Água e Óleo
O superaquecimento é um dos maiores inimigos do motor. Por isso, antes de viajar, observe os níveis de água e óleo. Para uma checagem perfeita, mantenha o carro em um terreno plano e com o motor frio.
O nível do óleo deve estar rigorosamente entre os limites máximo e mínimo da vareta de medição (em geral, são dois pequenos traços no final da vareta).
O Manual do Proprietário traz a quilometragem ideal para a troca rotineira do óleo e dos filtros. Sempre que possível, faça a substituição completa.
Evite misturar óleos de marcas distintas ou com tempo de uso diferente. Com o passar do tempo, o óleo perde parte de suas propriedades anticorrosivas e antitérmicas.
Cuidado extra deve ser tomado com o filtro. Se estiver muito contaminado, vai “sujar” o novo óleo que passa a circular no motor. A água é outro item vital para o motor. Também exerce papel fundamental na refrigeração.
Motores que não utilizam radiadores selados precisam de verificação constante.
No mercado, além do aditivo ACDelco, há outras marcas de aditivos para radiadores que evitam não apenas a corrosão e o superaquecimento, mas até o congelamento (boa dica para quem pretende rodar por lugares com temperaturas muito baixas).
Faróis, lanternas e limpador de pára-brisas – Ver e ser visto-Esse é o princípio básico da segurança.
Faróis, lanternas e limpador de pára-brisas devem estar em boas condições e têm de ser usados corretamente. Ao fazer uma conversão, um carro pode tornar-se perigoso se o motorista esquecer de acionar as setas.
O mesmo acontece com os faróis. Uma vez desregulados, ofuscam quem vem em sentido contrário e impossibilitam uma visualização perfeita do que o motorista tem à sua frente.
Freios
Tão importante quanto ter um carro com ótima aceleração, é saber que está em boas condições para frenagens de emergência.
Se você costuma rodar com seu carro em grandes centros urbanos o ano inteiro, todos os dias da semana, é bom avaliar o estado das lonas, pastilhas de freio e fluido.
Nos congestionamentos, acionamos inúmeras vezes os freios, o que reduz a vida útil desses componentes.
Mesmo quem conta com o moderno sistema ABS no carro, deve estar atento à sua manutenção.
Uma dica para quem já providenciou a substituição das lonas ou pastilhas dos freios, e deseja que mantenham o máximo de eficiência, é utilizar o freio do motor (marcha reduzida) principalmente em descidas de serra.
Também é bom lembrar que os freios ABS servem para manter a dirigibilidade e não apenas para parar mais rápido.
Diminuir a velocidade do veículo utilizando a redução racional das marchas é sinônimo de economia e segurança. Tentar manter a velocidade constante ao longo do trajeto (evitando arrancadas fortes e frenagens bruscas) poupa o sistema de freios e a suspensão de maiores esforços.
Com aditivos adequados, rode melhor e gaste menos
Utilizar corretamente os vários tipos de aditivos, na hora de abastecer o tanque de combustível ou trocar o óleo do motor, é o segredo para que os proprietários de veículos e motoristas consigam reduzir os gastos com sua manutenção, melhorar o desempenho do motor e economizar em consumo e troca de peças.
Aditivo não é supérfluo. É uma forma de manutenção preventiva. Os aditivos agem diretamente sobre as causas do desgaste excessivo de peças e componentes dos veículos, como a formação de depósitos no sistema de lubrificação e de admissão de combustível, falhas na lubrificação – especialmente em partidas a frio –, corrosão no sistema de refrigeração do motor etc.
Não utilizar aditivos como forma de economia é, na verdade, uma maneira de gastar muito mais ao fazer a manutenção do veículo ou nas revisões periódicas.
Além disso, os aditivos promovem economia de combustível e diminuem a emissão de poluentes, o que deve ser uma preocupação de todos, principalmente nos grandes centros urbanos.
Veja como é fácil saber se o aditivo utilizado está dando resultado:
Verifique se foi reduzida a emissão de poluentes; se aumentou o desempenho do motor ou caiu o consumo de combustível.
Em um nível mais profissional, mecânicos poderão constatar se houve redução no desgaste das peças, e se não há depósitos nos sistemas de lubrificação e de admissão de combustível.
Os aditivos têm, como principal função, manter e restaurar as condições originais dos sistemas mecânicos, garantindo que continuem funcionando em sua faixa ótima de desempenho.
Aditivo evita falhas na injeção eletrônica
A injeção eletrônica dos veículos corre um perigo constante: o entupimento do orifício por meio do qual o combustível é injetado para o interior do cilindro (câmara de combustão).
Depósitos de impurezas e borras formados no sistema de injeção do combustível podem obstruir essa passagem, e aí ocorrerão falhas de funcionamento, o que só poderá ser corrigido por uma limpeza periódica nos bicos injetores.
Para se evitar esses transtornos, deve-se utilizar o aditivo adequado, que mantém o bico injetor funcionando em seu melhor desempenho.
A limpeza de bicos injetores em uma oficina é uma operação complexa e demorada.
Por isso, é muito mais prático e descomplicado utilizar aditivos que evitem e limpem a formação de depósitos nos bicos injetores.
Mecânica Online