Desde a entrada no mercado brasileiro, no final de 2014, a família Honda 650 conquistou uma sólida reputação.
À parte as reconhecidas qualidades dinâmicas e técnicas, surpreendeu pela capacidade de atender de maneira superlativa tanto aos fãs do estilo naked como admiradores das sport-touring.
Ponto de destaque em ambas é o motor DOHC quatro cilindros em linha, arquitetura cuja linhagem deriva daquela que é considerada a “mãe” de todas as superbikes modernas: a lendária Honda CB 750 Four de 1969.
As Honda CB 650F e CBR 650F foram renovadas no final de 2017 através de pontuais aperfeiçoamentos em diversas áreas como motor, parte ciclística e design.
Tal evolução só fez confirmar a preferência dos consumidores por estes modelos, que em cinco anos de comercialização atingiram a expressiva marca de 14 mil unidades vendidas.
Para 2020, a decisão da Honda foi reforçar de maneira significativa esta família, verdadeiro patamar de acesso ao mundo das tetracilíndricas da marca, cuja história é plena de ícones como a mencionada 750 Four, a CBX 750F de 1983 ou a CB 600F Hornet de 1998.
A Honda CB 650R 2020 segue plenamente o conceito trazido pela CB 1000R Neo Sports Café, que mescla design minimalista com a agressividade típica das café racer, fator este explicitado pela substituição do sufixo “F” pelo “R”, que desde sempre designa as Honda de verdadeira inspiração esportiva.
Já a CBR 650R 2020 tem nas formas de sua carenagem uma clara identidade com a superesportiva de referência da Honda, a Fireblade.
Além disso, a CBR 650R também segue o conceito “Total Control”, e mesmo com a troca do “F” pelo “R” no nome segue sendo uma sport-touring acessível para usuários de diferentes níveis, satisfazendo desde os mais experientes a novatos que desejam evoluir na pilotagem.
Modelos – A CB 650R explora o conceito Neo Sports Café através de proporções ultra compactas, que exaltam o motor quatro cilindros em linha e conciliam agressividade com elegância.
Com peso reduzido em cerca de 4 kg, a nova naked traz uma sofisticada suspensão dianteira tipo invertido, cálipers do freio dianteiro com fixação radial e rodas ainda mais leves.
A posição de pilotagem permite um posicionamento agressivo graças ao guidão de alumínio cônico e pedaleiras levemente recuadas.
A iluminação Full-LED destaca o novo grupo ótico dianteiro, circular, elemento característico do estilo Neo Sports Café.
O painel de instrumentos é do tipo Black out LCD e inclui indicador de marchas engatadas e luz-alerta “shift-up”, que avisa o momento ideal para troca de marchas.
A sport-touring CBR 650R exala a agressividade que se espera de uma genuína herdeira da tradição CBR.
A carenagem tem como destaque a parte frontal, composta pelo novo grupo ótico duplo e tomadas de ar, elementos que evidenciam a forte esportividade do modelo.
O novo banco em dois níveis, a rabeta essencial e os semi-guidões fixados sob a mesa superior, que oferecem posicionamento ideal para pilotagem esportiva, são outros detalhes que deixam clara a intenção de ampliar as capacidades esportivas do modelo.
Iluminação Full-LED, painel Black out, indicador de marchas também estão presentes na CBR 650R, assim como a inédita suspensão invertida, a frenagem com cálipers radiais e as rodas aliviadas.
Elementos em comum a estas duas Honda 650 são motor e chassi. O tetracilindro DOHC arrefecido a líquido é dotado de câmbio de seis marchas com embreagem assistida, deslizante e sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control.
O chassi tubular de aço segue a arquitetura tipo Diamond, com a zona da fixação do eixo da balança realizada em aço estampado e não mais em aço forjado, o que resultou em uma economia de peso de 1,9 kg se comparado com o chassi da “F.
Motor & Ciclística – A atualização técnica do motor que equipa a CB 650R e CBR 650R teve por objetivo oferecer desempenho mais esportivo aos modelos.
Deste modo, o tetracilíndro DOHC de 16 válvulas e exatos 649 cm3 recebeu alterações que visaram aumentar a entrega de potência em médias rotações. A potência máxima é de 88,4 cv à 11.500 rpm o torque é de 6,13 kgm.f a 8.000 rpm.
As modificações realizadas no motor para a obtenção deste novo “caráter” envolveram o redesenho dos pistões, que preservam a saia assimétrica, e das câmaras de combustão.
Idem com relação ao sistema de distribuição, no qual os comandos de válvulas, molas e corrente de acionamento foram ajustados para as novas características de potência e torque.
Resta inalterado o sistema de acionamento de válvulas direto pelos comandos de válvulas, solução que é responsável pela compacidade da região do cabeçote.
Uma característica deste moderno tetracilindro é a extensa rede de passagens internas do líquido de refrigeração, que permitiu eliminar em grande parte mangueiras externas do sistema.
Um aspecto marcante deste motor é a inclinação da bancada dos cilindros 30º à frente, solução que somada ao câmbio verticalizado e pequeno motor de arranque situado atrás da bancada, favoreceu a obtenção de dimensões longitudinais contidas.
O sistema de admissão de ar da CB 650R é composto por duas tomadas de ar situadas ao lado do tanque. Na CBR 650R, as tomadas de ar – também duplas – estão situadas na parte frontal da carenagem.
Em ambas, a caixa do filtro de ar foi modificada em relação às “F”, alteração que é, em parte, responsável pelas características de entrega de potência otimizadas.
Outra modificação relevante é a majoração dos coletores de escape, cujos tubos passaram de 35 para 38,1 mm de diâmetro, com o intuito de atender os maiores níveis de potência e rotação máxima.
A embreagem agora é do tipo deslizante, o que previne repentinas perdas de aderência da roda traseira no caso de reduções de marcha extremas, frequentes na pilotagem esportiva.
O acionamento da embreagem se vale de assistência, que reduziu em 12% o esforço necessário para o acionamento da alavanca.
O sistema de controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control -, se encarrega de conter eventuais perdas de aderência do pneu traseiro em situações de forte aceleração.
Tal dispositivo proporciona tranquilidade para a pilotagem em pisos de baixa aderência. Pilotos experientes podem optar pela desativação do controle de tração através de um botão situado no punho esquerdo.
As Honda CB 650R e CBR 650R compartilham um chassi tubular de aço tipo Diamond, que difere daquele usado nas “F” principalmente na região do eixo da balança de suspensão traseira, alteração que resultou em economia de peso de exato 1,9 kg.
As traves que sobem em direção guidão também tiveram sua especificação modificada, estando mais flexíveis na região central e mais rígidas na conjunção com a coluna de direção.
Tal alteração foi motivada pela introdução de uma nova suspensão dianteira, a Showa SFF do tipo invertido. Suspensões invertidas tem como vantagem a redução do peso não suspenso.
A sigla SFF vem de “Separated Function Fork”, que remete à tecnologia que separa as funções entre as bengalas, na qual uma age como amortecedor de dupla ação e outra como mola.
A suspensão traseira tem um conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições, trabalhando vinculado diretamente a balança de suspensão traseira assimétrica.
A frenagem também evoluiu: o sistema ABS antitravamento atua no par de discos dianteiros tipo flutuante através de cálipers de quatro pistões fixados radialmente. O disco traseiro se vale de cáliper de pinça simples.
Novas também são as rodas, mais leves, com cinco raios duplos que calçam pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.
Design & Aspectos práticos – Compacta e agressiva, a CB 650R se caracteriza pela curta rabeta e grupo ótico circular aderente à suspensão e painel de instrumentos.
Distingue o estilo Neo Sports Café o longo tanque, de formato musculoso, que praticamente se funde com o poderoso motor de quatro cilindros em linha.
A chave de ignição está posicionada na parte frontal do tanque e o painel retangular LCD Black out, em conjunto com o guidão cônico plano, se apresentam como protagonistas indiscutíveis do design marcante desta novíssima naked.
Já a CBR 650R é a esportividade pura em forma de motocicleta. Os faróis duplos com extremidades voltadas para o alto remetem imediatamente à fonte de inspiração de seu design, a superesportiva Fireblade.
O tanque se apresenta com formas estudadas para o necessário contato físico que requer a pilotagem esportiva, enquanto o conjunto formado pelo assento em dois níveis e rabeta compacta complementa a silhueta, que valoriza a centralização de massas, qualidade intrínseca de todas motocicletas esportivas.
A posição de pilotagem de ambas foi revista em relação às precedentes “F”: na CB 650R, o guidão foi avançado em 13 mm e está 8 mm mais baixo, alterações que foram complementadas pela elevação das pedaleiras em 6 mm e recuo de 3 mm.
O resultado é um posicionamento mais esportivo e coerente com a proposta Neo Sports Café. A CBR 650R também recebeu medidas diferentes na posição de pilotagem, com os semi-guidões avançados em 30 mm e posicionados de maneira a permitir ao piloto aproveitar confortavelmente a proteção oferecida pela bolha para-brisa.
Um dispositivo de segurança suplementar equipa a CB 650R e CBR 650R: trata-se do Emergency Stop Signal, que reconhece frenagens de emergência em velocidades superiores a 56 km/h e, através de sensores do módulo do ABS, aciona automaticamente o pisca-alerta.
Preço, cores, garantia – A Honda CB 650R e CBR 650R 2020 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (Assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia.
A família 650 chega às concessionárias de todo o Brasil à partir de março de 2020. O preço sugerido para a Honda CB 650R 2020 é de R$ 37.900,00.
Para a Honda CBR 650R 2020 o preço sugerido é de R$ 39.500,00, ambos base Estado de São Paulo.
Cores disponíveis – Honda CB 650R: Azul perolizado, Vermelho e Prata metálico. Honda CBR 650R: Vermelha e Cinza metálico.