domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Ford prepara a estreia no Rali Dakar em 2024 com a Ranger Raptor T1+

O veículo de rali é baseado na Ranger Raptor, versão de alto desempenho que em breve será lançada no Brasil.

A Ford já correu e venceu em diferentes categorias do automobilismo. Mas nunca participou do icônico Rali Dakar, uma das competições off-road mais difíceis do mundo. Em breve, a prova também fará parte dessa lista. A marca confirmou que vai disputar o Rali Dakar 2024 com a Ranger Raptor T1+, versão especial da picape.

- Publicidade -

A Ranger Raptor T1+ foi construída pela Ford Performance junto com a M-Sport e a Neil Wooldridge Motorsport (NWM), seus parceiros de longa data, para atender os regulamentos da classe T1+ do Dakar, que no próximo ano será realizado na Arábia Saudita, de 5 a 19 de janeiro.

A equipe implementou uma série de fases de desenvolvimento ao longo de 2023 e continua a testar a Ranger T1+, baseada na Ranger Raptor – versão de alto desempenho da picape que este ano também será lançada no Brasil. O primeiro passo do programa de competição plurianual é completar a prova e obter o máximo de aprendizado.

“Atacar um dos maiores eventos mundiais do off-road – o Rali Dakar – sempre foi um dos nossos objetivos”, disse Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “Não podemos subestimar a grandeza do desafio que temos pela frente. Precisamos chegar ao fim e adquirir conhecimentos. Mas, como em todo tipo de competição, não entramos apenas para ganhar, também competimos para poder criar melhores produtos para os nossos clientes.”

A Ranger Raptor já participa de outras competições off-road ao redor do mundo, como a Finke Desert Race, na Austrália. Para o Rali Dakar 2025, a Ford Performance e a M-Sport estão desenvolvendo uma versão totalmente nova e customizada da Ranger Raptor T1+.

- Publicidade -

“O Rali Dakar está no topo das competições todo-terreno em nível global”, afirma Malcom Wilson, diretor geral da M-Sport. “Alcançamos ao longo dos anos um grande sucesso com a Ford nos Campeonatos Mundiais de Rali da FIA e estamos ansiosos para aplicar o mesmo nível de dedicação, energia e empenho para correr com a Ranger Raptor no Dakar.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança