A grande diferença do Salão de Detroit para eventos do mesmo gênero é a quantidade de carros conceituais apresentados na feira, este ano, estimados em cerca de 700.
Mantendo a tradição dos anos anteriores, todas as montadoras revelaram seus protótipos no gigantesco pavilhão do Cobo Hall, antecipando as tendências que irão nortear o futuro da indústria automobilística mundial.
No estande da alemã Mercedes-Benz (pertencente à Daimler Chrisler), quem brilhou foi o protótipo híbrido Vision GST, que mistura elementos variados e possui um formato inédito.
Voltado à família, o veículo transporta seis passageiros com folga e é equipado com acessórios e itens luxuosos, tais como painéis em alumínio e vidro escuro, DVD, CD e videogame.
O estilo do Vision GST causa impacto, tanto pelas suas linhas futuristas, quanto pelas portas em formato borboleta, que se abrem em direção oposta ao convencional.
A Daimler Chrisler aposta também na sua nova linha Jeep exibida no salão.
O mais novo representante da marca atende pelo nome de Compass, que adotou a proposta de reestilização da companhia para a série, cuja característica são os faróis redondos e a grade tracejada, além do luxo do acabamento interno em couro verde e Gore Tex, material sintético de fácil limpeza.
Construído sobre a plataforma do Liberty, o jipe de teto rígido e três portas é adaptado para todo tipo de terreno, possuindo tração 4×4 e motor V6 de 3.7 litros.
Razor – Em mais uma marca da DaimlerChrisler, a Dodge, a estrela é o conceitual Razor, inspirado nos modelos esportivos europeus da década de 60 (principalmente o Super 8 Hemi) e que utiliza o nome de um tradicional fabricante americano de ciclomotores e bicicletas.
Destinado aos consumidores mais jovens, o automóvel (sic) não traz estepe; no lugar entram dois scooters que, acreditam os projetistas da máquina, servem para locomoção, caso fure um pneu.
A Volkswagen mantém o perfil de lançar pelo menos um carro-conceito anualmente em Detroit. Em 2000, foi a picape AAC, seguida pela nova Kombi. Para este ano, a montadora reservou o híbrido Magellan, que se situa na fronteira entre minivan e utilitário esportivo e tem capacidade para transitar em diferentes condições.
O protótipo foi configurado com três fileiras de assentos, sendo que o banco traseiro é retrátil e pode ser acoplado ao assoalho, e seu desenho externo em nada lembra o estilo sóbrio dos modelos atuais da montadora.
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