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Mercedes-Benz estabelece novo recorde com bateria de estado sólido

Um veículo de teste EQS viajou 1.205 km sem recarregar, superando o antigo recorde da marca e confirmando o potencial da tecnologia de bateria de estado sólido para a produção em série.

A Mercedes-Benz demonstrou o potencial da tecnologia de bateria de estado sólido com um feito extraordinário: um veículo de teste EQS percorreu 1.205 quilômetros, de Stuttgart, na Alemanha, a Malmö, na Suécia, sem uma única parada para recarga. A viagem validou que a tecnologia, desenvolvida em parceria com a Factorial Energy, funciona de forma eficiente em condições reais. O feito é um marco na eletrificação e reforça a ambição da Mercedes-Benz de trazer inovações para a produção em série até o final da década, oferecendo aos clientes um novo patamar de autonomia e conforto.

A Mercedes-Benz atingiu um novo marco na mobilidade elétrica com uma demonstração impressionante. Um veículo de teste EQS percorreu 1.205 quilômetros sem a necessidade de recarregar, viajando de Stuttgart, na Alemanha, a Malmö, na Suécia.

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O veículo, levemente modificado, foi equipado com uma bateria de lítio-metal de estado sólido. O carro chegou a Malmö com uma autonomia restante de 137 km, superando o recorde anterior estabelecido pelo Vision EQXX em 3 km.

Markus Schäfer, Diretor de Tecnologia da Mercedes-Benz Group AG, declarou que a bateria de estado sólido é um divisor de águas para a mobilidade elétrica. O sucesso do teste prova que a tecnologia funciona não apenas em laboratório, mas também em condições reais de estrada.

A jornada foi parte de um programa de validação abrangente da tecnologia de bateria de estado sólido da Mercedes-Benz. O teste em condições reais, em vias públicas, avalia o desempenho do veículo em diferentes zonas climáticas e perfis de rota.

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A rota seguiu as rodovias A7 e E20, passando pela Alemanha e Dinamarca. O percurso ideal foi calculado usando o sistema de navegação com inteligência elétrica, que considerou a topografia, o tráfego e as necessidades de energia para climatização.

A bateria de estado sólido foi desenvolvida em colaboração com a Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP) e a fabricante americana Factorial Energy. A tecnologia é baseada no sistema FEST® (Factorial Electrolyte System Technology).

Para lidar com as mudanças de volume das células de lítio-metal, a bateria foi equipada com atuadores pneumáticos. Esses atuadores garantem a pressão necessária para o funcionamento perfeito da bateria ao longo do tempo.

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O conteúdo de energia utilizável da bateria foi aumentado em 25%, enquanto o peso e o tamanho permaneceram comparáveis aos da bateria padrão do EQS. A eficiência de peso e energia foi alcançada através de um sistema de resfriamento passivo por fluxo de ar.

A Mercedes-Benz reforça sua ambição de moldar ativamente o futuro da mobilidade, buscando trazer inovações como essa para a produção em série até o final da década. O feito destaca a liderança da empresa no desenvolvimento de baterias e reforça sua posição como pioneira na indústria automotiva.

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Bateria de estado sólido – tipo de bateria elétrica que usa um eletrólito sólido em vez de um líquido, permitindo maior densidade de energia, autonomia e segurança.

Autonomia – a distância que um veículo elétrico pode percorrer com uma única carga completa da bateria.

Atuadores pneumáticos – dispositivos que usam ar comprimido para gerar movimento ou força, neste caso, para manter a pressão nas células da bateria.

Eficiência energética – a capacidade de um veículo de usar a energia da bateria de forma otimizada para percorrer a maior distância possível.

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