A Stellantis, renomada fabricante de automóveis, revelou hoje um plano de investimentos sem precedentes para a região da América do Sul. Totalizando R$ 30 bilhões entre 2025 e 2030, esta iniciativa representa o maior aporte financeiro na história da indústria automotiva brasileira e sul-americana. O programa visa o lançamento de 40 novos produtos durante o período, juntamente com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, incluindo as Bio-Hybrid, e estratégias de negócios.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirmou: “Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui.”
O investimento busca fortalecer a liderança da Stellantis na região, impulsionar o desenvolvimento da indústria local e acelerar a realização do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030. Além disso, reafirma o compromisso da empresa em liderar a mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.
Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul, ressalta: “Entramos em um novo ciclo virtuoso para o Brasil e para a região com este anúncio.”
Novas Tecnologias e Sustentabilidade
Parte significativa do investimento será direcionada para a tecnologia Bio-Hybrid, que combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis, como etanol, apresentando um novo ciclo virtuoso para a indústria automotiva na América do Sul. O Polo Automotivo Stellantis em Betim, no Brasil, será crucial para o desenvolvimento desta tecnologia inovadora.
O plano estratégico Dare Forward 2030 inclui um investimento global de mais de €50 bilhões em eletrificação ao longo da próxima década. A Stellantis visa tornar-se uma empresa com emissão zero de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual das emissões restantes.
Fortalecimento na América do Sul
Com o investimento, a Stellantis consolida sua posição como líder nos principais mercados sul-americanos, como Brasil, Argentina e Chile. A empresa manteve a liderança em vendas no Brasil e na venda de veículos comerciais leves na América do Sul no último ano.
Além do setor automotivo, a Stellantis amplia sua presença no segmento de pós-venda com a aquisição das empresas Norauto e DPaschoal, tornando-se o maior distribuidor de peças automotivas na América do Sul.