A Hyundai Motor Brasil renovou sua certificação do Instituto Lixo Zero Brasil, alcançando um índice de conformidade na destinação de descartes de 94,2%, um aumento em relação ao ano anterior. Com isso, a Hyundai se junta a um seleto grupo de apenas três empresas do setor industrial em São Paulo que obtiveram nota máxima por suas boas práticas sustentáveis.
Entre as novas iniciativas da Hyundai está a produção de tapetes automotivos a partir de retalhos de PVC descartados na fabricação de bancos. Em parceria com a BORKAR, a montadora estima que cinco toneladas mensais de retalhos serão reutilizadas, além do envio de resíduos de selantes para a produção dos tapetes.
Outra ação importante é a reciclagem da borra de tinta residual do processo de pintura dos veículos. Em colaboração com a Global Química, mais de 500 toneladas mensais de borra de tinta serão reaproveitadas para a produção de tinta de segunda linha, destinada a manutenções prediais e projetos socioambientais.
Marcos Oliveira, COO da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul, destaca a importância dessas iniciativas: “Estamos comprometidos com a sustentabilidade, inspirando nossos parceiros do setor automotivo a também seguirem esse caminho e reduzirem praticamente a zero o descarte para aterros.”
Além da certificação do Instituto Lixo Zero, a Hyundai foi reconhecida pelo Instituto Socioambiental Chico Mendes pelo segundo ano consecutivo. Com uma marca de 96% de conformidade, a empresa foi elogiada por suas práticas sustentáveis e seu compromisso com as futuras gerações.
Em âmbito global, a Hyundai anunciou seu compromisso de neutralizar as emissões de carbono até 2045, com foco em tornar o hidrogênio uma fonte de energia amplamente utilizada até 2040. A empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones, destacando-se entre as 250 melhores empresas para capitalização de mercado.