Veículo esportivo exclusivo que carrega a grife Renault Sport, o Clio V6 adota o mesmo estilo que o Clio última geração. Associando esportividade e fluidez, seu design único contribui para a eficiência do conjunto.
Graças as numerosas evoluções, o Novo Clio V6 alia prazer de dirigir e desempenho raro. O carro acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.
O Clio V6 recebe um novo chassis associado a pneus de 18 polegadas. Equipado com um motor inédito – V6 de 3.0 litros 24V -, o Novo Clio V6 possui 255 cv de potência a 7.150 rpm e 300 Nm a 4.650 rpm.
A caixa de câmbio de seis marchas beneficia-se de um desenvolvimento específico, adotando relações curtas e uma alavanca de câmbio com curso reduzido.
Montado na Alpine, em Dieppe, o Novo Clio V6 será comercializado na Europa no final de 2002, com um alto nível de equipamentos e de qualidade.
Lançado com sucesso em junho de 2001, a nova geração do Clio não pára de progredir e ocupa desde agosto do ano passado o segundo lugar do segmento de carros compactos na Europa Ocidental, e, desde janeiro de 2002, o primeiro lugar no mercado francês.
Veículo que traduz a imagem da linha Renault e emblema da dimensão passional da marca, o Clio V6, por sua vez, evolui profundamente.
Novo Clio V6 : objeto único, prazeres múltiplos
Com sua arquitetura de dois lugares com motor V6 na posição transversal central traseira, o Novo Clio V6 é um veículo esportivo exclusivo, destinado a oferecer o máximo prazer: prazer de possuir um veículo diferente e prazer de dirigir um novo chassi ágil e seguro, que combina um motor expressivo de 255 cv com uma caixa de câmbio esportiva.
Com um design único e distinto, o Novo Clio V6 apresenta uma parte dianteira ainda mais incisiva, com a adoção do estilo da última geração do Clio. Pára-choque, grade frontal, capô e faróis de óptica dupla, com lâmpada de xenônio.
Muito alongados, esses faróis se inserem em novos pára-lamas dianteiros, agora mais largos, que recebem pneus de 18 polegadas montados em rodas “Superturismo”, com acabamento brilhante. A distância entre os eixos foi aumentada, o que afastou ainda mais as rodas para os cantos do carro, o que reforça seu aspecto esportivo.
O design da parte traseira também evoluiu. A antena, mais curta, é deslocada para a parte posterior do teto e os faróis traseiros são do tipo “cristal”.
O logotipo aparece no centro da tampa traseira e integra a abertura do compartimento do motor. O novo aerofólio, alongado e sobrelevado, prolonga a linha de fuga do teto.
Marca da grife Renault Sport, o escapamento duplo cromado e as grades de entrada de ar, com uma grande malha, dão um acabamento mais esportivo.
Estas grades aumentam o fluxo de ar para as novas conchas laterais com acabamento em Cinza “Titane”. A parte baixa do pára-lama, bastante perfurada, otimiza o resfriamento do motor.
Além de seu caráter especial, este novo design caracteriza-se por sua fluidez.
O pára-lama liso, com a parte inferior vertical prolongada por uma lâmina rígida, permite melhorar o escoamento do fluxo de ar. Unidos ao novo aerofólio da porta traseira, os apoios aerodinâmicos foram ampliados para uma maior eficiência.
Um novo chassis associado a um conjunto motriz expressivo
O novo chassis do Clio V6 beneficia-se de uma definição mais esportiva, que associa rigidez e progressividade. A bitola dianteira foi aumentada, e a barra estabilizadora, com diâmetro maior, amplia a eficiência do conjunto.
A cinemática do eixo traseiro foi inteiramente reformulada, adotando-se um novo berço. Graças aos novos pontos de fixação e braços radiais mais longos, a roda traseira foi recuada. O acréscimo de uma barra estabilizadora, aumenta significativamente a progressividade das reações em conduções mais esportivas.
Uma distribuição equilibrada de carga entre as rodas dianteiras e traseiras permitiu uma calibragem perfeita das molas, garantindo o controle otimizado da carroceria. Estas novas molas oferecem um bom nível de conforto de rodagem associado a uma estabilidade exemplar.
Este novo chassis repousa sobre pneus Michelin Pilot Sport de 18 polegadas, desenvolvidos especificamente para o Novo Clio V6.
Eles oferecem uma maior rigidez de direção para uma maior precisão e uma melhor sensação ao dirigir. Já utilizado no modelo anterior, o sistema de frenagem ABS é beneficiado pelo potencial de aderência superior desses novos pneus.
Graças ao novo berço traseiro, as novas regulagens do eixo dianteiro e as rodas de 18 polegadas, a distância entre os eixos foi aumentada.
Estas novas dimensões, maiores, aumentam de forma significativa o potencial de passagem para a curva e a estabilidade de apoio. Junto com os desenvolvimentos aerodinâmicos, eles também otimizam a estabilidade na linha reta.
O motor V6 de 3.0 litros evoluiu muito para que seu caráter esportivo fosse aumentado. Desenvolvendo 255 cv (87kW) de potência a 7.150 rpm, este motor gosta de regimes altos. Ele também é muito confortável em regimes normais, com uma grande regularidade da curva do torque e um valor máximo de 300 Nm em 4.650 rpm.
A parte alta do motor, da entrada do filtro de ar até a câmara de combustão é nova, favorecendo o enchimento em regimes médios e altos. Uma câmara plena com válvulas integradas, repartidores com mecanismos de condutores de admissão curtos e uma árvore de cames de admissão, tipo eixo de comando, foram desenvolvidos.
Este eixo de comando dispõe de cortes mais pontudos, que resultam numa elevação maior e mais rápida das válvulas. As molas das válvulas estão reforçadas para um melhor controle da elevação. Os alteradores de árvore de cames na admissão foram conservados.
A alimentação da gasolina foi modificada por meio de uma nova rampa de injeção dupla, com injetores de maior vazão.
O funcionamento da centralina de gerenciamento eletrônico do motor foi otimizado e a nova calibragem caracteriza-se por uma gestão mais fina das fases transitórias, com melhor controle da resposta do acelerador.
O uso de novos catalisadores permite alcançar o nível IF Euro 4, conservando-se a contra-pressão e emissões acústicas de melhor nível.
No Novo Clio V6, a caixa de câmbio de seis velocidades “PK6” teve um desenvolvimento específico para o modelo.
Uma alavanca de câmbio com curso reduzido (engates mais próximos e precisos), aliada a um diferencial mais curto e novas relações para a 1ª, 2ª e 3ª marchas, acentuam de forma significativa o prazer de dirigir.
A acústica do Novo Clio V6 foi especialmente trabalhada, resultando em uma sonoridade esportiva que acentua o prazer de dirigir. O “ressonador” trata os ruídos de admissão em regimes altos, e a adoção de um pára-brisa isolante permite eliminar os zumbidos.
Generoso em equipamentos
Destinados a uma clientela de apaixonados, que seu antecessor já tinha conquistado com 1.630 exemplares produzidos em 20 meses, o Novo Clio V6 é montado em Alpine, Dieppe, a partir de carrocerias provenientes de um departamento específico da usina de Flins. O Novo Clio V6 beneficia-se dos padrões de qualidade oriundos da produção industrial Renault e da experiência dos funcionários da Fábrica Alpine em Dieppe, com uma produção diária de 12 veículos.
O conforto a bordo aumentou muito graças ao novo painel de instrumentos revestido, com um design elegante e dinâmico. A sensação produzida pelo toque dos tecidos e dos comandos confirmam esta sensação.
Os assentos em couro com o logotipo Renault Sport bordado, o volante de couro com apoio para os polegares, o acabamento em alumínio para a manopla da alavanca de câmbio e para os pedais, as novas soleiras com a grife Renault Sport, dão personalidade ao ambiente interno.
No Novo Clio V6, o acabamento do volante, na cor da carroceria, assim como as molduras do painel de instrumentos e da coluna central, finalizam esta apresentação esportiva.
Novos equipamentos de segurança e de conforto a bordo aparecem. Em matéria de segurança, o Novo Clio V6 dispõe de reforços de estrutura no Clio de última geração e uma variedade completa de equipamentos de segurança ativa e proteção aos ocupantes: freios ABS, faróis com lâmpada de xeno, air bags duplos frontais adaptativos, associados a cintos equipados com limitadores de esforços e pré-tensionadores, air bags laterais cabeça-tórax.
Graças à “multiplexagem”, o novo Clio V6 recebe uma grande variedade de equipamentos de conforto e conveniência, tais como um sensor de chuva acoplado ao sensor de luminosidade ou ar-condicionado com visualização digital.
Um novo rádio topo de linha 4x 40W com CD player e disqueteira para seis discos sob o banco do motorista, encontra-se disponível.
O Novo Clio V6 será comercializado na Europa no fim deste ano e estará disponível em três cores de carroceria: cinza, azul e vermelho.