terça-feira, 10 dezembro , 2024
28 C
Recife

Em novo recorde, eletrificados leves chegam a quase 10 mil em outubro

Em 10 meses, vendas crescem 73% sobre mesmo período de 2022; BYD e GWM lideram.

Outubro ficará marcado na história da eletromobilidade no Brasil por um novo recorde mensal de vendas, com 9.537 veículos eletrificados leves emplacados.

Na comparação com o mesmo mês de 2022 (4.460), o crescimento foi de 114%. Em relação a setembro (8.458), de 13%.

- Publicidade -

De janeiro a outubro, o mercado brasileiro emplacou 67.047 veículos eletrificados leves (HEV+PHEV+BEV), um aumento de 73% sobre o mesmo período de 2022 (38.663) e de 36% sobre as vendas totais do ano passado (49.245).

O Brasil já se aproxima dos 200 mil veículos eletrificados leves em circulação, desde o início da série histórica da ABVE (2012). Em outubro, chegou a 193.486.

Esses números confirmam a receptividade do mercado brasileiro às novas tecnologias automotivas, principalmente os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV).

- Publicidade -

PARTICIPAÇÃO – A participação de mercado (market share) dos eletrificados leves em outubro foi de 4,6%, na comparação com o total de vendas do mês no mercado doméstico de automóveis e comerciais leves, que inclui os veículos convencionais a combustão (206.669, segundo a Fenabrave).

Em outubro de 2022 (total de 168.452 veículos), essa participação era de apenas 2,6%.
Nos últimos meses de 2023, os elétricos plug-in (BEV e PHEV) aumentaram consideravelmente sua participação sobre o total de vendas de eletrificados leves.

Em outubro, 61% das vendas desse segmento foram de veículos plug-in com recarga externa (BEV+PHEV), enquanto os híbridos não plug-in (HEV) ficaram com 39%.

- Publicidade -

Dos 9.537 eletrificados vendidos em outubro, a participação de cada tipo de tecnologia, ficou assim distribuída:

• PHEV: 36% (3.439);
• BEV: 25% (2.370);
• HEV flex 23% (2.202);
• HEV a gasolina/diesel: 16% (1.526).

BEV E HÍBRIDOS – Pelo segundo mês consecutivo, os 100% elétricos (BEV) registram expressivo crescimento de vendas.

Os 2.370 veículos BEV de outubro representam aumento de 272% sobre o mesmo mês de 2022 (636), e de 29,5% sobre setembro último (1.830).

Já os 3.439 PHEV (elétrico híbrido com recarga externa) representam um crescimento de 214% sobre outubro de 2022 (1.094) e de 13% sobre setembro último (3.032).

O segmento dos HEV (híbridos elétricos sem recarga externa) emplacou 3.728 veículos em outubro, sendo 2.202 HEV flex (a etanol) e 1.526 a gasolina ou diesel.

Sobre outubro de 2022 (2.730), os HEV cresceram 36,6%. Sobre setembro último, tiveram um leve crescimento de 3,6% (3.596).

O mercado da eletromobilidade no Brasil cada vez mais muda de configuração.
Se até 2022 a liderança desse mercado era dos híbridos HEV flex, os 10 meses de 2023, apresentam números diferentes.

Os plug-in (BEV e PHEV) ganharam mercado e têm em outubro com 50,6% de participação, enquanto os híbridos HEV (flex ou a gasolina/diesel) estão com 49,4%.

O mercado foi puxado nos últimos meses por duas montadoras chinesas (BYD e GWM), que se preparam para produzir veículos elétricos e híbridos no Brasil a partir de 2024.

LIDERANÇA – Em outubro, o modelo de veículo eletrificado mais vendido foi o BYD Dolphin GS 180EV, 100% elétrico (BEV), com 1.366 unidades.

Já por grupo de modelos, a liderança ficou com o híbrido elétrico Haval H6, da Great Wall Motors, com 1.450 emplacamentos.

OS 10 MODELOS DE ELETRIFICADOS MAIS EMPLACADOS EM OUTUBRO/23:

10 GRUPOS DE MODELOS DE ELETRIFICADOS MAIS EMPLACADOS EM OUT/23:

ELETRIFICADOS LEVES EMPLACADOS – OUTUBRO/23:

Ranking  ModeloQuantidade
I/BYD DOLPHIN GS 180EV1.366
I/BYD SONG PLUS GS DM1.100
TOYOTA/CCROSS XRX HYBRID948
TOYOTA/COROLLA APREMIUMH816
I/GWM HAVAL H6 PREM HEV550
I/GWM HAVAL H6 GT486
I/GWM HAVAL H6 PREM PHEV365
I/CAOACHERY TIGGO8 PHEV261
I/VOLVO XC60 T8 ULTIMATE229
10ºI/BYD YUAN PLUS GL 310EV215
11ºTOYOTA/CCROSS XRV HYBRID176
12ºCAOACHERY/TIGGO5X PRO HA153
13ºI/BMW X5 XDRIVE50E MSP136
14ºI/AUDI Q5 SB P-HIBRIDO129
15ºI/KIA SPORTAGE TMHEV EXP114
16ºI/TOYOTA RAV4H SXAWD CNT110
17ºI/VOLVO XC40 6 PLUS100
17ºI/CAOACHERY ARRIZO6 PROH100
19ºI/BMW X6 XDRIVE40I MSP99
20ºI/VOLVO C40 6 PLUS81
21ºI/BMW X3 XDRIVE30E73
22ºI/KIA STONIC MHEV SX63
23ºI/BMW IX1 XDRIVE3062
24ºI/VOLVO XC60 T8 ULT DARK60
24ºI/MINI COOPER S ELECTRIC60
26ºI/KIA NIRO HEV 1.6 SX59
27ºTOYOTA/COROLLA ALTIS HV55
27ºI/RENAULT E-KWID INTENS55
29ºI/AUDI Q5 P-HIBRIDO52
30ºI/MINI COUNTRYMAN PHEV48
31ºI/BMW 330E45
32ºI/FORD MAVERICK HYB LRT43
33ºI/VOLVO XC90 T8 ULTIMATE38
33ºI/VOLVO C40 8 ULTIMATE38
35ºCAOACHERY/TIGGO7 PRO HA35
36ºI/BYD TAN AWD GS 680EV34
37ºI/VOLVO XC40 8 ULTIMATE33
37ºI/HONDA CIVIC HYB TRNG33
37ºI/HONDA ACCORD HYB TRNG33
40ºI/M.BENZ C300 AMG LINE32
40ºI/LEXUS NX350H F-SPORT32
42ºI/M.BENZ C200 AMG LINE31
43ºI/RENAULT MEGANE E-TECH29
43ºI/LEXUS NX350H LUXURY29
45ºI/LR DEF110D SE XD 7L28
46ºI/PORSCHE PANAMERA 4EHYB27
46ºI/LR DISC D300 LE27
46ºI/HYUNDAI IONIQ HYBRID27
49ºLR/DISC SPT D200 SE RD26
49ºI/GWM HAVAL H6 PHEV26
51ºI/PEUGEOT E EXPERT CARGO25
52ºI/VOLVO XC90 T8 PLUS24
53ºI/PORSCHE PANAMERA 4SEHY23
53ºI/JAC E JS123
53ºI/GWM HAVAL H6 HEV23
56ºI/VOLVO XC60 T8 PLUS21
56ºI/LR RR PHEV AB21
58ºI/FORD MUSTANG MACH-E GT20
59ºI/BMW IX319
60ºI/LR RRS PHEV LE18
61ºI/LR RRS D350 HSED17
61ºI/LEXUS UX250H LUXURY17
61ºI/CAOACHERY ICAR EQ1 TEC17
61ºI/BMW X6 M COMPETITION17
65ºLR/DISC SPT D200 SE RD7L16
65ºI/LR VELAR PHEV HSE DYN16
67ºI/HYUNDAI KONA LTD HEV14
67ºI/AUDI Q8 SB E TRON 5514
67ºI/AUDI Q8 E TRON 5514
70ºI/VOLVO XC60 T8 POLESTAR13
70ºI/PEUGEOT E2008 GT13
70ºI/LR DEF110D SE XD13
73ºCAOACHERY/TIGGO7 PRO H12
74ºI/PORSCHE TAYCAN 4S CT11
74ºI/LR VELAR PHEVSRDYN11
74ºI/JEEP COMPASS S 4XE11
74ºI/BYD SEAL AWD GS 590EV11
74ºI/BMW IX XDRIVE5011
79ºI/VOLVO XC90 T8 ULT DARK10
79ºI/PORSCHE PANAMERA 4EHST10
79ºI/PORSCHE CAYENNE CP PHE10
79ºI/LEXUS RX500H F-SPORT10
79ºI/JAC EJV5.510
84ºI/LR DISC D300 HSERD8
84ºI/KIA NIRO HEV 1.6 EX8
86ºI/LR RRS PHEV HSED7
86ºI/LR DEF90D HSE7
86ºI/LEXUS UX250H DYNAMIC7
86ºI/BMW 530E7
86ºCAOACHERY/TIGGO5X PRO H7
91ºI/M.BENZ EQB 2506
91ºI/LR RR D350 SE6
91ºI/LR DEF110D S XD6
91ºI/LR DEF110D HSE XD 7L6
91ºI/LEXUS NX350H DYNAMIC6
91ºI/JAC E JS46
91ºI/BMW IX XDRIVE406
98ºI/PORSCHE TAYCAN 4S5
98ºI/M.BENZ A200 AMG LINE5
98ºI/JAC IEV750 VIP ALPHA65
98ºI/CITROEN E JUMPY CARGO5
98ºI/BMW X5 XDRIVE50E XLINE5
98ºI/BMW I7 XDRIVE605
98ºI/AUDI RS E TRON GT5
105ºI/PORSCHE TAYCAN 4CT4
105ºI/PORSCHE CAYENNE PHEV4
105ºI/M.BENZ EQC400 4M4
105ºI/M.BENZ EQA 2504
105ºI/LR DEF130D X4
105ºI/LEXUS ES300H4
105ºI/BYD HAN AWD GS 680EV4
105ºI/BMW I4 EDRIVE354
105ºI/BMW I4 404
114ºI/PORSCHE PANAMERA TSEHY3
114ºI/LR RRS D350 LE3
114ºI/LR DEF110D HSE XD3
114ºI/JAG FPACE PHEV RDYN SE3
114ºI/JAC IEV 330P3
114ºI/FIAT E SCUDO CARGO3
114ºI/FERRARI 296 GTB3
114ºI/AOXIN HITECH ECOCARGO3
122ºI/RIVIAN R1T ADVENTURE2
122ºI/PORSCHE TAYCAN TURBO S2
122ºI/PORSCHE TAYCAN2
122ºI/NISSAN LEAF TEKNA2
122ºI/M.BENZ GLS 450 4M2
122ºI/M.BENZ EQE 3002
122ºI/LR RRS PHEV AB2
122ºI/LR RR PHEV HSE2
122ºI/LR RR D350 SV2
122ºI/LR RR D350 LE2
122ºI/LR DEF90D S2
122ºI/LR DEF110D X 7L2
122ºI/LR DEF110D S XD 7L2
122ºI/JAC E-J72
122ºI/FIAT 500E ICON2
122ºI/FERRARI 296 GTS2
122ºI/BYD ET32
122ºI/BMW IX M602
122ºI/BMW I4 M502
141ºI/TOYOTA CAMRY HV1
141ºI/TESLA MODEL X PLAID1
141ºI/TESLA MODEL X1
141ºI/TESLA MODEL S PLAID1
141ºI/TESLA MODEL 3 LONG R1
141ºI/SUBARU FORESTER S MHEV1
141ºI/PORSCHE TAYCAN TURBO1
141ºI/PORSCHE TAYCAN 4GTS1
141ºI/PORSCHE CAYENNE CP TSP1
141ºI/MB S580E 4MATIC LIMO L1
141ºI/MASERATI LEVANTE MHEV1
141ºI/M.BENZ AMG GLE63S CO1
141ºI/LR RRS D350 SED1
141ºI/LR DEF130D S XD1
141ºI/LR DEF110D X1
141ºI/JAG FPACE PHEV RDYN S1
141ºI/JAG FPACE P340 RDYN SE1
141ºI/JAC E JS1 EXTREME1
141ºI/HYUNDAI KONA EV391
141ºI/FORD MUSTANG MACH-E SE1
141ºI/FERRARI SF90 STRADALE1
141ºI/FCA PACIFICAH PINNACLE1
141ºI/FCA PACIFICA HPINNACLE1
141ºI/CHRYSLER PACIFICA LMT1
141ºI/CHRYSLER PACIFICA HYBR1
141ºI/CHEVROLET BOLT PREMIER1
141ºI/CHEV BOLT EUV PREMIER1
141ºI/AUDI E TRON SPB1
141ºI/AUDI E TRON GT1
Total geral9537

BEV MAIS EMPLACADOS EM OUTUBRO/23:

Ranking  ModeloQuantidade
I/BYD DOLPHIN GS 180EV1366
I/BYD YUAN PLUS GL 310EV215
I/VOLVO XC40 6 PLUS100
I/VOLVO C40 6 PLUS81
I/BMW IX1 XDRIVE3062
I/MINI COOPER S ELECTRIC60
I/RENAULT E-KWID INTENS55
I/VOLVO C40 8 ULTIMATE38
I/BYD TAN AWD GS 680EV34
10ºI/VOLVO XC40 8 ULTIMATE33
11ºI/RENAULT MEGANE E-TECH29
12ºI/PEUGEOT E EXPERT CARGO25
13ºI/JAC E JS123
14ºI/FORD MUSTANG MACH-E GT20
15ºI/BMW IX319
16ºI/CAOACHERY ICAR EQ1 TEC17
17ºI/AUDI Q8 SB E TRON 5514
17ºI/AUDI Q8 E TRON 5514
19ºI/PEUGEOT E2008 GT13
20ºI/PORSCHE TAYCAN 4S CT11
20ºI/BYD SEAL AWD GS 590EV11
20ºI/BMW IX XDRIVE5011

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno