sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Renault apresenta van elétrica Trafic

Com Novo Trafic Van E-Tech elétrico, a Renault passa a comercializar uma versão utilitária 100% elétrica em cada segmento dos veículos comerciais leves.

Verdadeiro campeão de vendas, que já conquistou mais de 2,4 milhões de clientes profissionais desde 1980, o Novo Renault Trafic Van passa a ser comercializado em versão 100% elétrica, completando assim a gama de veículos utilitários Renault movidos a bateria junto com o Novo Renault Kangoo Van E-Tech elétrico e o Master E-Tech elétrico.

- Publicidade -

Mecânica Online – Assim como os outros modelos utilitários da marca, a versão elétrica do furgão não abre mão de nenhum atributo da versão com motor a combustão, oferecendo um alto nível de desempenho, opções e customização.

O Renault Trafic Van E-Tech elétrico conta com o legado de todas as qualidades que fizeram o sucesso deste modelo comercializado há mais de 40 anos e ícone do segmento, que ocupa a terceira posição entre os furgões leves mais vendidos na Europa.

Esta ferramenta de trabalho ideal tem a qualidade em seu DNA, com uma grande capacidade de carga, modularidade e várias opções de versões disponíveis.

O Trafic Van E-TECH elétrico continua oferecendo as melhores opções de comprimento de carroceria, modularidade e personalização dos espaços de armazenagem:

- Publicidade -

· Dois comprimentos (5,08 m e 5,48 m) e duas alturas (1,967 m e 2,498 m)

· Volume de carga (modo furgão) de 5,8 m3 a 8,9 m3

· Comprimento de carga de até 4,15 m (versão L2 estendida com abertura da portinhola para carga longa localizada na divisória)

· Capacidade de reboque de 750 kg e carga útil de 1,1 t

· Disponível em versão chassi-cabine

- Publicidade -

· Extrema modularidade e possibilidades quase infinitas de personalização, graças a uma rede de mais de 359 transformadores homologados.

Dentro da cabine, os porta-objetos têm capacidade total de 88 litros (19,7 litros no console, 14,6 litros nas portas e 54 litros no banco).

Conforme a versão de acabamento, o porta-luvas se transforma na gaveta “Easylife”, cuja engenhosa abertura facilita o uso pelo condutor, com 6,6 litros de capacidade.

Precursor, o Trafic Van foi o primeiro veículo comercial leve a oferecer um “escritório móvel”. Ao rebater o banco central, o encosto se transforma em mesa de trabalho – com um vão para colocar uma prancheta – ou mesa de apoio para refeições. Graças ao Renault Trafic Van, o recurso inteligente se tornou imprescindível para os clientes profissionais.

Com uma bateria de íons de lítio com capacidade de 52 kWh, o Novo Trafic Van E-Tech elétrico tem autonomia de até 297 km em ciclo WLTP, oferecendo aos usuários a possibilidade de cobrir a maioria de seus trajetos diários com tranquilidade, pelo melhor custo de propriedade e utilização.

As baterias têm garantia de 8 anos ou 160 mil km. Neste período, elas são substituídas gratuitamente se a capacidade se deteriorar a um nível inferior a 70% do valor nominal (SoH: Estado de Saúde da Bateria).

O Novo Trafic Van E-Tech elétrico é equipado com um motor de 90 kW (122 cv) e 245 Nm de torque, disponível imediatamente para uma condução fluida e tranquila, em qualquer situação. Já o modo ECO limita a potência do veículo para otimizar a autonomia da bateria, enquanto a versão “long range” limita a velocidade a 90 km/h, aumentando a autonomia para 322 km.

O sistema hidráulico de frenagem é complementado por um Sistema de Frenagem Regenerativa Adaptativa (ARBS), que maximiza a energia recuperada.

Para recarregar a bateria, o Novo Trafic Van E-Tech elétrico permite escolher entre 3 tipos de carregadores:

· Carregador de 7 kW CA monofásico, que funciona em todos os tipos de recarga doméstica;

· Carregador de 22 kW CA para recarga acelerada em eletropostos públicos, permitindo recuperar 50 km de autonomia (ciclo WLTP) em menos de 25 minutos;

· O carregador rápido de 50 kW CC (corrente contínua) estará disponível em 2024.

Por meio do aplicativo MyRenault para smartphones ou o sistema multimídia Renault Easy Link (de série em todas as versões de acabamento), o Novo Trafic Van E-Tech elétrico conta com serviços conectados específicos, como:

· Programação da recarga da bateria e monitoramento do status da recarga da bateria a distância;

· Programação do pré-aquecimento ou resfriamento da cabine;

· Busca de eletropostos no trajeto;

· Cálculo dos destinos que podem ser acessados com a autonomia restante da bateria.

A pré-venda das versões L2 (Van H1 & H2, chassi-cabine e cabine dupla) começa em outubro, e as primeiras entregas acontecem em novembro. Já as versões L1 (Van H1 e cabine dupla) têm pré-venda a partir de novembro, para as primeiras entregas em dezembro.

Produção – A decisão de produzir o Renault Trafic na fábrica de Sandouville foi tomada em 2010. Foram investidos 230 milhões de euros para transformar a fábrica e adaptá-la às características de um veículo utilitário e suas 600 combinações possíveis.

A produção foi iniciada em 2014 e, atualmente, quase 600 unidades do Renault Trafic são produzidas diariamente na fábrica de Sandouville, ou seja, um furgão Trafic fabricado a cada 80 segundos, em dois turnos. Quase 75% dos veículos produzidos em Sandouville são exportados da França para outros mercados.

Sempre um passo à frente, a fábrica de Sandouville está se preparando ativamente para lançar o Trafic E-Tech 100% elétrico, cujas primeiras unidades serão produzidas ainda este ano.

Com 1.677 colaboradores, a fábrica de Sandouville também produz modelos Nissan (Primastar) e Renault Trucks (Trafic Red Edition), tendo assumido uma série de desafios em linha com a transição energética e a descarbonização. A fábrica conta com certificação ISO 50001 – sistema de gestão energética – desde 2023, além de digitalizar processos e acelerar sua gestão da inovação.

O motor elétrico do Novo Trafic Van E-Tech elétrico e os carregadores são produzidos na fábrica da Renault em Cléon, na região francesa da Normandia. A bateria é montada na fábrica de Flins e a eletrificação do furgão é realizada na planta de Gretz-Armainvilliers.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança