A Volvo está expandindo seu portfólio de veículos elétricos no Brasil com o lançamento do BZR, uma moderna plataforma de chassis que promete versatilidade para aplicações urbanas, de fretamento e rodoviárias de curta distância. Produzido na fábrica de Curitiba (PR), o BZR é mais uma adição aos modelos 100% elétricos da marca.
A Volvo está trazendo para o Brasil, durante a LatBus 2024, o BZR, uma nova plataforma global de chassis elétrico que permite diversas aplicações no transporte de passageiros. “O chassi foi apresentado há poucos meses na Europa e já estamos disponibilizando em nosso mercado. Em 2025 temos planos de iniciar a produção deste modelo nas suas diversas versões em nossa fábrica de Curitiba”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
Chassi elétrico versátil
Disponível com um ou dois motores de 200kW e 425Nm de torque, o BZR possui câmbio I-Shift de duas velocidades e é equipado com quatro a cinco baterias de íon-lítio de 90kWh cada. Com o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel, o BZR facilita a manutenção e operação para os transportadores, oferecendo as mesmas vantagens dos ônibus Volvo convencionais.
O BZR também pode ser configurado na versão BZRLE, com entrada baixa, facilitando o acesso dos passageiros. Na versão de piso alto, todos os componentes, incluindo as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando um melhor aproveitamento do espaço para passageiros e permitindo uma carroceria totalmente envidraçada. As portas podem ser instaladas no lado direito ou esquerdo, dependendo da necessidade do operador.
Mais eficiente
Como o chassi elétrico mais leve do setor, o BZR traz a vantagem de ter um desgaste até 25% menor dos pneus, garantindo mais economia. Com um alcance de até 300 quilômetros, é ideal para operações urbanas e pode operar também em fretamento e rotas rodoviárias de curta distância. “É um chassi super avançado e versátil, que traz mais conforto e segurança para os passageiros e maior produtividade para o operador, tudo sem impacto ambiental”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.
Tecnologia de carregamento
O BZR possui tomada CCS2 e está preparado para receber até 250kW de potência de carregamento, permitindo a recarga completa das baterias em até uma hora. “Essa tecnologia permite a recarga completa das baterias em até uma hora, trazendo grande benefício em disponibilidade”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. A exclusiva caixa de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos permite até 35% de regeneração energética durante as frenagens.
Novas tecnologias
O modelo também é equipado com um compressor de ar de última geração, que reduz significativamente os ruídos internos, e possui um sistema de direção eletro-hidráulico. Opcionalmente, o ônibus pode sair de fábrica equipado com a Volvo Dynamic Steering (VDS), que melhora o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.
O BZR representa a continuidade da jornada de eletromobilidade da Volvo, com a meta de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa nos veículos até 2030 e em 100% até 2040. Este lançamento reforça o compromisso da marca em reduzir o impacto ambiental dos seus produtos em todos os mercados onde atua.