A Volvo Cars, líder global em segurança automotiva, estabelece novos padrões de segurança e tecnologia com a empresa Luminar.
A parceria fornecerá a primeira tecnologia totalmente autônoma da Volvo para rodovias e abre caminho para futuros desenvolvimentos de segurança ativa.
A Luminar irá disponibilizar sua tecnologia, chamada LiDAR, para a próxima geração de veículos Volvo com a nova plataforma SPA 2.
Todos estarão preparados para receber o hardware de condução autônoma a partir do início da produção em 2022, com o dispositivo Luminar LiDAR integrado ao teto do carro.
Além disso, os carros com a plataforma SPA 2 poderão ter seus softwares atualizados a qualquer momento através da nuvem, se o consumidor assim desejar.
E o recurso Highway Pilot, primeira tecnologia de condução autônoma em estradas, será ativado assim que seja verificado ser seguro para locais e condições geográficas específicas.
O LiDAR é um uma espécie de “radar a laser” que mede distâncias em relação a objetos ao redor do veículo.
O sistema da Luminar pode medir distâncias além de 250m, dando aos carros autônomos tempo para tomar decisões seguras em ambientes de tráfego complexos.
“A condução autônoma tem o potencial de ser uma das tecnologias mais importantes da história, se introduzida com responsabilidade e segurança”, disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars.
“Fornecer aos nossos futuros carros a visão necessária para tomar decisões seguras é um passo importante nessa direção”.
Além da funcionalidade do Highway Pilot, ambas empresas também estão explorando a melhoria de futuros sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), com o potencial de equipar todos os futuros carros baseados no SPA2 com um sensor LiDAR como padrão.
Como funciona
A tecnologia da Luminar é baseada nos sensores LiDAR de alto desempenho, que emitem milhões de pulsos de luz laser para detectar com precisão onde estão os objetos, digitalizando o ambiente em 3D e criando um mapa temporário em tempo real sem a necessidade de conexão com a Internet.
O LiDAR é fundamental na criação de carros que podem navegar com segurança no modo autônomo, proporcionando a visão e a percepção confiáveis que câmeras e radares por si sós não podem fornecer.
O LiDAR é a base ideal para a tomada segura de decisões em ambientes complexos em alta velocidade.
Para ativar o recurso Highway Pilot, a tecnologia de percepção da Luminar será combinada com o software de condução autônoma e as câmeras, radares e sistemas de backup para funções como direção, frenagem e energia da bateria instalados nos próximos carros Volvo.
Juntos, o conjunto oferece aos usuários da Volvo acesso a recursos seguros e totalmente autônomos para uso em rodovias.
“Em breve, os veículos Volvo poderão dirigir autonomamente em rodovias quando o carro determinar que é seguro fazê-lo”, disse Henrik Green.
“Nesse momento, o veículo assume a responsabilidade pela direção e você pode relaxar, tirar os olhos da estrada e as mãos do volante*. Com o tempo, as atualizações expandirão em nuvem as áreas em que o carro pode dirigir sozinho. Para nós, uma introdução segura da autonomia é também uma introdução gradual.”
Como parte do anúncio, a Volvo Cars e a Luminar estão aprofundando sua colaboração para garantir em conjunto industrialização e validação robustas da tecnologia LiDAR da Luminar para produção em série.
A Volvo Cars também assinou um acordo para aumentar possivelmente sua participação minoritária na Luminar.
Para a Luminar, sediada no Vale do Silício, a parceria com a Volvo Cars representa a primeira entrega de sua tecnologia para produção em série.
Este é um passo fundamental para alcançar as economias de escala necessárias para levar a tecnologia à indústria automotiva em geral.
“A Volvo é reconhecidamente a pioneira em segurança automotiva, tendo impulsionado a padronização em todo o setor para as mais avançadas tecnologias de segurança”, disse Austin Russell, fundador e CEO da Luminar.
“A próxima era está na direção autônoma e, mais uma vez, a Volvo assumiu a liderança com um grande marco no setor. Resolvemos os principais desafios de custo, desempenho e níveis de autonomia para possibilitar a produção em série e, juntamente com a Volvo, disponibilizamos a tecnologia ao mundo.”