O Grupo Stellantis definiu no plano Dare Forward, uma estratégia para reduzir as emissões de gases com efeito estufa com o objetivo de neutralidade carbônica até 2038. Stellantis Motorsport, um laboratório tecnológico, lançou um programa de descarbonização.
A equipe da Peugeot TotalEnergies, líder deste projeto, identificou vários pilares de ação em quatro áreas principais para reduzir as suas emissões de gases e melhorar no quesito ambiental. Essas quatro áreas são: produção de automóveis e peças, logística, motoristas e equipamentos e engajamento dos funcionários.
No Prêmio Carbono de Baixo Impacto, a Equipe Peugeot TotalEnergies concentrou-se em três dos quatro desafios propostos: medir o gasto de carbono, consumir menos e de forma mais ecológica e, por último, estabelecer o objetivo de se comprometer significativamente com a redução das suas emissões até 2030.
A Stellantis Motorsport está trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros TotalEnergies e Capgemini, especialistas em suas áreas. Por exemplo, o uso do combustível renovável TotalEnergies pelos concorrentes do WEC economizou mais de 66% das emissões.
Além disso, os engenheiros agora são treinados para integrar princípios de design verde em sua área de atuação, otimizando o uso de materiais ecologicamente corretos.
Os compradores do Grupo incluem critérios ambientais em todas as propostas e, em termos de logística, a equipe está trabalhando em colaboração com os promotores do campeonato para ter uma abordagem mais ecológica.
Algumas das ações implementadas desde 2022 são: incentivar o uso do transporte marítimo, reduzir o peso das peças e dos carros transportados e otimizar e reduzir as viagens das equipes para finais de semana de testes e corridas.
Para que todos os colaboradores trabalhem neste sentido, foram organizados workshops na fábrica de Satory para discutir as causas e consequências das alterações climáticas graças ao Climate Fresk.
Todas as ações e eventos realizados conduzem às emissões de gases, já as corridas, em comparação com outros esportes, estão à frente do seu tempo.
Os esportes motorizados fazem mais do que apenas reduzir as suas emissões, desenvolvendo novas tecnologias para uma mobilidade mais livre e ecológica.
A Stellantis Motorsport tem uma visão mais ampla do que a exigida pelos regulamentos do automobilismo, o que faz parte da política global para tornar esse esporte mais sustentável. Para isso, o objetivo é obter o estatuto de três estrelas do programa de acreditação ambiental da FIA até ao final de 2023.