segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Nos Salões internacionais, motores turbinados são destaque

A tendência da sobrealimentação de motores foi o destaque nos principais salões internacionais realizados este ano, como os de Detroit e Genebra, duas das mais tradicionais exposições do setor automotivo mundial.

A maioria dos modelos esportivos, cupês e até sedãs de luxo apresentados pelas principais empresas comprovaram a tendência mundial da turboalimentação, neste início de século.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Para Celso Samea, diretor de Engenharia da Garrett do Brasil, o grande número de automóveis equipados com turbo observado em Genebra confirma as previsões da empresa sobre a ampliação do uso desse recurso para a alimentação de motores.

Samea explica que as pesquisas realizadas pelos laboratórios da Garrett demonstram a tendência da sobrealimentação, cujas vantagens principais são o “Downsizing”, que é o uso de motor de menor tamanho, liberando espaço no compartimento destinado ao conjunto mecânico; melhor desempenho, com vantagens em torque e potência; economia de combustível e redução nas emissões de gases que agridem o meio ambiente e, principalmente, a camada de ozônio que protege o planeta.

Entre as novidades de Genebra, a Opel (divisão européia da GM), apresentou o Signum Speedster Turbo, com motor 2,0 litros, da família Ecotec. Alimentado por sistema Garrett, tem potência de 200 cv.

- Publicidade -

A velocidade máxima do Signum Speedster Turbo é de 230 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

A DaimlerChrysler mostrou o novo Mercedes-Benz CL 65, o mais potente modelo desenvolvido até hoje pela divisão esportiva AMG.

Com duas turbinas, o motor V12, de 6,5 litros, tem 612 cv, que permite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Também mostrou o PT Cruiser GT, da Chrysler, com motor turbo com 2,4 litros.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Esse mesmo recurso tecnológico foi utilizado pela Audi, no Nuvolari quattro, que homenageia o ex-piloto italiano, Tázio, um estudo baseado no A8.

Trata-se de um cupê de quatro lugares, com motor V10 biturbo FSI de 5 litros, derivado do Lamborghini. É um modelo equipado com câmbio Tiptronic (automático) de seis marchas, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

A Audi apresentou, ainda, o utilitário-esportivo Pikes Peak quattro, com nome de uma montanha rochosa do Colorado.

Seu motor V-8, com 4,2 litros, já testado no RS6, é alimentado por um biturbo e tem torque de 54 kgfm e potência de 500 cv, suficientes para atingir 100 km/h em apenas 5 segundos – recorde entre os veículos da categoria – e à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

O segredo desse aumento de potência está na injeção direta de combustível, princípio que ajudou o tricampeonato da Audi em Le Mans e que logo chegará aos modelos da marca.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil