sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

ZF apoia projeto que une reciclagem e causa animal em Sorocaba

Projeto TamPets foi criado em Sorocaba e se concentra na coleta e venda de tampinhas plásticas, criando um fundo exclusivo voltado para animais em situação de vulnerabilidade.

Uma das unidades da ZF de Sorocaba (SP) instalou um ponto de coleta piloto do projeto TamPets, uma iniciativa independente criada na cidade que está fazendo a diferença na vida de pets em situação de vulnerabilidade. O projeto, idealizado por Lia Marcos, moradora de Sorocaba, existe desde 2019 e une consciência ambiental e causa animal.

- Publicidade -

Criado e gerido de forma independente e com o apoio de voluntários, o objetivo é criar uma corrente do bem para mudar a realidade dos animais vulneráveis. A iniciativa se concentra na coleta e venda de tampinhas plásticas criando um fundo exclusivo para financiar a castração de animais sob cuidados de abrigos, protetores independentes ou tutores com recursos limitados, visando evitar o abandono, ninhadas indesejadas e doenças entre os animais.

Foi implementado um ponto de coleta piloto na unidade da ZF de Sorocaba 2 para que todos os colaboradores que queiram contribuir com a causa depositem as tampinhas plásticas previamente separadas e limpas. Este novo hábito, embora simples, tem o poder de mudar a realidade de muitos animais em situação de vulnerabilidade, além de contribuir com o meio ambiente por meio da reciclagem e destinação correta do material coletado.

O primeiro tambor de coleta foi doado pela ZF no último mês com 21,5 kg de tampinhas, o equivalente a quase 12 mil tampinhas. Outros pontos de coleta para colaborar com o Tampets já estão sendo estudados para ampliar para as demais plantas da empresa. O projeto contribui para tornar a região um lugar mais seguro e acolhedor para os animais que precisam de ajuda, além de fazer a diferença na construção de uma comunidade mais consciente e solidária.

“Uma tampinha sozinha não tem preço. Porém, junto com outras, ela tem muito valor. O apoio e a confiança de empresas como a ZF, são imprescindíveis para mantermos o Tampets em movimento. Cada tampinha depositada no coletor, traz um alento para quem as trouxe e é uma chance de melhor qualidade de vida para um animal. Além disso, a credibilidade em nosso projeto é um valor agregado importantíssimo”, afirma Lia Marcos, idealizadora do Tampets.

- Publicidade -

Como funciona o TamPets – Os apoiadores do projeto TamPets juntam suas tampinhas e levam até os pontos de coleta parceiros. Os voluntários do projeto buscam as tampinhas e conferem no centro de triagem do projeto. O material é vendido e o dinheiro é revertido diretamente para procedimentos como castrações para os animais.

Podem ser doadas tampas de bebidas como refrigerantes, sucos, leite e água; tampas de produtos de higiene pessoal como creme dental, shampoo, condicionador e desodorante; tampas de produtos de limpeza como água sanitária, álcool, desinfetante, amaciante e outros; tampas de alimentos: ketchup, mostarda, maionese, achocolatado e outros. As tampinhas devem ser limpas e não podem estar misturadas a outros tipos de doação, como por exemplo, o lacre da latinha.

Os resultados desde o início do TamPets reforçam o impacto positivo: dados do próprio projeto mostram que foram castrados 1800 animais, desde 2019. Além disso, até a presente data, foram arrecadadas mais de 66 toneladas de tampinhas, totalizando mais de 36 milhões unidades. A quantidade total de tampinhas arrecadadas mensalmente é compartilhada nas redes sociais do projeto para acompanhar o progresso e incentivar a participação da comunidade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança