Em sintonia com a busca constante pela inovação, sustentabilidade e pelo bem-estar dos colaboradores, a Mercedes-Benz do Brasil celebra a conquista em premiação global do Grupo Daimler com a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na quinta-feira, 13 de fevereiro, em Stuttgart, na Alemanha.
O Daimler Environmental Leadership Award 2020 (Prêmio de Liderança Ambiental) reconhece os projetos internos que contribuem para melhorar o ciclo de vida dos produtos do Grupo Daimler, bem como para tornar as fábricas o mais ambientalmente compatíveis possível.
Esta 12ª edição do Prêmio recebeu 146 projetos inscritos de 30 países. O projeto Fazenda Urbana, parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a BeGreen, conquistou o segundo lugar na categoria Excelência em Gestão Ambiental.
“Estamos muito orgulhos por trazer para o Brasil esse importante reconhecimento do Grupo Daimler, sobretudo por se tratar de uma iniciativa inédita no mundo e com forte viés de sustentabilidade. O projeto reúne vários pilares que norteiam todas as atividades do Grupo, como inovação, sustentabilidade, saúde e responsabilidade social”, ressalta Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil.
“Ter sido reconhecido internacionalmente entre várias marcas do Grupo Daimler demonstra que estamos no caminho certo e nos dá uma imensa alegria pelo trabalho realizado na Fazenda Urbana. Sem contar o reconhecimento dos colaboradores da fábrica que consomem nossos produtos no dia a dia. Esperamos que esse projeto conquiste outras fábricas da Daimler no mundo”, afirma Giuliano Bittencourt, CEO da BeGreen.
Sobre a Fazenda Urbana-Inaugurada em novembro de 2019, a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo está localizada na fábrica de veículos comerciais da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP).
A produção de verduras é 100% livre de agrotóxicos para consumo nos restaurantes da Empresa.
A iniciativa inédita de plantar hortaliças em um parque fabril dedicado à produção de caminhões e ônibus tem como foco principal proporcionar uma alimentação de mais qualidade aos colaboradores.
É a aplicação do conceito “farm to table”, ou seja, da fazenda para a mesa com a procedência dentro de casa.
“O projeto da Fazenda Urbana evidencia o compromisso da Mercedes-Benz em investir na qualidade de vida de seus colaboradores, como também de seus familiares. Estamos engajados com o presente e principalmente com o futuro de uma sociedade melhor”, afirma Santiago.
Além disso, a Fazenda Urbana permite que a Mercedes-Benz contribua ainda mais com a preservação do meio ambiente.
Isso porque a produção na estufa, ao lado do restaurante da Empresa, elimina o desperdício de alimentos durante o transporte e tem zero emissão de CO2.
O projeto da Fazenda Urbana é inovador em muitos sentidos. A Mercedes-Benz do Brasil uniu-se à BeGreen, startup mineira que, desde 2014, dedica-se a produzir alimentos de forma sustentável.
Juntas, levaram adiante a parceria entre uma empresa da indústria automotiva e uma startup em um projeto de sustentabilidade.
A Mercedes-Benz cedeu o espaço na fábrica e a BeGreen gerencia todo o processo de produção e também é responsável pela administração da rotina da Fazenda Urbana.
“A parceria com a Mercedes-Benz é muito importante para aumentar a contribuição ambiental que nós, da BeGreen, queremos proporcionar para a população. Levar alimentação saudável para mais de 10.000 pessoas, dentro dessa fábrica, e também para seus familiares e comunidade é uma oportunidade de multiplicar o nosso propósito e é, sem dúvida, um marco na história da indústria brasileira”, afirma Giuliano Bittencourt, CEO da BeGreen.
Com um cultivo totalmente livre de agrotóxicos, a Fazenda Urbana garante uma alimentação mais saudável, saborosa e nutritiva aos colaboradores, trazendo uma maior diversidade de produtos nas refeições.
Entre as verduras cultivadas estão alface baby (verde e roxa) com sementes importadas da Holanda, rúcula, espinafre, agrião e chicória. Os temperos são salsinha, hortelã, cebolinha, coentro, manjericão e sálvia. Em uma segunda etapa serão produzidos legumes como tomate e berinjela.
Hortaliças podem ser adquiridas pelos colaboradores e abastecer ONGs-Os benefícios do consumo de produtos frescos e saudáveis cultivados na Fazenda Urbana não estão restritos apenas aos colaboradores da Mercedes-Benz do Brasil.
Com capacidade para produzir 2.680 quilos de hortaliças – ou 44 mil pés de verduras, ervas e temperos por mês –, a estufa tem a maior parte da colheita destinada aos restaurantes da fábrica de São Bernardo do Campo, mas uma parcela é reservada para os colaboradores que compram os alimentos e levam para casa para preparar nas refeições com a família.
Os interessados podem fazer uma assinatura mensal pelo site da BeGreen e garantem uma cesta de alimentos semanalmente.
Além disso, eles podem aprender a plantar verduras orgânicas, multiplicando assim o conceito da alimentação saudável.
As ONGs parceiras da Empresa também são beneficiadas pelo projeto. De acordo com o volume, as verduras podem ser doadas para instituições como a “Hamburgada do Bem” e a Instituição Assistencial Meimei – IAM, que atendem crianças e adolescentes carentes.
Métodos inovadores de cultivo-A combinação das técnicas de aquaponia e aeroponia com o uso de tecnologias como a luz de LED e software de gestão garante a produção em larga escala em um curto espaço de tempo.
A aquaponia integra a criação de peixes com a produção de plantas, adotando a água como meio comum. Os peixes ficam em um tanque e são alimentados com ração orgânica, e uma bomba transfere a água do tanque, já rica em nutrientes, até o sistema de hidroponia, em que são cultivadas as hortaliças.
A água é então purificada pelas plantas e por meio da mesma bomba é devolvida ao tanque dos peixes, fechando o ciclo.
As vantagens da aquaponia são o baixo consumo de energia elétrica e a economia de 90% de água em relação à agricultura convencional. O método de cultivo também dispensa o uso de fertilizantes e pesticidas químicos.
Pela primeira vez na América Latina, a aeroponia é implementada dentro de uma fábrica, confirmando o pioneirismo da Mercedes-Benz.
O sistema, desenvolvido em parceria o SENAI CIMATEC da Bahia, o Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a BeGreen, segue o mesmo princípio da aquaponia, com a diferença de que as raízes das hortaliças ficam suspensas no ar.
Nesse método, a água que provém dos peixes chega às plantas após um processo de nebulização, umedecendo as raízes com uma névoa repleta de nutrientes.
A tecnologia fecha esse ciclo virtuoso ao auxiliar o crescimento saudável das hortaliças e possibilitar o cultivo em larga escala.
Com a ajuda de um sistema modular para suporte à iluminação LED é possível compensar a falta de luz à noite, por exemplo, além de utilizar a luz apenas em algumas fases do crescimento das plantas e direcionar as ondas para “programar” o cultivo.
Fazenda Urbana 4.0-Trazendo os conceitos da Indústria 4.0 para a Fazenda Urbana, um software desenvolvido exclusivamente para o projeto faz o monitoramento, a operação e a gestão de todos os processos.
A tecnologia permite controlar a temperatura, a luminosidade, a umidade, a condutividade e o PH da água. O sistema é online e possibilita o acompanhamento em tempo real de qualquer dispositivo conectado à internet.
Uma série de experimentos técnico-científicos foram conduzidos no laboratório de testes montado e equipado no SENAI CIMATEC pela equipe técnica do projeto. Os resultados obtidos com a utilização do sistema de iluminação LED proposto foram promissores, chegando a reduzir o ciclo de cultivo da alface em até 40% em relação ao cultivo convencional.
Ao fim do projeto foi possível definir combinações de iluminação LED ideais para o cultivo de alface e tomate, cuja eficiência foi comprovada em testes laboratoriais.
Além disso, o sistema aeropônico desenvolvido e o nível de maturidade alcançados no projeto fazem dele a primeira iniciativa nacional com potencial real de produção comercial em larga escala em um curto espaço de tempo.
“Ao promover a alimentação saudável na Empresa e mostrar processos sustentáveis de plantio com a Fazenda Urbana, a Mercedes-Benz incentiva as pessoas à mudança de hábitos que vão ao encontro de uma melhor qualidade de vida”, conclui Santiago.