sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Mecânica Online® reconhece os destaques automotivos de 2023

Renault, Chevrolet, Ford, Fiat, GWM, BYD, Jeep, RAM, Volkswagen e Goodyear estão entre as marcas reconhecidas em 2023. Distinção tem objetivo de destacar os principais desenvolvimentos na dinâmica automotiva.

A coluna dessa vez atrasou um pouquinho para trazer já o resultado dos Destaques e Reconhecimentos Automotivos Mecânica Online® 2023. 

- Publicidade -

Nos últimos dois anos essa publicação foi sempre no dia 20, ao comemorar o dia do Mecânico, mas a partir desse ano, sua terceira edição consecutiva, divulgaremos essa relação sempre na primeira coluna do mês de dezembro.

Diferente de outros prêmios, o reconhecimento do Mecânica Online® visa a dinâmica veicular, distribuída em sete categorias no âmbito da segurança, desempenho, eficiência energética, design, conforto de motorista e passageiros, desenvolvimento e tecnologias avançadas.

Entre os muitos veículos lançados no Brasil em 2023, os reconhecimentos do Mecânica Online® priorizam os modelos que testamos, participamos de lançamentos e avaliamos no decorrer do ano – foram cerca de 100 eventos/avaliações nesse período, mas nada impede que um ou outro veículo que não tenhamos avaliado, mas tenha se destacado no mercado, seja considerado em nossas análises.

Teremos sempre um modelo destaque e dois reconhecimentos por categoria. Esperamos ajudar você, consumidor, a ter um ponto de partida na escolha do seu próximo veículo.

- Publicidade -

Destaque Design Externo
Renault Mégane E-Tech

É o primeiro veículo que chega com a nova identidade da Renault, refletindo o novo posicionamento da marca no mundo e no Brasil. O Megane E-Tech se beneficia de uma plataforma inédita voltada a veículos elétricos, a CMF-EV. O modelo apresenta linhas modernas e elegantes, destacando-se por sua estética dinâmica e contemporânea.

Com elementos distintivos, como a assinatura luminosa em LED, grade frontal expressiva e perfil aerodinâmico, o Mégane E-Tech combina estilo e eficiência. Seu design busca não apenas a estética, mas também a otimização aerodinâmica para um desempenho mais eficiente e sustentável.

Reconhecimentos: Chevrolet Montana RS e Mustang Mach-E.

Destaque Design Interno
Fiat Fastback Abarth

- Publicidade -

A versão Abarth do Fastback leva sua esportividade externa para dentro do modelo. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite elegância e sofisticação, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento de boa qualidade, com áreas suaves ao toque e acabamentos que reforçam sua esportividade. Traz também painel com revestimento que simula fibra de carbono. O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha são não apenas elementos de estilo, mas também sinônimos de conforto e requinte. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade e exclusividade do carro. 

Reconhecimentos: GWM Ora 03 e BYD Dolphin Plus.

Destaque Conectividade e Áudio
Jeep Grand Cherokee 4xe

O modelo apresenta como novidade o sistema UconnectTM 5, que além da central multimídia touchscreen de 10.1” com navegação embarcada, cinco perfis de personalização, customização da tela de início e conexão com múltiplos smartphones, ainda traz uma exclusiva tela frontal para o passageiro, com acesso a música e navegação para uma experiência única durante as viagens. Por meio do sistema multimídia é possível efetuar conexão com Apple Carplay e Android Auto, inclusive com espelhamento sem fio.

Além das quatro telas integradas, o modelo também conta com o retrovisor interno digital, que pode ser ativado pelo motorista para manobras e no uso diário quando há pessoas no banco traseiro.

Reconhecimentos: RAM Rampage e Fiat 500e (elétrico).

Destaque Comportamento Dinâmico e Segurança
RAM Rampage

A Ram Rampage, picape pernambucana, foi mais uma das boas novidades de 2023 no mercado automotivo. Concebida e desenvolvida no Brasil com participação da matriz nos Estados Unidos e produzida no moderno Polo Stellantis de Goiana (PE), a Rampage tem estrutura formada por 86% de aços de alta e ultra-alta resistência.

A tração é sempre 4×4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com  opção de reduzida por meio de um botão no console central.  A tração é independentes nas quatro rodas, com arquitetura McPherson na frente e multilink atrás.

São sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução.

Reconhecimentos: Chevrolet Montana e Volkswagen Virtus.

Destaque Powertrain
Chevrolet Silverado

A Silverado faz sucesso em nosso mercado desde seu lançamento, sendo oferecida em versão única, High Country, e possui o sistema DFM em seu motor, sigla em inglês para gerenciamento dinâmico de combustível. 

Essa tecnologia é capaz de desativar quantos cilindros forem necessários para tornar a rodagem mais eficiente e confortável. A ideia aqui é justamente entregar uma picape mais econômica que as concorrentes.

A Silverado pode, por meio desse sistema, rodar usando a inércia (oito cilindros desligados), ter o motor funcionando como um três cilindros, dois cilindros, quatro cilindros, entre outras combinações.

De acordo com a Chevrolet, são 17 combinações possíveis para o V8 5.3 de até 360 cavalos de potência e 53 kgfm de torque trabalhar.

Claro que os oito entram em ação de forma simultânea. Basta o condutor pisar fundo que o sistema de gerenciamento vai compreender que é preciso de potência e torque máximos naquele momento.

O DFM é uma evolução do sistema de desativação convencional, que geralmente corta metade dos cilindros em baixas e médias cargas. Ford F-150 e Ram 1500 têm essa tecnologia, por exemplo. A grande inovação aqui é justamente a possibilidade de a picape grande funcionar apenas com um cilindro, nenhum deles, dois, quatro, e qualquer outra formatação que preferir.

Reconhecimentos: Ford Maverick Hybrid e GWM Haval H6 GT PHEV.

Destaque Manufatura Automotiva
Renault do Brasil

Durante os 25 anos de operações no Brasil, a Renault produziu mais de 3,5 milhões de veículos, com mais de um milhão destinados à exportação. A Renault do Brasil é um importante polo exportador para os países da América Latina e desempenha um papel estratégico para a marca Renault global, sendo o 2º maior mercado da marca em 2022, depois da França e conta com 5,3 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP) e a de comerciais leves (CVU).

Reconhecimentos: Centro Ford de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí (SP) e Fábrica da Goodyear em Americana (SP).

Destaque Veículo Dinâmico Mecânica Online® 2023
Ford Ranger Raptor

Com o lançamento da nova geração da Ranger, a Ford redefiniu o segmento das picapes médias oferecidas no mercado brasileiro. Como se não bastasse, a marca resolveu oferecer por aqui a versão Raptor, que poderíamos chamar até mesmo de um novo modelo, considerando a quantidade de modificações implementadas.

A picape tem esportividade por todos os lados, mas é o comportamento dinâmico que se destaca, mostrando que a Raptor cria um novo segmento no mercado brasileiro, o das picapes de performance off-road.

Desenvolvida pela Ford Performance, a Ranger Raptor foi inspirada nos modelos de competição do deserto. Seu motor 3.0 V6 biturbo GTDI, com potência de 397 cv e torque de 59,45 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos – é a picape mais rápida do mercado, tanto na estrada como fora de estrada.

Outros itens exclusivos são o chassi redesenhado, a nova suspensão com amortecedores de competição Fox e as rodas e pneus especiais.

Sua capacidade de imersão de 850 mm também é a maior da categoria. Desenvolvida desde o início como um projeto de engenharia independente, ela já nasceu para ser uma Raptor.

A Ranger Raptor foi desenvolvida e validada nos ambientes de teste mais severos, com o uso de técnicas de direção de competição (Baja) e rodagem de durabilidade feita no deserto, em condições que equivalem a mais de 10 anos de uso do veículo.

A Ranger Raptor é construída sobre um chassi exclusivo, projetado para suportar níveis ainda mais severos de impacto, com reforços estruturais laterais nas longarinas, nas torres dos conjuntos de mola-amortecedor e no suporte do estepe.

É equipada também com amortecedores de competição Fox Live Valve Shocks 2.5, com funcionamento ativo que se adapta às condições do terreno. Esse sistema inteligente utiliza um acelerômetro e sensores em cada canto da carroceria para medir múltiplas variáveis, 500 vezes por segundo, e ajustar individualmente o amortecimento de cada pistão, por meio de câmaras de compensação com controle eletrônico.

Outra exclusividade da Ranger Raptor é o diferencial traseiro e dianteiro blocante, que pode ser acionado tanto por um botão físico no console como pelo navegador off-road na tela multimídia. Ele forma um eixo rígido para que as rodas girem ao mesmo tempo, evitando que a picape patine ou atole.

Em resumo, a dinâmica veicular é um campo interdisciplinar que combina princípios de engenharia mecânica, controle, aerodinâmica e outros para garantir que os veículos atendam aos padrões de desempenho, segurança e eficiência exigidos pela indústria automotiva e pelos consumidores.

Destaques e reconhecimentos Mecânica Online® 2023

1. Destaque Design Externo – Renault Mégane E-Tech.
Reconhecimentos: Chevrolet Montana RS e Mustang Mach-E.

2. Destaque Design Interno – Fiat Fastback Abarth.
Reconhecimentos: GWM Ora 03 e BYD Dolphin Plus.

3. Destaque Conectividade e Áudio – Jeep Grand Cherokee 4xe.
Reconhecimentos: RAM Rampage e Fiat 500e (elétrico).

4. Destaque Comportamento dinâmico e segurança – RAM Rampage.
Reconhecimentos: Chevrolet Montana e Volkswagen Virtus.

5. Destaque Powertrain – Chevrolet Silverado.
Reconhecimentos: Ford Maverick Hybrid e GWM Haval H6 GT PHEV.

6. Destaque Manufatura Automotiva – Renault do Brasil.
Reconhecimentos: Centro Ford de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí (SP) e Fábrica da Goodyear em Americana (SP).

7. Veículo Dinâmico Mecânica Online® 2023 – Ford Ranger Raptor.

Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança