares de horas de simulação virtual em computadores poderosos e testes nas pistas.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil