domingo, 25 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Verificação das condições e limpeza dos componentes do freio garante mais segurança

Além da checagem, é importante fazer a limpeza das peças que fazem parte do sistema de freio.

Parte do veículo que está ligado diretamente à segurança, o sistema de freios é composto por vários itens, entre eles, pastilhas, sapatas, pinças, disco de freio, cilindro mestre, cilindro de roda, tambor, pistão, cubo de roda, entre outros.

Na hora de efetuar a revisão, a Jurid, fabricante especializada em componentes de freios com as marcas líderes globais Jurid e Ferodo, destaca como a limpeza de itens do freio é importante e como deve ser realizada para evitar desgaste prematuro de pastilhas e discos.

Além de verificar as condições de todos os itens, sendo o mais comum a pastilha de freio por sofrer desgaste natural, uma vez que é composta com material abrasivo, o estado do disco de freio também deve ser checado, a espessura precisa atender o limite mínimo, se estiver ultrapassada, a troca deve ser feita. “Caso esteja dentro do limite, recomenda-se fazer a limpeza do disco com escova de aço”, comenta o gerente geral, Luciano Costa.

A sujeira também fica acumulada em outras peças do freio e pode prejudicar o desempenho do sistema. “É o caso do cubo de roda, por exemplo, quando existe sujeira ou oxidação na sua face de contato com o disco de freio pode causar trepidação e vibração na pastilha de freio, podendo ser percebida no pedal de freio durante a frenagem. A limpeza pode ser feita com palha de aço, escova de aço ou lixa. O mesmo processo de limpeza deve ser feito com a pinça, guarda pó e a coifa”, orienta o gerente.

Segundo Costa, são procedimentos simples que garantem a eficiência do sistema como um todo e evitam desgaste prematuro das peças. “A limpeza do disco de freio, cubo de roda, pinça, guarda pó e a coifa leva apenas poucos minutos e é essencial para o bom funcionamento dos componentes do freio. Então, sempre que for realizada a troca das pastilhas esse cuidado é necessário”, afirma.

Outro ponto importante e que ajuda a preservar a vida útil de pastilhas e discos, é fazer a lubrificação das partes móveis da pinça de freio e espelho defletor com um produto especial, como o BL 20 da Jurid.

A lubrificação protege contra a contaminação das peças por água e sal e outras substâncias que possam prejudicar a eficiência da frenagem.

A Jurid fabrica pastilhas de freios, sapatas, lubrificantes e fluidos para freios. As suas linhas de produtos e informações sobre aplicações estão disponíveis no aplicativo. Para acessar, basta baixar gratuitamente em smartphones na loja Apple e Play Store, digitando Jurid do Brasil ou pelo link: https://baixecatalogo.com.br/catalogo/jurid.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn