Habilidade no volante, dirigir com responsabilidade e dispensar atenção máxima ao trânsito são atitudes que identificam o bom motorista, mas não garantem total segurança.
Para isso é necessário conhecer mais intimamente o automóvel.
Saber o que é e para que serve determinado componente é a única maneira que o motorista tem para tirar melhor proveito e rendimento do equipamento.
Além disso, o conhecimento mais técnico também ajuda o usuário a enfrentar com sucesso algumas situações de emergência.
Avalie o seu conhecimento em relação aos principais itens do veículo e confira algumas dicas importantes que, sem dúvida, serão úteis em muitas ocasiões, como na viagem de férias com a família:
Motor – como se sabe, o motor é o componente mais caro do automóvel. A quebra de qualquer peça interna vai pesar no bolso do usuário. Como normalmente não existe quebra-galho para esses casos, a manutenção preventiva é vital para o motor.
O primeiro passo nesse sentido é fazer a verificação do nível do óleo pelo menos uma vez por semana e a sua troca na quilometragem correta. Determinados ruídos também são sintomas de anomalias no motor.
Por exemplo: o barulho de duas peças metálicas batendo uma contra a outra pode ser de bielas e mancais com folga.
A fumaça azulada que sai do escapamento, por sua vez, indica queima de óleo por causa de anéis, pistões ou camisas desgastados e, conseqüentemente, também com folgas.
Cabeçote – é o componente que trabalha na parte superior do bloco do motor, onde se localiza a câmara de combustão.
A partir da explosão gerada pela mistura ar/combustível, os pistões movimentam-se para cima e para baixo e geram assim a força motriz que irá movimentar o carro.
É, portanto, um componente que opera sob forte pressão e pode apresentar vazamentos de óleo, que normalmente são detectados com o motor a frio, antes da primeira partida do dia – com o bloco quente, o óleo que vaza desaparece rapidamente.
Os locais a serem verificados estão abaixo da linha de cintura da tampa de válvulas (em cima do cabeçote) e na junção da parte inferior do cabeçote com o bloco do motor.
Quando há qualquer sintoma anormal no motor relacionado tanto a ruídos como a vazamentos, a melhor providência é levar o carro ao mecânico de confiança para evitar despesas extraordinárias mais tarde.
Direção hidráulica – é um componente que representa conforto e prazer ao dirigir. Para reduzir o esforço a ser feito pelo motorista no volante, o sistema possui uma bomba, acionada pelo motor por meio de correia, que fornece óleo sob alta pressão, com o auxílio de um dispositivo ligado ao sistema de direção.
Surgiu nos Estados Unidos, no começo dos anos 50, fruto da necessidade de facilitar as manobras com carros de grande porte.
A manutenção é simples: verificar com freqüência a condição da correia que aciona a bomba e o nível do reservatório de óleo, específico para sistemas hidráulicos.
Alternador – muitos problemas costumam ser atribuídos à bateria, mas nem todos os motoristas se lembram de que esse equipamento é alimentado por outro, o alternador, responsável pelo fornecimento de eletricidade para vários componentes, como motor de arranque, luzes, ventilador e rádio.
Acionado por correia, o alternador exige manutenção mínima. Basta fazer a troca das escovas que trabalham em contato com o eixo e transmitir a corrente que se forma em seu interior.
As escovas têm vida útil longa. Entretanto, quando gastas, deixam de recarregar a bateria.
Percy Faro – Diário Online