A General Motors do Brasil está lançando o Omega 2003, o modelo topo da linha Chevrolet e líder no segmento dos sedãs grandes.
O Omega, importado da Austrália desde 1998, vai além de todas as expectativas. Com um design novo, diferente de tudo já visto na sua categoria.
Suas linhas muito mais fortes, mais refinadas, mais modernas, de proporções harmoniosas, que transmitem status, o verdadeiro perfil do executivo brasileiro, e que, ao mesmo tempo, mantêm a imagem da marca.
“O Chevrolet Omega 2003 é o segundo lançamento da marca no Brasil este ano, e reafirma o empenho da General Motors do Brasil em atender o consumidor brasileiro com a maior e melhor gama de modelos de toda a indústria”, destaca Walter Wieland, presidente da GM do Brasil.
Design externo: linhas mais angulares
O desenho do Omega 2003 ganhou linhas mais angulares e robustas. O perfil retilíneo acentuou o ângulo mais baixo da dianteira, o que melhorou o coeficiente aerodinâmico, passando o Cx de 0,34 para 0,319.
O design é todo voltado para a grade trapezoidal, estabelecendo um visual marcante e de forte caráter.
Na traseira, o destaque fica por conta das novas lanternas em formato triangular que avançam pela lateral.
A tampa do porta-malas foi modificada para acompanhar a modernidade do modelo. O símbolo dourado da Chevrolet arremata com estilo e classe o visual.
O requinte da evolução das linhas do novo Omega 2003 chega até ao renovado desenho dos espelhos que, além de ficarem mais bonitos, foram preparados para diminuir o ruído do vento, bem como reduzir o arrasto aerodinâmico do veículo.
Mudanças nas superfícies da frente e traseira do veículo dão ao sedã uma aparência mais agressiva. O novo design contribui para aumentar sua performance e desempenho.
“Além de ganhar linhas mais robustas e modernas, o Chevrolet Omega CD continua se destacando pelo perfeito equilíbrio e harmonia com seu interior, uma mescla das escolas européia, norte-americana e japonesa, simples porém inteligente, que salta aos olhos”, acrescenta Carlos Barba, Diretor Geral de Design.
Além do já disponível preto Phantom, o Omega será comercializado com duas cores novas, o cinza Storm e o prata Silver. As três cores são metálicas.
Total requinte interno
O visual interno do Omega foi totalmente transformado, sendo enfatizada a sensação de um cockpit, devido aos novos desenhos do painel de instrumentos, console central e volante de direção.
O modelo recebeu acabamento em prata acetinado no console, câmbio, freio de mão, volante e nas saídas do ar condicionado resultando num ambiente moderno e requintado.
O design do painel também valoriza o acabamento, com os instrumentos posicionados para permitir leitura perfeita.
Nele destaca-se o computador de bordo composto por três mostradores de cristal líquido, com 12 funções, várias delas totalmente programáveis, isto tudo em português, o que o torna um dos mais completos em toda a indústria automobilística mundial.
O conforto dos excelentes bancos de couro são valorizados pelo acionamento elétrico das oito funções de regulagem dos bancos dianteiros.
Discretamente nas laterais do console central encontram-se dois porta-copos escamoteáveis. O sistema de som é um capítulo à parte.
Totalmente integrado ao painel, é composto de um rádio AM/FM, tape-deck e CD-changer para seis discos no próprio aparelho, acionando 10 alto-falantes, totalizando 260 W de potência.
O sistema de ar condicionado possui controles digitais, com possibilidade de controles de temperatura independentes para o motorista e o passageiro, além de saídas para o banco traseiro.
Outra novidade é a adoção do Rear Park Assist, um dispositivo que auxilia o motorista em manobras, sendo automaticamente acionado sempre que se engata a marcha ré.
Por meio de quatro sensores ultrasônicos montados no pára-choque traseiro que emitem sons gradativos de acordo com a aproximação dos obstáculos evitando, assim, pequenos acidentes.
Desempenho
Confiável e potente, assim podemos definir, o motor V6 de 3.8 litros, capaz de desenvolver 200 cavalos de potência a 5.200 rpm que oferece um torque de 31 mkgf a 4000 rpm.
A motorização é acoplada a uma transmissão automática de quatro marchas, com três programas, sendo um econômico, um para terrenos de pouca aderência e o esportivo que faz o modelo atingir os 100 km/h partindo do zero em 10 segundos.
“O resultado final do trabalho de desenvolvimento do Omega para o Brasil é motivo de orgulho para todos nós. O projeto foi adequado perfeitamente às condições de rodagem de nossas vias e na exata medida da preferência do consumidor brasileiro em termos de performance, estilo e conforto”, destaca Pedro Manuchakian, diretor executivo de Engenharia LAAM (Latin America, Africa and Middle East).
Outro aspecto importante na determinação das características de rodagem do veículo são as novas rodas de 16 polegadas de diâmetro calçadas com pneus 215/60 R 16V, que conciliam grande capacidade de tração, mas sem perder o conforto.
A suspensão foi recalibrada e rendeu benefícios em conforto, que garantem um excepcional comportamento dinâmico em qualquer condição de piso, em todas as situações de tráfego.
A calibração da suspensão foi baseada nas condições brasileiras de rodagem e comportamento dinâmico para determinar e assegurar uma perfeita condição de uso no Brasil.
O novo Omega 2003 traz uma sensação de dirigir que não guarda nenhuma relação com as suas dimensões. O veículo reage sempre favoravelmente à vontade do seu motorista.
As mudanças na calibração do sistema de direção proporcionaram um aumento na dirigibilidade, melhorando a sensibilidade e controle do motorista em todas as situações e velocidades.
Segurança em primeiro lugar – A segurança é um ponto forte no Chevrolet Omega 2003, tanto nos itens ativos, que reduzem o risco de acidentes, quanto nos itens passivos, que diminuem as conseqüências de um acidente.
Na segurança passiva temos os air bags frontais e laterais, alojados nos encostos dos bancos dianteiros. A carroceria foi desenvolvida com áreas de deformação para melhor absorver a energia do impacto em diferentes ângulos.
O novo Chevrolet Omega 2003 possui módulo de emergência que é acionado automaticamente depois de 10 segundos do disparo do pré-tensionador do cinto de segurança – seu sistema computadorizado corta o funcionamento do motor e da bomba de gasolina, destrava as portas e acende a luz interna do veículo.
Na parte de segurança ativa temos o sistema de freios anti-blocante (ABS) de 5a geração, com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
E o controle de tração (TC) que, no caso de um dos sensores detectar um destracionamento das rodas traseiras, o motor tem o seu torque reduzido.
Se apenas uma das rodas estiver patinando, o freio é acionado somente nesta roda para transferir o torque para aquela com melhor tração.
A bateria também possui um circuito de proteção que impede sua descarga total caso algum equipamento elétrico tenha sido deixado ligado.
Líder de vendas desde 1992 – A Chevrolet mantém a liderança no segmento dos sedãs grandes desde setembro de 1992, ano de lançamento do Omega no Brasil.
Em julho de 1998 foi produzida a última unidade do modelo no país e em outubro do mesmo ano passou a ser importado da Austrália.
“O Omega é um símbolo da tradição, requinte, sofisticação, segurança e conforto que a nossa marca Chevrolet construiu e consolidou em seus 78 anos no Brasil. Ele já era o modelo preferido dos executivos e, agora, ainda mais moderno, certamente ampliará sua participação no mercado”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.