sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Salvando vidas brincando: Informações importantes:

A velocidade é uma das principais causas de mortes no trânsito, uma vez que o peso normal de objetos e pessoas aumenta com o impacto.

Um veículo a 80km/h necessita de uma distância de 60m (quase um campo de futebol) para parar totalmente após acionar os freios. Mesmo a 50km/h, o veículo percorre uma distância de 30m após a frenagem

- Publicidade -

Durante o último ano, o DETRAN, a EMTU e o BPTran têm investido em campanhas educativas, instalação de equipamentos e reforçado a fiscalização nas faixas de pedestre.

Foram instaladas 110 novas faixas e 56 semáforos para travessia de pedestres, realizadas campanhas permanentes através dos arte-educadores nas vias e a fiscalização tem trabalhado intensivamente peo respeito à faixa.

Como primeiro resultado, a EMTU constatou que houve uma redução de 32% no número de vítimas fatais por atropelamento no Grande Recife em 2000.

- Publicidade -

A campanha de velocidade contará com a ajuda dos já conhecidos arte-educadores – que irão ostentar placas indicando os limites de velocidade nos corredores de grande fluxo de veículos – outdoors, anúncios nos jornais e nas rádios da RMR.

Durante a semana, os já conhecidos palhacinhos da faixa irão estar também entre os cruzamentos de maior fluxo de veículos ostentando as placas educativas e pedindo “calma” aos motoristas pernambucanos.

Informações adicionais :
Objeto Peso Normal Peso relativo (com o impacto)
Lápis 20 gramas 1,11 quilos
Caixa de cerveja 18 quilos 1.000 quilos
Filmadora 08 quilos 44,4 quilos
Telefone celular 300 gramas 16,7 quilos
Mochila 05 quilos 277 quilos
Cachorro 08 quilos 444 quilos

- Publicidade -

Bater o carro a 60 km/h é como cair de um prédio de quatro andares. A 80km/h, o impacto equivale a uma queda livre de 25 metros. Mesmo a 20 km/h o impacto equivale a uma força superior até 15 vezes o peso do ocupante do veículo.

Em uma colisão a 50km/ h, os corpos são projetados com força 20 vezes superior ao peso de cada pessoa.

Desta forma, um bebê de 10 kg equivalerá a 200 kg, sendo impossível segurá-lo, caso ele esteja no colo.

Um adulto de 60kg que segura este mesmo bebê irá esmagá-lo, pois com o impacto, seu peso relativo será quivalente a 1,2 tonelada.

Agosto : Volta às aulas

Pela primeira vez, o DETAN optou por fazer um trabalho diferente e levou os arte-educadores para dentro das salas de aula, pátios e quadras.

Em uma mini-palestra, educadores de trânsito da equipe do DETRAN passam dicas de segurança aos alunos que assistiriam, após a palestra, uma apresentação dos palhacinhos da faixa.

A ação tem como objetivo atingir os futuros motoristas e pedestres. São distribuídos brindes tais como réguas, revistinhas em quadrinhos e material educativo (palavrinhas cruzadas e jogo dos sete erros, todos alusivos a trânsito).

Dados curiosos – Paralelamente à ação de conscientização das crianças, o DETRAN/PE mantém em 106 escolas, desde o ano passado, o Programa Educação de Trânsito no Ensino Fundamental – PET/EF, responsável pela capacitação de 1.714 professores que ministram ensinamentos de educação de trânsito a 46 mil alunos em Pernambuco.

A ação de volta às aulas foi tão bem recebida que, projetada para funcionar durante uma semana, aconteceu durante todo o mês de agosto, estendendo-se por setembro e outubro a pedido das escolas.

Apenas no primeiro mês de ação, 47 mil crianças foram atendidas em 47 estabelecimentos de ensino.

Até hoje, o DETRAN atende a pedidos de forma gratuita, bastando, para isso, que as escolas entrem em contato com o órgão e solicitem o serviço.

05 de setembro – amigos especiais – Arte-educadores do DETRAN participam do Desfile Cívico dos 300 alunos da Escola Especial Ulisses Pernambucano, especializada no atendimento a crianças com deficiência mental.

Com a ação, os arte-educadores dão continuidade à conquista de novos amigos especiais, uma vez que os palhacinhos da faixa já realizaram ações educativas no Instituto dos Cegos e no Centro Educacional Concórdia do Recife, instituição especializada no atendimento a crianças com deficiência auditiva.

07 de setembro – ação verão – a partir deste final de semana, os palhacinhos começaram a atuar nas avenidas litorâneas da RMR para orientar turistas e banhistas sobre a forma de se portar nas vias.

A ação acontece aos sábados e domingos e se estenderá até fevereiro de 2001.

09 de setembro – Homenagem da Igreja Messiânica – Neste domingo (09.09), a Sede do Movimento Messiânico – Mokiti Okada, homenageou o Governo do Estado, através do DETRAN, pelo Projeto Vida no Trânsito, campanha educativa que vem sendo desenvolvida há um ano na Região Metropolitana do Recife (RMR).

17 de setembro – Comemoração de um ano de Vida no Trânsito – Nesta data, o Governo de Pernambuco vai celebrou, junto com a sociedade, um ano do Projeto Vida no Trânsito.

Para comemorar a data, arte-educadores e diversas instituições que apoiaram a campanha foram homenageados em uma solenidade na avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, às 9h30.

18 de setembro – Lançamento da Semana Nacional de Trânsito 2001 (duração : 18 a 25 de setembro. Tema álcool X Trânsito). Em Pernambuco, foi lançada a campanha “100% Sóbrio: Só dirija se estiver assim.

Os artistas foram às ruas com tulipas de chopp e nos bares o DETAn atuou com o Amigo da Vez, campanha em parceria com o Governo Federal que pretende incentivar a um voluntário em cada grupo de amigos que se torne o Amigo da Vez, aquele que irá se abster de bebidas alcoólicas para levar todos em segurança para casa

Curiosidade: o Governador Jarbas Vasconcelos foi pego de surpresa em um bar visitado pela caravana do Amigo da Vez, que atua em dez bares a cada sexta e sábado.

A ação aconteceu no bar Marinho’s e o Governador, segundo consta das colunas sociais, tinha ido de táxi ao bar.

18 de setembro – arte-educadores se preparam para receber turistas na abertura do verão – Entre os dias 18 e 21 de setembro, vinte arte-educadores do DETRAN irão receber aulas de inglês fundamental.

Palestras – mesmo antes do projeto, várias palestras foram ministradas tanto para os participantes do projeto como para o público em geral.

Estiveram em Recife o professor Davi Duarte, da Universidade de Brasília (Unb), Coronel Maynardi, do Comando de Policiamento de Trânsito do Distrito Federal.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn