A Volkswagen acaba de realizar um dos mais severos testes já feitos com carros movidos a célula de combustível. O Bora HY.POWER, de 102 cv de potência, cruzou o estreito de Simplon, entre a Suiça e a Itália, a mais de 2005 metros de altitude.
O mesmo teste envolveu outro Bora TDI movido a SunFuel® combustível alternativo que, dentro da estratégia de combustível da Volkswagen, representa um dos primeiros passos para a introdução da célula de combustível.
O protótipo Volkswagen venceu as íngremes estradas que ligam os dois países com o mesmo desempenho de um carro de produção em série de mesma potência. As baixas temperaturas ambientais ampliaram a dificuldade do teste.
Esse, inclusive, foi o objetivo da engenharia Volkswagen e do Instituto Paul Sherer (PSI), de Zurique, na Suíça, que desenvolveram a célula de combustível com duas inovações.
A primeira delas é o uma nova membrana, de custo de fabricação mais baixo do que as atualmente conhecidas.
A outra são os capacitores especiais que armazenam energia adicional, podendo ser usada em períodos curtos, como numa aceleração forte, em ultrapassagens, ou para vencer rampas íngremes.