A ZF garantiu um contrato significativo com uma montadora global para fornecer tecnologia de brake-by-wire e sistemas de direção inovadores, equipando cerca de cinco milhões de veículos e reforçando sua liderança na transformação para veículos definidos por software.
A ZF, uma das principais fornecedoras de tecnologia automotiva, anunciou a conquista de um contrato com uma montadora global para o fornecimento de tecnologia de brake-by-wire em veículos leves. Essa parceria estratégica prevê a produção de sistemas de freios e direção inovadores para aproximadamente cinco milhões de veículos ao longo do contrato, consolidando ainda mais a posição da empresa como líder em soluções de chassis.
No centro desse avanço está o EMB (Freio Eletromecânico), uma tecnologia que elimina a necessidade de conexões mecânicas e fluido hidráulico. No EMB, a pressão de frenagem é gerada por motores elétricos, oferecendo maior eficiência, segurança e desempenho. A ZF também integrará o IBC (Controle Integrado de Freio), um sistema eletro-hidráulico que combina alta performance com redução de emissões, e cálipers tradicionais no eixo dianteiro, formando um sistema híbrido adaptado às diferentes necessidades das montadoras.
Outro destaque do contrato é o sistema de direção elétrica RCB EPS (Recirculating Ball), desenvolvido para substituir aplicações hidráulicas e suportar recursos avançados de assistência ao motorista (ADAS). Projetado para operar em 48V, o RCB EPS melhora a sensação da direção, reduz custos de montagem e pode ser adaptado para níveis mais altos de direção automatizada, incluindo veículos com funções autônomas.
Essa combinação de soluções by-wire demonstra o compromisso da ZF em liderar a transição para o veículo definido por software, onde hardware e software trabalham em sinergia para proporcionar segurança, conforto e eficiência. Segundo a empresa, essa tecnologia permitirá novas funções, como frenagem e direção autônoma em situações de risco iminente.
Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e Head da Divisão de Soluções de Chassis, destacou a relevância dessa conquista: “Nosso portfólio abrangente, que integra engenharia avançada, design inovador e tecnologia de ponta, nos permite oferecer sistemas de chassis completos e moldar o futuro dos veículos inteligentes.”
Com mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de freios, a ZF já produziu mais de três bilhões de componentes desse tipo, consolidando-se como uma potência no mercado automotivo. A fusão recente das divisões de Tecnologias de Segurança Ativa e Tecnologias de Chassis para Carros de Passeio ampliou o escopo de atuação da empresa, permitindo soluções mais integradas e eficientes.
O acordo reflete a importância crescente dos sistemas híbridos no mercado automotivo, especialmente em um momento de transição para veículos eletrificados. A tecnologia desenvolvida pela ZF oferece flexibilidade para montadoras que produzem desde carros elétricos até híbridos e modelos a combustão.
Com esse contrato, a ZF reafirma seu papel como parceira estratégica de montadoras globais e pioneira em soluções que alinham sustentabilidade, segurança e inovação tecnológica.