sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Principais causas dos ruídos no sistema de direção

Terminais de direção e axiais, cruzeta e coluna de direção podem estar entre os geradores de ruídos. Saiba como manter o sistema de direção do seu veículo em boas condições e prevenir problemas que podem comprometer a segurança.

O sistema de direção é essencial para transformar os movimentos do volante em manobras nas rodas. Composto por diversos componentes, como volante, coluna, cruzeta, caixa, barra e terminais de direção e axiais, sua manutenção é crucial para garantir a segurança e eficiência do veículo.

- Publicidade -

O sistema de direção é responsável por levar o movimento do volante até a manga de eixo, permitindo que as rodas girem e o veículo faça manobras. “Na hora da manutenção, para identificar de onde vêm os ruídos, todos os itens do sistema de direção devem ser checados, bem como o conjunto de peças da suspensão, já que os barulhos podem vir tanto de um sistema como de outro”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

Leandro Leite recomenda verificar sempre se a suspensão está em boas condições, avaliando componentes como buchas de bandeja, pivô, bieleta, barra estabilizadora, amortecedor e coxim. No sistema de direção, é importante checar terminais de direção e axiais, coluna, caixa e cruzeta.

“Em alguns casos de direção hidráulica, os ruídos podem vir até mesmo de uma correia patinando ou de uma bomba hidráulica defeituosa. Por isso, para fazer um diagnóstico preciso é fundamental avaliar todo o sistema”, conclui.

Além dos ruídos, outros sinais podem indicar problemas no sistema de direção, como comportamento instável do veículo, folga na direção, direção pesada e vibração no volante.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança