segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Randoncorp aposta em tecnologias sustentáveis e autônomas na 24ª Fenatran

Lançamento da Randoncorp que chama a atenção é a tecnologia autônoma AT4T (Autonomous Technology For Transportation).

Randoncorp surpreende na 24ª Fenatran com lançamentos que refletem seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, destacando desde o semirreboque Bitrem Tanque Aço Carbono, com capacidade ampliada, até o sistema autônomo de movimentação AT4T. A feira, que ocorre de 4 a 8 de novembro, reúne o que há de mais moderno para o setor de transporte rodoviário de cargas na América Latina.

Com uma proposta voltada para a sustentabilidade e eficiência logística, a Randoncorp apresenta suas soluções para o transporte de carga na Fenatran 2024, maior evento do setor na América Latina. A unidade Montadora da Randon, maior fabricante de semirreboques da região, comemora 75 anos com um portfólio diversificado que inclui o Bitrem Tanque Aço Carbono de 63 mil litros, com capacidade ampliada para o transporte de combustível. Esse modelo oferece maior eficiência por viagem, com até mil litros a mais de carga em comparação com os tanques convencionais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Outro destaque do portfólio da Randon é o Semirreboque Graneleiro, que agora está 400 kg mais leve, aumentando a capacidade de carga e durabilidade. A empresa também exibe o Sider Modular Randon Hybrid R, uma inovação que reduz o uso de solda em 70%, além de ser cerca de uma tonelada mais leve, aprimorando o desempenho e economia de combustível.

Na linha de Autopeças, a Castertech revela a linha-conceito N-Series Materials, que utiliza nanotecnologia para desenvolver peças como cubos de roda e tambores de freio, em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e a NIONE. Esse avanço permite que as peças tenham maior resistência e menor peso, otimizando a performance dos veículos e contribuindo para uma menor emissão de gases poluentes.

A Master, especialista em freios pneumáticos e hidráulicos, destaca o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), um sistema que monitora o desgaste da lona de freio em tempo real. Esse recurso garante dados precisos para a manutenção preventiva, oferecendo maior segurança e redução de custos operacionais.

- Publicidade -

Já a JOST Brasil lança a família de produtos Bravo, com o modelo BR240, um dispositivo de levantamento para semirreboques que reduz a utilização de soldas e graxa em até 40%. Projetado com engenharia brasileira e materiais de alta resistência, o Bravo oferece maior segurança e praticidade, prevenindo descidas involuntárias do aparelho de levantamento e apresentando redução de peso.

A Suspensys apresenta a tecnologia T-EBS, sistema de controle eletrônico de frenagem. Equipado com sensores de última geração, o T-EBS aumenta a segurança ao evitar tombamentos, e sua obrigatoriedade no Brasil, conforme a Resolução nº 954 do Contran, começa em 2025. O sistema ajusta automaticamente a frenagem, proporcionando uma resposta mais rápida e precisa, o que reduz o risco de acidentes em condições adversas.

A Frasle Mobility introduz a Composs, uma linha de soluções com materiais compósitos estruturais que são 50% mais leves que as peças metálicas tradicionais. Esse tipo de material tem sido altamente requisitado para aplicações em veículos pesados, incluindo modelos elétricos e híbridos, devido à sua leveza e eficiência.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Além das inovações tecnológicas para veículos e peças, a Rands, divisão de soluções financeiras da Randoncorp, traz um portfólio focado em serviços para o transporte, logística, agronegócio e mercado de reposição. Em colaboração com a Addiante, a Rands oferece test drives de caminhões e uma experiência virtual em um simulador de corrida, promovendo ainda mais interação com o público da feira.

Outro lançamento da Randoncorp que chama a atenção é a tecnologia autônoma AT4T (Autonomous Technology For Transportation). Esse sistema é uma solução-conceito que permite a movimentação autônoma de veículos em ambientes controlados, como terminais portuários e pátios logísticos. A tecnologia é baseada em quatro pilares principais: hardwares de alto desempenho, sistema de percepção, tomada de decisão e controle, com sensores inteligentes que monitoram o entorno e ajustam a velocidade e trajetória do veículo.

O projeto AT4T foi desenvolvido em parceria com o Instituto Hercílio Randon e conta com a estrutura de testes do Centro Tecnológico Randon (CTR), o maior centro de validação de veículos e componentes automotivos da América Latina. Para o CEO da companhia, Sérgio L. Carvalho, a tecnologia reflete o compromisso da Randoncorp em ser uma referência global em soluções para a mobilidade. “Nossa visão é consolidar a empresa como desenvolvedora de tecnologias disruptivas que atendam aos desafios logísticos do futuro,” afirma.

A inovação e a sustentabilidade são, de fato, os elementos centrais da Randoncorp na Fenatran 2024, marcando um passo significativo para o futuro do transporte rodoviário de cargas no Brasil e na América Latina.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil