quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Exposição especial no Audi Museum Mobile em comemoração ao 125º aniversário do fundador da DKW

“A marca DKW não é apenas uma parte importante da história da AUDI AG. Sem a DKW, talvez a Audi nem existisse hoje.” Thomas Frank, responsável pelo departamento Audi Tradition, refere-se aos difíceis anos após a Segunda Guerra Mundial quando a Auto Union tentava um recomeço em Ingolstadt após a sua dissolução na Saxônia.

Foram as motocicletas e carros DKW, com seus motores de dois tempos, que ajudaram a companhia a reerguer-se.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Por esta, entre outras razões, a Audi Tradition está homenageando o fundador da DKW, Jörgen Skafte Rasmussen, que estaria celebrando seu 125º aniversário em 30 de julho, com a exposição especial “A estrada para o sucesso em dois tempos” no Audi Museum Mobile em Ingolstadt, de 03 de julho a 23 de setembro de 2003.

Nascido em Nakskov, Dinamarca, Rasmussen recebeu treinamento como engenheiro em Mittweida e Zwickau e, em 1907, aos 29 anos, montou uma pequena fábrica em Zschopau, Saxônia, que produzia acessórios para caldeiras a vapor.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o dinamarquês desenvolveu um veículo movido a vapor, em alemão Dampfkraftwagen, cujas iniciais deram nome aos produtos.

- Publicidade -

Após 1918, Rasmussen trocou para motores de dois tempos em Zschopau e deu início à produção de motocicletas.

Devido a um incrível crescimento nos negócios, ele conseguiu transformar a empresa Zschopauer Motorenwerke na maior fábrica de motocicletas do mundo em 1928.

No mesmo ano Rasmussen começou a produzir carros, tornando-se a primeira pessoa na Alemanha a produzir veículos com tração dianteira como padrão. Eles se tornaram cada vez mais populares.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A DKW, apesar de tudo, também sofreu os efeitos da Grande Depressão e, por iniciativa do Saxon State Bank, os produtores de veículos Audi, Horch, DKW e Wanderer uniram-se na companhia Auto Union. Rasmussen foi uma das pessoas-chave na fundação da Auto Union AG e tornou-se membro do seu Conselho de 1932 a 1934.

Apesar disso, diferenças irreconciliáveis sobre o gerenciamento da empresa levaram Rasmussen a deixar a Auto Union AG em 1935. Depois da Segunda Guerra Mundial ele retornou para a Dinamarca onde morreu em Copenhagen em 12 de agosto de 1964.

Rasmussen foi inovador em muitos aspectos relacionados à DKW. A marca chegou ao mercado em um momento em que a concorrência já estava instalada há muito tempo e conseguiu apelar para a emoção de seus consumidores e distribuidores.

Com produtos brilhantemente simples e duráveis, a DKW levou grandes segmentos da população tornarem-se motorizados.

Encorajados por estratégias inteligentes de propaganda e formas de pagamento atrativas, os consumidores começaram a confiar na marca, à qual permaneceram fiéis após a guerra, apesar de não haver novos produtos DKW por anos seguidos.

Uma série de exposições especiais estará em exibição no Audi Museum Mobile. Por exemplo, itens que pertenceram a Jörgen Skafte Rasmussen, como o 20.000º motor auxiliar de motocicleta produzido com o qual os operários presentearam seu chefe.

E o famoso motor de brinquedo “Des Knaben Wunsch” que produz um cavalo de força.

Os motores em exposição incluem também unidades que não foram produzidas para a estrada, como um motor para aeronave e o extremamente raro motor DKW de 4 cilindros em linha que, originalmente desenvolvido para automóveis, foi desenvolvido em pequeno número para uso estático.

A mostra une estágios importantes na história da DKW e os locais históricos de produção, como Zschopau, Zwickau e Spandau.

Em Spandau, por exemplo, os chassis de madeira recobertos com imitação de couro foram produzidos para os veículos DKW Front.

A montagem final subseqüente aconteceu em Zwickau, onde chassis e motores eram montados. Sobre este assunto, um filme contendo documentação histórica do processo de produção na época será exibido.

As exposições incluirão um DKW PS 600 juntamente com o chassi de madeira do veículo. Um chassi DKW F5 ao lado do veículo terminado estará exposto na área “Zwickau” da mostra.

A reprodução de um estande DKW de uma feira de 1930 será o ponto focal da exibição especial “A estrada para o sucesso em dois tempos”. Nove veículos estarão lá, incluindo raridades como o DKW Schwebeklasse Roadster (1935), o Golem chair-bike (1921) e o caminhão Framo (1928).

A Audi é uma empresa que desenvolve e produz automóveis de alta qualidade. Em 2002 a companhia vendeu mais de 741.000 modelos.

Com mais de 50.000 empregados, o Grupo Audi irá investir 11,4 bilhões de Euros nos próximos cinco anos. A Audi também possui uma fábrica no Brasil, joint venture com a Volkswagen, onde emprega outros 2600 funcionários.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil