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Juntas homocinéticas: conheça os tipos e ferramentas essenciais para substituição

Um dos modelos mais conhecidos é o que conta com uma junta fixa e uma deslizante, mas há outros tipos.

A Nakata, referência em peças automotivas, esclarece a importância das juntas homocinéticas para o desempenho dos veículos e explora os principais tipos disponíveis no mercado, assim como as ferramentas necessárias para uma substituição eficiente desses componentes cruciais.

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As juntas homocinéticas desempenham um papel vital na transmissão da velocidade constante da saída do diferencial para as rodas, permitindo movimentos angulares e telescópicos essenciais para acompanhar o movimento da suspensão. A Nakata, renomada no setor de peças automotivas, destaca a relevância desses componentes e fornece insights sobre os principais tipos disponíveis no mercado.

Existem diversas configurações de eixo homocinético, e a Nakata destaca algumas das mais comuns. A junta fixa, por exemplo, permite um movimento angular de até 50º, enquanto a deslizante oferece movimento angular até 22º e telescópico até 45 mm. Outro modelo utiliza junta fixa em conjunto com tulipa e tripeça, proporcionando uma articulação de até 25º e movimento telescópico de até 55 mm, segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.

Leite também destaca a presença de um modelo com duas juntas deslizantes, comumente usado em sistemas de tração traseira de veículos que não esterçam as rodas. Além disso, a evolução continua, com um modelo em que o movimento telescópico é realizado pelo próprio semieixo.

No caso da substituição dessas peças, a Nakata enfatiza a importância de ferramentas específicas. Além das ferramentas universais, são necessários sacadores especializados, como sacador da junta no cubo e no eixo, alicates para fechar abraçadeiras, alicates de bico para as travas, extratores do pivô e terminal, além do imprescindível torquímetro.

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Essas ferramentas especializadas garantem uma substituição eficiente e segura das juntas homocinéticas, garantindo o desempenho adequado e a durabilidade dos sistemas de transmissão dos veículos.

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