Manter o carro limpo e bem conservado contribui com o aumento do valor de revenda, além de ser importante para a durabilidade da carroceria e de vários outros componentes.
Na hora da lavagem, é preciso tomar alguns cuidados para não causar danos à pintura ou até mesmo ao motor, principalmente os equipados com sistema de injeção eletrônica, mais sensíveis à ação da água e dos produtos químicos como óleo de mamona, diesel e querosene. Acompanhe como fazer para não transformar a intenção de ver o carro brilhando em uma enorme dor de cabeça.
Antes de molhar o carro, escolha um lugar à sombra para não manchar a pintura. Com um pano macio embebido numa solução de água e sabão neutro, retire a sujeira sem esfregar demais a carroceria. Comece pela capota, deixando as rodas por último, já que acumulam mais sujeira.
Enxaguar é a próxima etapa, que também deve começar pelas partes mais altas do carro em direção às rodas. Enquanto a água evapora naturalmente, dê mais brilho aos pneus com a ajuda de uma esponja e um pouco de limpa-pneu de boa qualidade. Complete o serviço terminando de enxugar a carroceira com um pano limpo e seco que não cause riscos.
Ao abrir o capô, saiba que “o motor não foi feito para ser lavado”, explica Roberto Bertin, gerente técnico da BGM Franchising, franqueadora master da Precision Tune no Brasil. “Com a lavagem, deve-se saber que os prejuízos podem variar de R$ 30,00 a R$ 1.000,00”, completa.
Os danos vão desde pequenas falhas no momento da partida até uma pane geral. Quando o motor estiver muito sujo é recomendável que a lavagem seja feita somente com água, evitando jatos fortes e sem adicionar produtos químicos. Além disso, é importante proteger com plástico os sensores eletrônicos e os componentes da parte elétrica.
O estofamento deve ser limpo com uma escova de cerdas macias e um aspirador de pó. Caso encontre muita sujeira, os limpa-estofados domésticos podem ser usados seguindo as instruções do fabricante, inclusive nos tapetes acarpetados.
Para conservar o painel e as partes de borracha, passe uma flanela com um pouco de silicone líquido. Deixe os vidros mais limpos usando folhas de jornal e limpa-vidros, já que não soltam fiapos e absorvem bem a umidade. No volante, use apenas um pano úmido.