Por Lucia Camargo Nunes* – Diz o ditado que não se mexe em time que está ganhando. A Nissan segue essa máxima ao anunciar que devido ao crescimento 23% nas vendas do Kicks no primeiro bimestre, a montadora vai manter a atual geração junto com a futura, ambas com produção em Resende (RJ).
A exemplo da Hyundai, que mantém as duas gerações do Creta em harmonia, a Nissan acerta ao anunciar previamente essa decisão: primeiramente porque evita uma fuga de demanda na iminência do lançamento da próxima geração e os consumidores sabem que o modelo mais antigo mantém boas vendas e valorização.
Toda a linha Kicks vem equipada com motor aspirado 1.6 flex de até 116 cv, disponível em sete versões que custam de R$ 112.990 a R$ 150.290.
Com expectativa de ser lançada em 2025, a segunda geração do Kicks será apresentada no Salão de Nova York, que ocorre entre 29 de março e 7 de abril. Para o Brasil, é certo que o novo SUV será equipado com um motor 1.0 turbo, compartilhado com a Renault.
BYD vai expandir recarga e lançar dois novos modelos no Brasil – A BYD, que encerrou 2023 com quase 18 mil carros vendidos e 6.900% de crescimento, celebra novos recordes. Em um só dia (23/3), a marca comercializou 963 carros de seu portfólio, no chamado Mega Electric Day com condições especiais de seguro, documentação, carregador grátis e taxas diferenciadas.
O mais vendido nesse dia foi o novo Dolphin Mini (312 unidades), seguido pelo Dolphin (256), Song Plus (248), Seal (66), Yuan Plus (46) e Dolphin Plus (35).
Na semana passada, a BYD anunciou sua nova linha de carregadores veiculares – que vão do AC de 7 kW ao DC de até 180 kW. A marca ainda reforçou a parceria com a Tupinambá, com quem a BYD desenvolve um aplicativo de recarga, e com a Raízen Power, nas estruturas de recarga.
Trinta hubs da Shell Recharge serão inaugurados em oito capitais nos próximos três anos e vão somar cerca de 600 novos pontos de recarga rápida (DC).
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD nas Américas, mostrou durante sua apresentação um pátio da Shell na China com 258 carregadores, capaz de atender a 3.300 carros por dia. A intenção da marca, segundo Stella, é seguir esse exemplo, expandir a rede de carregadores e tornar o sonho do carro elétrico acessível no Brasil.
Durante o seminário Megatendências 2024 promovido pela AutoData, Pablo Toledo, diretor de comunicação e marketing da companhia, revelou que a BYD vai lançar ainda este ano no Brasil um novo modelo híbrido até junho e uma picape até dezembro.
Novo BYD Tan já está no Brasil – Discretamente, a BYD aproveitou o evento sobre carregadores veiculares no Parque Villa Lobos, em São Paulo, para exibir pela primeira vez o Tan reestilizado.
O SUV elétrico de 7 lugares teve a parte frontal renovada, agora fechada e sem a grade do modelo até então à venda.
A bateria está maior, com aumento significativo de capacidade, o que amplia sua autonomia, que atualmente é de 309 km, segundo o Inmetro, e pode chegar perto de 400 km na nova geração.
Em breve, a BYD divulgará mais informações sobre o novo Tan.
Ford lança a sétima geração do Mustang – A Ford quer manter viva uma lenda em processo de extinção. A agora importadora iniciou a pré-venda da nova geração do Mustang, na versão GT Performance.
O muscle car, que completa 60 anos em 2024, resiste no mercado após o fim de produção dos concorrentes Chevrolet Camaro e Dodge Challenger.
Agora em sua sétima geração, que chega em junho por R$ 529 mil, o Mustang recebeu um facelift e novos conteúdos.
Sob o capô, traz o motor Coyote, da linha de motores esportivos de quarta geração, o mais potente da Ford. É o V8 5.0 que despeja 488 cv de potência, 58 kgfm de torque e que trabalha com a transmissão automática de 10 marchas.
São novidades também a personalização de modos de condução e quatro modos de suspensão. Há ainda um novo sistema de detecção automática de buracos, que identifica desníveis no piso e enrijece o amortecedor para evitar danos aos pneus e às rodas.
Por dentro, o superesportivo estreia o multimídia com tela de 13,2”, carregador por indução, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e ajustes do ar-condicionado na tela. A segurança foi reforçada com novos itens: assistente de manobras evasivas, monitoramento de ponto cego e sensores de estacionamento traseiro.
Uma curiosidade, o Remote Rev, um novo sistema que permite acelerar o motor remotamente pela chave, foi desenvolvido pela engenharia brasileira da Ford e exportado ao mundo.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: lucia@viadigital.com.br