Estatísticas pesadas, vantagens ainda maiores: 3.600 toneladas de força de estampagem, até 22 estampos por minuto, 1.500 toneladas de peso e 15 metros de altura.
A ThyssenKrupp Umformtechnik GmbH queria essa prensa há muito tempo, mas ela era cara demais. Só em março de 2001, a diretoria executiva da ThyssenKrupp Automotive deu o sinal verde para a compra, e o fabricante alemão Müller-Weinbarten foi contratado para produzí-la.
Enquanto isso, na fábrica de Bielefeld-Brackwede, onde a nova prensa seria instalada, uma outra, antiga, teve de ser desmontada e novas fundações tiveram de ser fundidas e colocadas.
Com um planejamento exatíssimo, os elementos iniciais, cada um deles com até 200 toneladas de peso, foram instalados com exatidão de menos de um milímetro.
A nova prensa traz muitas vantagens, inclusive a de poder mudar ferramentas em minutos, em vez de horas ou mesmo dias.
A alimentação é inédita, com a utilização de quatro robôs. Os produtos manufaturados pela ThyssenKrupp nesta prensa vão de estampos de carroçaria a eixos estampados feitos com aço de alta resistência à tração.
Braços arrastados em chapas de aço
Um dois principais objetivos de qualquer montadora de veículos comerciais leves é aumentar o conforto e a carga útil, diminuir o peso morto e manter bom comportamento dinâmico e agilidade em acelerações, frenagens e curvas.
Para chegar a isso, é necessário submeter o sistema de suspensão a grandes esforços, quer o veículo possua suspensão independente ou não.
Uma das especialidades da ThyssenKrupp é o desenvolvimento de componentes de suspensão, e ela acaba de lançar o projeto de um eixo de braços arrastados com fortes reduções de peso, adequado a veículos de tração dianteira, impulsão traseira ou tração nas quatro rodas.
Com 20 a 30 por cento menos peso que um sistema de braços arrastados fundidos ou forjados, materiais de nova geração e melhor proteção superficial (galvanização por imersão a quente), o novo sistema oferece também ótima proteção à corrosão.
O novo eixo de braços arrastados é indicado especialmente para picapes e furgões médios e pesados, além de caminhões leves, que têm de ser mais confortáveis e de transportar cargas sensíveis.