terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O crescimento do mercado de veículos elétricos levanta questionamentos sobre seu futuro no país.

O mercado de carros elétricos no Brasil está em ascensão, com um aumento significativo nas vendas e uma crescente adoção do modelo de assinatura. Esse fenômeno levanta debates sobre se essa tendência é sustentável a longo prazo ou apenas uma moda passageira.

- Publicidade -

*Alan Lewkowicz – O setor automotivo brasileiro está testemunhando um aumento substancial nas vendas de carros elétricos, com um salto de 167% nas vendas em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse crescimento continuou em fevereiro, com um aumento de mais de 34% nas vendas de veículos elétricos e híbridos.

Uma tendência que acompanha esse crescimento é a crescente adoção do modelo de assinatura para carros elétricos. Com marcas chinesas ganhando destaque no mercado brasileiro, os consumidores estão optando por assinar esses veículos, em vez de comprar, aproveitando os pacotes mensais que incluem seguro, IPVA, manutenção e documentação, além de se beneficiarem da não preocupação com a depreciação do veículo.

Os benefícios dos carros elétricos incluem não apenas o custo-benefício, mas também sua contribuição para a redução da poluição, sua alta eficiência energética, funcionamento silencioso e economia de combustível. Além disso, alguns Estados oferecem incentivos fiscais, como isenção ou redução de custos tributários, para promover a aquisição de veículos elétricos.

Apesar desses benefícios, permanece a questão sobre se o crescimento dos carros elétricos é sustentável a longo prazo ou se é apenas uma moda passageira. No entanto, especialistas argumentam que, dadas as vantagens econômicas e ambientais desses veículos, juntamente com o crescente interesse dos consumidores, o mercado de carros elétricos no Brasil tem um futuro promissor pela frente.

- Publicidade -

*Alan Lewkowicz é formado em Administração de Empresas pela ESPM e trabalha há mais de 17 anos no mercado automotivo. Foi diretor de operações do Grupo Aba, sócio/conselheiro da Maestro Frotas, e sócio fundador da startup ComparaCAR, agregador de ofertas de compra e Carros por Assinatura. comparacar.com.br

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança