A Volkswagen se prepara para lançar o Tera, um SUV compacto que chega para ser o mais acessível da marca no Brasil. Com estreia confirmada para o Carnaval, o modelo aposta em um design moderno, motor turbo eficiente e tecnologia embarcada para competir diretamente com Fiat Pulse e Citroën Basalt.
A Volkswagen está prestes a expandir sua linha de SUVs no Brasil com a chegada do Tera, modelo que será posicionado abaixo do T-Cross e do Nivus. Com estreia prevista para o Carnaval, o veículo utilizará a plataforma MQB-A0, mesma base dos compactos Polo e Nivus, garantindo um projeto moderno e adaptado às necessidades do mercado brasileiro.
Com um design que segue o estilo cupê, o Tera traz dimensões mais compactas, medindo aproximadamente 4 metros de comprimento, o que representa 20 cm a menos que o Nivus. Esse formato busca equilibrar o espaço interno e a praticidade no trânsito urbano, mantendo a identidade visual dos SUVs da Volkswagen.
A motorização inicial do modelo será o 1.0 turboflex 170 TSI, com melhorias para entregar 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto promete um consumo médio de 12,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina, garantindo eficiência e bom desempenho.
Além dessa versão, a Volkswagen planeja expandir a gama do Tera com duas novas motorizações no futuro. Uma delas será um híbrido flex, apostando na eletrificação para oferecer mais economia de combustível e menor impacto ambiental. Já a opção de entrada contará com um motor 1.0 aspirado de 84 cv, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, tornando o SUV ainda mais acessível.
O interior do Volkswagen Tera seguirá a identidade dos modelos mais recentes da marca, oferecendo quadro de instrumentos digital e central multimídia, com telas variando entre 15” e 21”, dependendo da versão. O acabamento interno deve manter o uso predominante de plásticos rígidos, mas pode receber melhorias em comparação com outros modelos para atender às exigências do público.
A Volkswagen quer posicionar o Tera como um dos SUVs compactos mais acessíveis do Brasil, e, para isso, os preços estimados começam em R$ 110 mil na versão Comfort e chegam a R$ 120 mil na versão High. Com esses valores, o modelo entra na disputa direta com concorrentes como Fiat Pulse e Citroën Basalt, dois dos principais nomes no segmento atualmente.
A proposta do Tera como um SUV acessível e urbano já tem despertado expectativas no mercado. O modelo vem sendo chamado de “Gol dos SUVs”, devido ao seu potencial de popularização, repetindo a estratégia de sucesso do hatch compacto que marcou a história da Volkswagen no Brasil.
Com essa novidade, a Volkswagen amplia sua presença no segmento de SUVs compactos, trazendo ao público brasileiro um modelo que combina design moderno, tecnologia e eficiência, prometendo ser um dos lançamentos mais aguardados de 2024
A nova era da Volkswagen -A história da Volkswagen no Brasil pode ser dividida em três grandes fases: a era do Fusca (1959-1986), do Gol (1980-2023) e, agora, a do Tera. O novo SUV de entrada aposta em design atualizado, tecnologia embarcada e motorizacões econômicas para conquistar o mercado.
Plataforma e design inovador – O Volkswagen Tera é construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma utilizada no Polo, Nivus e T-Cross. No entanto, seu design foi desenvolvido do zero, trazendo uma nova identidade visual para a marca no Brasil. Destaque para os faróis afilados, grade menor e linhas musculosas que reforçam sua robustez.
Mecânica Online – O SUV será oferecido com duas opções de motorização:
- 1.0 MPI aspirado (84 cv), com câmbio manual de cinco marchas;
- 1.0 TSI turbo (116 cv), com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.
A escolha por motores 1.0 reflete a estratégia da Volkswagen de manter o modelo acessível e eficiente no consumo de combustível.
Interior aprimorado e tecnologia – O acabamento interno recebeu atenção especial, buscando superar as críticas de modelos anteriores da marca. Para isso, a Volkswagen adotou diferentes texturas no painel e portas, além de elementos visuais inspirados em SUVs premium.
Entre os principais equipamentos do Tera, destacam-se:
- Painel digital de 10,25″;
- Central multimídia VW Play Connect de 10″;
- Iluminação ambiente em LED;
- Partida por botão;
- Ar-condicionado digital;
- Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC);
- Frenagem automática de emergência (AEB);
- Detector de fadiga e assistente de permanência em faixa.
Dimensões e espaço interno – Com entre-eixos de 2,57 metros, idêntico ao do Polo, o Tera promete um espaço interno generoso. Seu comprimento deve ficar próximo de 4,13 metros, enquanto o porta-malas terá capacidade estimada em 350 litros.
Versões e preço estimado – A Volkswagen divulgou quatro versões para o Tera:
- MPI – motor 1.0 aspirado, câmbio manual;
- TSI – motor 1.0 turbo, câmbio manual ou automático;
- Comfort – motor 1.0 turbo, câmbio automático;
- High – motor 1.0 turbo, câmbio automático e mais equipamentos.
O preço oficial ainda não foi revelado, mas estima-se que varie entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, posicionando o Tera como concorrente direto de modelos como Renault Kardian e Fiat Pulse. Com o Tera, a Volkswagen aposta em um SUV de entrada para substituir dois dos maiores ícones de sua história no Brasil. Agora resta saber se ele conseguirá repetir o sucesso de seus antecessores e conquistar o público brasileiro.
Design:
- O design do Tera é assinado por José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen para as Américas, e inaugura uma nova fase na identidade visual da marca no Brasil.
- O SUV se destaca pelas linhas modernas e robustas, com destaque para a dianteira com faróis full-led e grade com novo design, e para a traseira com lanternas interligadas por uma barra preta.
- O Tera também se diferencia pelos detalhes como o teto pintado de preto, rodas de liga leve de 17 polegadas com design exclusivo e retrovisores com design próprio.
Interior:
- O interior do Tera apresenta um design moderno e funcional, com destaque para a central multimídia VW Play Connect com tela de 10 polegadas, painel de instrumentos digital de 10 polegadas e carregamento de celular por indução.
- O SUV também oferece bom espaço interno para os passageiros e porta-malas com capacidade para cerca de 350 litros.
Motorização:
- O Tera será oferecido com duas opções de motorização 1.0 flex: aspirado de 84 cv e turbo de 116 cv.
- O motor 1.0 turbo poderá ser combinado com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.
Equipamentos:
- O Tera High, versão topo de linha, se destaca pelo pacote de equipamentos que inclui:
- 6 airbags
- Controlador de velocidade adaptativo (ACC)
- Frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Ar-condicionado digital
- Assistente para partida em subidas
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível
- Câmera de ré
- Carregamento de celular por indução
- Volante com ajustes de altura e profundidade
- Descanso de braço dianteiro
- Direção elétrica
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Faróis de LED com acendimento automático
- Iluminação ambiente de LED
- Quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
- Sensor de chuva
- Acesso por chave presencial
- Partida do motor por botão
- Central multimídia “VW Play” com tela de 10,1 polegadas
- Detector de fadiga
- Start-Stop
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
- Volante multifuncional com shift paddles
- Freios a disco nas quatro rodas
- Opcionais:
- Pacote Outfit: bancos com revestimento premium, rodas de liga leve 17″ escurecidas e teto e retrovisores pintados em preto.
- Pacote Adas: assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Preços:
- A Volkswagen ainda não divulgou os preços oficiais do Tera, mas espera-se que o SUV de entrada fique na faixa dos R$ 100 mil a R$ 140 mil.
Volkswagen Novo Tera – Ficha Técnica Completa
Motorização e Transmissão
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Motor: 1.0 TSI Turbo, três cilindros, 12 válvulas, com injeção direta de combustível
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Potência: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina)
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Torque: 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm
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Câmbio: Automático de seis marchas com conversor de torque
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Tração: Dianteira (FWD)
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Sistema de partida: Partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina
Dimensões e Peso
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Comprimento: Aproximadamente 4,10 m
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Largura: 1,75 m
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Altura: 1,57 m
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Entre-eixos: 2,56 m
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Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.200 kg
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Porta-malas: Capacidade estimada entre 370 e 400 litros
Estrutura e Suspensão
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Plataforma: MQB (Modularer Querbaukasten)
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Suspensão dianteira: Independente McPherson, com barra estabilizadora
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Suspensão traseira: Eixo de torção semi-independente
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Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
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Direção: Eletroassistida progressiva
Design e Iluminação
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Faróis: FULL LED com assinatura luminosa fracionada
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Lanternas traseiras: LED com efeito luminoso “click-clack”
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Rodas: Liga leve diamantadas, disponíveis em tamanhos entre 16 e 18 polegadas, dependendo da versão
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Pneus: Medidas variáveis entre 205/55 R16 e 215/50 R18, dependendo da configuração
Tecnologia e Conectividade
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Painel de instrumentos digital: Tela de 10 polegadas personalizável
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Central multimídia: VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas
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Compatibilidade: Apple CarPlay e Android Auto (sem fio)
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Conectividade: eSIM integrado para acesso a serviços online e atualizações remotas (Brasil e Argentina)
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Carregamento de celular: Indução (wireless charging)
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Iluminação interna: ‘Ambient Light’ configurável
Segurança e Assistência ao Motorista (ADAS)
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Frenagem autônoma de emergência (AEB)
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Alerta de colisão frontal
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Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
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Assistente de permanência em faixa (Lane Assist)
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Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
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Câmera de ré com linhas dinâmicas
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Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
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Monitoramento da pressão dos pneus
Consumo e Eficiência Energética (Estimado)
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Consumo urbano: Aproximadamente 9,5 km/l (etanol) | 13 km/l (gasolina)
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Consumo rodoviário: Aproximadamente 11,5 km/l (etanol) | 16 km/l (gasolina)
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Tanque de combustível: Capacidade de aproximadamente 50 litros
Produção e Mercados
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Fábrica: São Bernardo do Campo (SP), Brasil
- Mercados de comercialização: Brasil e mais de 25 países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, México e regiões da África
- Lançamento no Brasil: Primeiro semestre de 2025
- Lançamento na América Latina: Segundo semestre de 2025