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Apenas 399 unidades do novo McLaren Elva disponíveis para pedidos

A McLaren Automotive revelou seu novo roadster Ultimate Series, o McLaren Elva. Como o primeiro carro de rua da marca com cockpit aberto, o Elva adiciona uma nova dimensão à linhagem topo de linha Ultimate Series.

Como seus antecessores McLaren P1, McLaren Senna e McLaren Speedtail, o volume do novo McLaren Elva será estritamente limitado: apenas 399 estão sendo oferecidos para pedidos de clientes.

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O nome Elva comemora os renomados M1A projetados por Bruce McLaren e McLaren-Elva M1A (Mk I), M1B (Mk II) e M1C (Mk III) da década de 1960.

Produzidos como versões “cliente” dos carros de corrida inovadores e emocionantes do Grupo 7 da McLaren, os carros esportivos da McLaren-Elva incorporavam muitos dos princípios pioneiros de design e engenharia que são parte integrante dos carros de estrada da McLaren produzidos hoje.

“A McLaren continua expandindo as fronteiras do desenvolvimento de supercarros e hipercarros em busca de experiências de pilotagem excepcionais e incomparáveis para nossos clientes, e o McLaren Elva resume esse espírito pioneiro. O McLaren-Elva M1A (Mk1) e seus sucessores são, de várias maneiras, os verdadeiros precursores espirituais dos McLarens de hoje – carros superleves e com motores em posição central, com os mais altos níveis de desempenho e excelência dinâmica. É justo que o novo roadster da McLaren Ultimate Series, um carro moderno e exclusivo, que oferece a conexão definitiva entre piloto, carro e os elementos e com novos padrões de prazer de dirigir na estrada ou na pista, reconheça nossa rica herança com o nome Elva.” Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive.

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O novo McLaren Elva é um carro de cabine aberta ferozmente rápido; um carro de dois lugares com chassi e carroceria de fibra de carbono sob medida, mas sem teto, sem para-brisa e sem janelas laterais.

Com todas as informações sensoriais aumentadas, este é um carro que existe para proporcionar um prazer de pilotagem incomparável na estrada ou na pista.

Um motor McLaren V8 biturbo de 4 litros, da mesma família de motores do McLaren Senna e do McLaren Senna GTR, se combina ao veículo de rua de menor peso já produzido pela McLaren Automotive para dar ao novo roadster superleve da Ultimate Series um desempenho verdadeiramente deslumbrante, com níveis extraordinários de aceleração, agilidade e feedback ao piloto.

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A aparência do McLaren Elva é tão marcante e única quanto a experiência de dirigi-lo. O nariz baixo e os picos pronunciados do pára-choque dianteiro proporcionam impacto visual e, ao mesmo tempo, aprimoram a visibilidade para a frente.

Pára-lamas traseiros grandes em fibra de carbono fluem da frente da porta para o convés traseiro, enquanto a altura dos contrafortes duplos é minimizada usando um sistema de proteção contra capotamento implantável.

Capacetes podem ser usados se o piloto preferir, mas a forma e a escultura superiores da cabine envolvem o piloto e o passageiro para proporcionar um ambiente seguro.

Um derivado do carro com pára-brisas fixo também está disponível para a maioria dos mercados como opção de fábrica.

Primeira proteção aerodinâmica do mundo-Uma conexão verdadeira com os elementos é essencial para a experiência de dirigir do McLaren Elva, mas isso não impediu a McLaren de inovar.

O Sistema de Gerenciamento de Ar Ativo (AAMS, Active Air Management System), pioneiro no mundo, aumenta o prazer de dirigir. O sistema canaliza o ar através do nariz do Elva para sair da garra dianteira em alta velocidade à frente dos ocupantes antes de ser direcionado para o cockpit para criar uma relativa “bolha” de calmaria.

O sistema compreende uma grande entrada central situada acima do divisor, um orifício de saída frontal em concha e um discreto defletor de fibra de carbono que sobe e desce verticalmente.

Quando o AAMS está ativo, o defletor é acionado na borda principal da saída do capô, subindo 150 mm no fluxo livre para criar uma zona de baixa pressão na ventilação.

O ar é direcionado através de um raio de 130 graus, usando uma rede de pás de fibra de carbono montadas transversalmente e longitudinalmente através da saída do capô.

Distribuir o fluxo de ar na frente e ao longo da lateral da cabine auxilia ainda mais no gerenciamento do ar no ambiente da cabine.

Em velocidades urbanas, quando o nível de fluxo de ar na cabine significa que o AAMS não é necessário, o sistema fica inativo.

À medida que a velocidade do veículo aumenta, o AAMS é implantado automaticamente e permanece ativo até a velocidade diminuir, momento em que o defletor se retrai. O sistema também pode ser desativado por botão pelo piloto.

Design estético e técnico em harmonia-A filosofia de design da McLaren vincula intrinsecamente design estético e design técnico em vez de separar as disciplinas de design e engenharia, como é comum na indústria automotiva.

O AAMS é um exemplo dos resultados dessa abordagem harmoniosa, sendo perfeitamente integrado à funcionalidade aerodinâmica e de refrigeração do McLaren Elva.

Quando o AAMS está inativo, o duto central é vedado, desviando o fluxo de ar para os radiadores de baixa temperatura (LTR, Low-Temperature Radiators) e aumentando sua eficiência de refrigeração.

Para fornecer condições ideais de embalagem para o AAMS, o McLaren Elva possui radiadores duplos de baixa temperatura posicionados à frente de cada roda dianteira.

Os novos núcleos usados nesses LTRs contribuem para a potência de 815 HP do motor ao reduzir a temperatura do ar de sobrealimentação e também resfriando o óleo na transmissão de sete velocidades.

Além de abrigar o AAMS, a concha frontal apresenta contornos profundos que dirigem o ar para um duto discreto na borda principal de cada porta de fibra de carbono − a mais leve que a McLaren já criou. Esse ar de resfriamento capturado é então direcionado para os dois radiadores de alta temperatura (HTRs) montados na traseira, resfriados ao trem de força, localizados logo à frente das rodas traseiras.

Um segundo duto inferior, que começa dentro do arco da roda dianteira, também canaliza ar através da zona da carroceria para os HTRs, que são alimentados adicionalmente pelas entradas principais visíveis nas laterais.

As entradas na parte traseira de cada contraforte canalizam o ar de combustão para os filtros de ar expostos sob o tonneau, que alimentam o plenum do motor de fibra de carbono.

A borda traseira da carroceria apresenta um spoiler traseiro ativo tão largo quanto o veículo. Sua altura e ângulo são ajustados simultaneamente para otimizar o equilíbrio aerodinâmico.

A funcionalidade Airbrake melhora a frenagem em altas velocidades, variando a faixa de operação à medida em que o AAMS esteja ativo. O difusor traseiro trabalha em conjunto com o spoiler traseiro ativo.

O McLaren Elva tem um fundo completamente plano até o ponto do eixo traseiro, no qual o difusor inicia e aumenta em altura para acelerar a saída de ar sob o veículo.

O difusor possui “cercas” verticais que orientam o fluxo de ar sem reduzir o caminho de evacuação do ar e combinam-se com as extensões laterais do para-choque traseiro para melhorar ainda mais a eficiência aerodinâmica.

Projetado para oferecer uma experiência de direção elementar-“Nossa missão com o McLaren Elva era criar um roadster de dois lugares com cockpit aberto que proporcionasse as experiências de direção mais elementares. Os volumes encolhidos e inspirados na Fórmula 1 criam uma escultura técnica tão marcante quanto notável, o exterior fluindo para o interior em um exemplo impressionante de um novo e exclusivo princípio de design da McLaren, que nos permitiu trazer perfeitamente de fora para dentro, para aprimorar ainda mais o envolvimento do piloto, mantendo-se fiel à nossa filosofia de não fazer concessões”. Rob Melville, diretor de design, McLaren Automotive.

Destacando a intensidade da experiência de pilotagem através da conexão direta com os elementos, não há demarcação clara entre o exterior do McLaren Elva e o interior.

As seções mais altas das portas de fibra de carbono simplesmente se curvam e fluem para dentro da cabine, com o material composto leve, rígido e forte fornecendo as propriedades perfeitas para formas atraentes.

Complementando esse recurso de design exclusivo, os contrafortes atrás do piloto e do passageiro também fluem para a cabine atrás dos assentos.

Ao garantir que o piloto e o passageiro permaneçam expostos aos elementos, a escultura do ambiente superior da cabine envolve a sensação de segurança e proteção dentro de um interior coberto por casulos.

Além disso, uma haste de fibra de carbono desce entre os contrafortes e corre entre os assentos do piloto e do passageiro para apoiar um apoio de braço central e apoiar o botão de partida do motor e os controles das funções Drive, Neutral (ponto morto) e Reverse (marcha à ré).

Os assentos têm um design sob medida, com uma nova carcaça leve de fibra de carbono que não apenas apóia a área da cabeça, ombros e costas dos ocupantes, mas funciona perfeitamente com a forma superior da cabine.

A área inferior de cada assento é marginalmente mais curta do que um assento convencional da McLaren, permitindo espaço suficiente para os pés do piloto ou passageiro caso desejem entrar ou sair do veículo.

Os assentos estão disponíveis com diferentes cores e materiais superiores e inferiores, criando um contraste entre a seção superior exposta e a seção inferior com casulo.

Cintos de segurança de corrida de seis pontos podem ser selecionados caso o cliente deseje usar o McLaren Elva na pista.

À frente do piloto e do passageiro, a vista para a frente é sem precedentes, com o painel fluindo perfeitamente para dentro da cabine e ao redor para encontrar as portas.

As formas são orgânicas e naturais – quase como seixos – com a única interrupção em suas formas suaves: o painel de instrumentos se apresenta e se move com o volante para otimizar a visibilidade dos dados do veículo para o piloto.

Pela primeira vez na McLaren, os controles para as funções do Active Dynamics são integrados ao painel de instrumentos. Situados em ambos os lados do compartimento, os interruptores de modo dinâmico estão situados próximos às borboletas de mudanças de marcha e podem ser acessados sem que o piloto remova as mãos do volante.

Funcionalidades adicionais são acessadas pelo monitor touchscreen de alta resolução e 8 polegadas montado em posição central. Um hub para todas as funções do veículo, essa interface totalmente nova apresenta uma tela de vidro sem bordas e um botão de controle montado na lateral.

Essa tela de infoentretenimento central foi desenvolvida para permitir que o piloto execute vários aplicativos simultaneamente, semelhante a um smartphone, passando por eles em um carrossel vertical.

O sistema mostra uma variedade de aplicações na tela, incluindo navegação por satélite, McLaren Track Telemetry, câmera de visão traseira e controle de temperatura. A tela é montada em um braço leve de fibra de carbono e inclinada em direção ao piloto.

O espaço de arrumação é oferecido sob o tonneau traseiro. Feito de fibra de carbono, o painel de peça única curvada é operado manualmente e preso com travas de fechamento suave.

Elegante e leve, reduz ainda mais o peso em um dos pontos mais altos da McLaren Elva. O compartimento sob o tonneau tem espaço para capacetes e também abriga os painéis que deixam os dois filtros de ar visíveis – um bom exemplo do princípio de design da McLaren de expor a engenharia funcional.

Um portfólio de materiais internos personalizados estará disponível para o novo McLaren Elva, permitindo que os clientes personalizem seu carro de acordo com o uso pretendido.

Couros internos em uma variedade de acabamentos e níveis de proteção (incluindo um couro Anilina Completo Aprimorado com uma segunda camada de proteção) foram desenvolvidos para atender aos requisitos do carro de cabine aberta.

Além disso, um novo material técnico interior, Ultrafabric, é outra inovação para o carro. Este material sintético respirável oferece uma proposta muito diferente para o couro; compreende quatro camadas, com as duas superfícies externas proporcionando durabilidade e resistência à umidade e as camadas internas adicionando uma base reforçada de fibra de rayon e amortecimento, o Ultrafabric ajuda a “aderir” os ocupantes ao assento.

O McLaren Elva não possui sistema de áudio como equipamento de série (em linha com a determinação de minimizar o peso do veículo), mas os clientes podem especificar um sistema sob medida sem custo adicional.

Outras opções sem custo incluem rodas de liga leve forjadas super leves de cinco raios, em vez das rodas ultra leves de 10 raios de série; pneus Pirelli P Zero Corsa com foco em pista, em vez de pneus Pirelli P Zero; e sistema de elevação de veículo para facilitar a passagem por guias e valetas.

Opções de personalização adicionais disponíveis na McLaren Special Operations (MSO), a divisão sob medida da McLaren, incluem opções de cores internas para o Ultrafabric e os couros; cores exteriores praticamente ilimitadas; e quase tudo o mais entre uma faixa delicada nas rodas e um acabamento “contorno” ou “velocidade” em toda a carroceria que mistura várias cores ao longo do comprimento do veículo.

Qualquer seleção é pintada individualmente à mão pelos artesãos altamente experientes da MSO.

Como alternativa, os clientes podem selecionar uma carroceria de fibra de carbono com visual brilhante, que expõe não apenas os painéis de fibra de carbono da carroceria, mas também a trama perfeitamente alinhada do material compósito.

Isso pode ser aprimorado ainda mais com uma variedade de cores. A McLaren Special Operations também pode desenvolver um tom personalizado para a fibra de carbono externa ou interna.

O McLaren Elva também pode ser personalizado com distintivos de ouro branco ou platina de 18 quilates que apresentam um revestimento TPT.

Inédito no mundo automotivo quando introduzido no McLaren Speedtail, o carbono de tecnologia de camada fina (TPT, thin-ply technology) é formado a partir de várias camadas de carbono ultrafinas com apenas 30 mícrons de profundidade.

Posicionadas em um ângulo de 45 graus, quando moídos suavemente, elas expõem uma superfície estratificada e cintilante que se assemelha à água corrente. Além disso, a MSO oferece um escudo térmico de compartimento de motor em ouro de 24 quilates.

O novo McLaren da Ultimate Series ainda não tem preço definido para o Brasil. O valor final é determinado pelas escolhas do cliente, com infinitas possibilidades de personalização pela McLaren Special Operations (MSO) para garantir que cada Elva seja único.

Desempenho imersivo – e definitivo-“O McLaren Elva é um verdadeiro roadster Ultimate. Existe apenas para o prazer de dirigir, para proporcionar uma experiência fascinante e imersiva nascida da conexão definitiva entre o carro, o motorista e os elementos. O carro de rua mais leve que já construímos na McLaren Automotive, o Elva é incrivelmente ágil e ferozmente rápido. Seu motor V8 biturbo de 815 HP proporciona um desempenho impressionante que eleva todos os sentidos.” Andy Palmer, diretor da linha de veículos − Ultimate Series, McLaren Automotive.

O núcleo do McLaren Elva é (como em todos os carros de rua e de corrida da McLaren desde 1981) um monocoque de fibra de carbono.

Esse chassi de última geração é incrivelmente forte e rígido e suas propriedades inerentes significam que um roadster de cabine aberta não requer nenhum reforço adicional, como seria o caso em um veículo construído em alumínio ou aço.

Por outro lado, apesar de sua rigidez, a fibra de carbono também é incrivelmente leve, ajudando a reduzir o peso geral do veículo.

Para esse efeito, a fibra de carbono também tem sido amplamente utilizada em todo o McLaren Elva. Toda a carroceria é de carbono e a McLaren expandiu os limites do material para não apenas criar formas esculpidas incríveis, mas também reduzir o peso.

A concha frontal, por exemplo, tem apenas 1,2 mm de espessura e atende a todos os objetivos de integridade estrutural da McLaren − mas forma um painel de peça única surpreendente que envolve todo o nariz do veículo e fornece uma visão limpa e ininterrupta sem a junção de painéis.

Talvez ainda mais impressionantes sejam os painéis laterais da carroçaria, cada um com mais de três metros de comprimento e que se estendem desde as rodas dianteiras, passando pelas entradas laterais, ao redor da tampa traseira do tonneau e até o spoiler traseiro ativo.

Cada porta é construída inteiramente de fibra de carbono e apresenta um design de dobradiça única, montada no veículo logo atrás da concha frontal. As portas abrem em estilo “tesoura”, uma marca registrada da McLaren.

O piso do McLaren Elva é em fibra de carbono exposta, mais uma vez destacando a economia de peso. A praticidade é aprimorada com o uso de material antiderrapante em pontos selecionados, ou tapetes sob medida, se preferir.

O carbono também forma o núcleo do sistema de freios, o mais avançado já instalado em um carro de rua da McLaren. Cada disco de cerâmica de carbono sinterizado mede 390 mm e leva muito mais tempo para ser produzido que um disco de cerâmica de carbono convencional, mas o material resultante é muito mais forte e possui melhor condutividade térmica.

Isso permite que os discos de freio dianteiros, em particular, sejam reduzidos em tamanho, beneficiando a massa não suspensa e mantendo a eficiência. Os requisitos de resfriamento são reduzidos, reduzindo o duto de freio necessário, o que reduz ainda mais o peso e melhora a eficiência aerodinâmica.

O sistema de freios foi introduzido pela primeira vez no McLaren Senna, mas foi aprimorado para o Elva com a adição de pistões de pinça de titânio que economizam um total de 1 kg no veículo.

Esse poder de frenagem é essencial devido ao desempenho oferecido pelo motor McLaren V8 biturbo de 4 litros que move o Elva: 815 HP de potência e 800 Nm de torque.

Pertencente à mesma família de motores que alimenta o McLaren Senna e o Senna GTR, ele possui um eixo de manivela plano, lubrificação por cárter seco e árvores de cames, hastes e pistões de conexão de baixo peso que reduzem a massa no trem de força.

A potência é direcionada para as rodas traseiras por meio de uma caixa de câmbio de sete marchas e, trabalhando em conjunto com uma função de controle de largada, o desempenho é de tirar o fôlego: aceleração de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, enquanto o McLaren Elva é mais rápido que o McLaren Senna de  0 a 200 km/h em apenas 6,7 segundos (os números de desempenho ainda serão validados pela McLaren).

O aumento de potência é alcançado por meio de um sistema de exaustão otimizado com contrapressão reduzida e desempenho LTR aprimorado que reduz a temperatura do ar de sobrealimentação.

O escapamento em si é um intrincado e leve sistema de titânio e Inconel, com duas saídas inferiores ladeando uma saída dupla montada no topo.

Pela primeira vez em um carro de rua da McLaren, a ponteira de escape de titânio é criada usando a tecnologia de impressão 3D para gerar uma forma única. A nota de escape do Elva é limpa, nítida e inconfundivelmente potente, como convém a um McLaren Ultimate Series.

A potência do McLaren Elva é complementada por uma configuração de chassi que maximiza a agilidade, o envolvimento e o feedback do piloto, aprimorando a experiência de condução incrivelmente imersiva e cativante.

A direção eletro-hidráulica fornece o feedback mais puro, como esperado de um carro quando o design de cabine aberta posiciona o piloto tão perto dos elementos.

A suspensão totalmente ativa e hidráulica avançada da McLaren oferece uma capacidade impressionante em todas as superfícies, com configurações exclusivas de software e molas sob medida e válvulas de amortecedor, combinadas com o peso geral extremamente leve do veículo.

Acessado por meio dos controles de dinâmica adaptativos (Adaptive Dynamics Controls), os modos Conforto, Esporte e Pista para o manuseio e o trem de força alteram as características de direção para se adequar ao estilo ou ao ambiente do motorista.

Aqueles que desejam explorar o desempenho total do Elva podem ajustar o nível de rotação e sobreviragem disponíveis com três modos de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC, Electronic Stability Control) ou utilizar o Controle de Derrapagem Variável (VDC, Variable Drift Control).

Exclusivo da McLaren, o VDC libera novos níveis de liberdade de condução e emoção. Os pneus Pirelli P Zero Corsa com foco em pista estão disponíveis como opcional sem custo.

McLaren M1A: sucesso super leve criado por Bruce McLaren-Projetado por Bruce McLaren, o McLaren M1A era super leve, pesando apenas 551 kg com um chassi muito rígido e forte − nesse caso, uma estrutura de tubular de aço.

Feito com tubos de seção redonda e quadrada, o chassi foi reforçado com folhas de liga de magnésio, coladas e rebitadas como uma camada de tração.

Um motor Oldsmobile V8 de 4,5 litros com 340 HP foi montado em posição central. A suspensão foi de vanguarda em meados da década de 1960: totalmente independente, com triângulos de comprimentos desiguais, barra estabilizadora e molas ajustáveis e amortecedores na frente e triângulos inferiores invertidos com molas similares na traseira.

A carroceria de resina moldada (igualmente leve) era visualmente muito distinta, com o M1A e o McLaren-Elva M1A (Mk I) tendo nariz pontiagudo e ausência de lábios na parte traseira.

O estilo dos últimos McLaren-Elva M1B (Mk II) e M1C (Mk III) era mais musculoso, mas desde o início os dutos de resfriamento e os tanques de combustível laterais integrados ao projeto estavam estabelecendo os princípios de “a forma segue a função” e “tudo por uma razão” que a McLaren ainda segue rigorosamente.

O M1A ficou em terceiro lugar quando correu em setembro de 1964 no Grande Prêmio do Canadá de Carros Esporte (o precursor da famosa Can-Am, a Taça Canadense-Americana que os pilotos da McLaren venceram por cinco anos consecutivos de 1967 a 1971).

Mas foi o carro mais rápido do circuito, igualando o recorde de quatro voltas e quebrando mais sete.

A demanda por carros para clientes após uma exibição tão impressionante foi imediata, mas a McLaren tinha apenas sete funcionários, todos envolvidos na construção dos carros de corrida da equipe. A única solução foi terceirizar a produção.

Frank Nichols, da Elva Cars Ltd, um pequeno fabricante especializado de carros esportivos com sede em Sussex, no Reino Unido, propôs que fossem construídas versões réplicas do M1A. Em novembro de 1964, a McLaren e a Elva concordaram com os termos.

O McLaren-Elva M1A (Mk I) evoluiu para o McLaren-Elva M1B (Mk II) e, em seguida, o McLaren-Elva M1C (Mark III), os carros competindo em mãos de equipes privadas enquanto, paralelamente, o status da marca McLaren crescia até se tornar uma força importante no automobilismo de alto nível.

O McLaren-Elva M1B (Mk II) atraiu a atenção da revista automotiva americana Road & Track, que em julho de 1966 declarou: “O carro mais rápido que já testamos (e) um exemplo do que há de mais moderno em carros de corrida e esportivos”. A iteração final da série, o McLaren-Elva M1C (Mk III), foi introduzida em 1967, quando a equipe de fábrica da McLaren havia chegado a uma nova era com o M6A.

“Estamos muito satisfeitos por termos conquistado os direitos sobre o nome Elva para um extraordinário novo roadster que adiciona uma nova dimensão à McLaren Ultimate Series enquanto traça sua linhagem até os carros esportivos que lançaram as bases para o sucesso da McLaren. O McLaren-Elva M1A (Mk I) e seus sucessores imediatos estabeleceram padrões na pista e os princípios pioneiros de design e engenharia que permanecem no coração da nossa marca. A melhor maneira de comemorar isso é atualizando o nome Elva.”
Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive

As primeiras entregas do McLaren Elva aos clientes estão programadas para o final de 2020. Informações adicionais sobre o novo roadster Ultimate Series podem ser encontrado em https://cars.mclaren.com/en/ultimate-series/mclaren-elva

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