sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Como envenenar um automóvel

O que os automóveis compactos usados em competições têm em comum com os urbanos? A carroceria. No mais, a originalidade fica por conta dos preparadores, responsáveis por “envenenar” os carros.

- Publicidade -

A transformação de automóveis só é permitida por lei para veículos de corrida. Embora alguns Detrans, como o de São Paulo, permitam a legalização de carros modificados, mediante laudo técnico de oficinas credenciadas pelo órgão e do Inmetro, comprovando que as mudanças não comprometem a segurança do veículo. Em Pernambuco, as alterações de motor e de suspensão em carros de rua são proibidas.

Para os que apreciam um ‘carrinho nervoso’ (mesmo não podendo ter um), vamos mostrar como é feito o preparo em um carro de competição.

Antes de mexer no motor, o automóvel passa por mudanças internas radicais. É totalmente “depenado”.

A retirada dos bancos e painel, segundo Carlos Alberto Monteiro, da Federação Pernambucana de Automobilismo, é necessária para diminuir o peso do automóvel, evitar risco de incêndio, além de deixá-lo com 850 quilos.

- Publicidade -

O habitáculo (interior) é protegido por barras de ferro (santantônio) na parte traseira e laterais das portas.

O volante é substituído por outro de menor diâmetro, o banco do motorista ganha um assento duro, com cinto de cinco pontas.

Por fora, os pneus de 175/65 são substituídos pelos largões 205/50 e o escape é dimensionado para permitir o aumento de 10% de rendimento do motor – o diâmetro do tubo de escapamento é uma vez e meia o do original.

FORÇA – A “pérola” está debaixo do capô. O motor de 1.6 de 16 válvulas ganha potência de um 2.0.

O propulsor passa de 106 cv para 163cv. Em ação, ele supera a velocidade de 188 km/h, chegando a marca dos 240 km/h.

- Publicidade -

Para isso, explica Monteiro, é feita a substituição dos comandos de válvula e de admissão, por outros, específicos de competição. O cabeçote é rebaixado para obter maior taxa de compressão.

Para permitir mais força ao motor, os pistões são trocados por um de diâmetro maior.

“É feito um trabalho de equalização de peso e balanceamento dinâmico para que o motor não sofra vibrações e perda de potência”, ressalta o diretor da Federação Pernambucana de Automobilismo.

Para melhorar a lubrificação do motor e o sistema de arrefecimento, é feita a troca da bomba de óleo por outra de pressão superior. Completando as alterações, o sistema de injeção eletrônica tem que ser reprogramado.

“As curvas de avanço e de tempo da injeção são alteradas para melhorar o fluxo de combustível nas câmaras de combustão, tornando a mistura mais apropriada e aumentando a potência do veículo”, ensina Carlos Alberto Monteiro.

Há ainda, a necessidade de retirada do elemento filtrante do filtro de ar para melhorar a aspiração do motor. Os bicos injetores e o corpo de borboleta são os originais.

Por fim, a geometria da suspensão traseira e dianteira (cárter, câmber) é modificada, bem como os amortecedores e molas – trocados por outro de maior pressão para evitar o movimento e permitir mais estabilidade.

O custo para “apimentar” o Palio 1.6 é de R$ 6 mil. Vale a pena para quem gosta de versões bravas e esportivas. Mas, em termos de consumo, o Palio 1.6 transformado bebe muito. Faz 3,5 em com um litro de gasolina.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança