sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Imposto de Renda 2024: saiba como declarar seu veículo

Começa nesta sexta-feira, dia 15 de março, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. Aquele que possui carro, motocicleta ou outro veículo motorizado, deve prestar atenção na seção “Bens e Direitos”, na qual esse item deve ser incluído. Mas como preencher o formulário corretamente? Quem tem direito à restituição do IRPF? Para que serve a declaração?

- Publicidade -

A Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos e parte do ecossistema de mobilidade Sem Parar, traz as principais informações para não errar na hora de declarar o seu carro.

Quem deve declarar? Quem teve uma renda anual acima de R$ 30,6 mil em 2023 é obrigado a declarar o IR. No entanto, existe a possibilidade de ter parte desse valor restituído pela Receita Federal, caso tenha excedido em sua contribuição.

A restituição do Imposto de Renda depende dos ganhos e despesas do contribuinte. Isso porque o pagamento é efetuado mensalmente ao longo do ano, por meio do imposto retido na fonte. Assim, ao declarar os rendimentos e os gastos, a Receita Federal analisa e define se cabe ou não a restituição.

Quando declarar o veículo? Se a compra de um veículo foi realizada neste ano, é preciso incluí-la na seção “Bens e Direitos”. Para isso, basta selecionar “veículo automotor terrestre” e preencher os campos com informações sobre a marca, modelo, ano de fabricação, placa, preço pago pelo veículo e CPF ou CNPJ da pessoa, ou empresa que o vendeu.

- Publicidade -

Se o contribuinte decidir manter o veículo declarado em 2023, basta importar a declaração anterior e manter as informações previamente registradas.

Veículos financiados – Para aqueles que estão financiando o veículo, é necessário detalhar os pagamentos feitos em 2023 em “Discriminação” e adicioná-los ao valor declarado em 2024. Caso tenha vendido o veículo em 2023, basta preencher o campo “Discriminação” com o nome e CPF ou CNPJ da pessoa que comprou o carro, a data da venda e o valor recebido.

Para evitar erros ao preencher o formulário, é preciso lembrar que o valor a ser declarado do veículo é sempre o valor da compra e não deve ser atualizado com o passar do tempo. Além do mais, é importante estar ciente de que despesas relacionadas ao carro, como IPVA, seguro e quaisquer reparos subsequentes, devem ser declaradas separadamente e podem resultar em deduções na declaração do imposto de renda.

A declaração do IR tem como objetivo informar ao Estado os rendimentos, tributáveis ou não, recebidos pelo contribuinte durante um ano de referência.

A documentação deve apontar também os bens adquiridos durante o período, como imóveis e títulos, servindo como um meio de acompanhar a evolução do patrimônio dos cidadãos brasileiros. Além disso, parte dos impostos arrecadados com o IR são destinados ao desenvolvimento do país, assistindo áreas como saúde, educação, cultura, entre outros.

- Publicidade -

Fazer a declaração do veículo pode parecer complicado, mas seguindo as instruções corretas, é possível fazer com calma e sem complicações adicionais. Verificar corretamente as informações é garantir sua tranquilidade ao lidar com a Receita Federal.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança