sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Prensa de transferência alimentada por robôs

Estatísticas pesadas, vantagens ainda maiores: 3.600 toneladas de força de estampagem, até 22 estampos por minuto, 1.500 toneladas de peso e 15 metros de altura.

- Publicidade -

A ThyssenKrupp Umformtechnik GmbH queria essa prensa há muito tempo, mas ela era cara demais. Só em março de 2001, a diretoria executiva da ThyssenKrupp Automotive deu o sinal verde para a compra, e o fabricante alemão Müller-Weinbarten foi contratado para produzí-la.

Enquanto isso, na fábrica de Bielefeld-Brackwede, onde a nova prensa seria instalada, uma outra, antiga, teve de ser desmontada e novas fundações tiveram de ser fundidas e colocadas.

Com um planejamento exatíssimo, os elementos iniciais, cada um deles com até 200 toneladas de peso, foram instalados com exatidão de menos de um milímetro.

A nova prensa traz muitas vantagens, inclusive a de poder mudar ferramentas em minutos, em vez de horas ou mesmo dias.

- Publicidade -

A alimentação é inédita, com a utilização de quatro robôs. Os produtos manufaturados pela ThyssenKrupp nesta prensa vão de estampos de carroçaria a eixos estampados feitos com aço de alta resistência à tração.

Braços arrastados em chapas de aço

Um dois principais objetivos de qualquer montadora de veículos comerciais leves é aumentar o conforto e a carga útil, diminuir o peso morto e manter bom comportamento dinâmico e agilidade em acelerações, frenagens e curvas.

Para chegar a isso, é necessário submeter o sistema de suspensão a grandes esforços, quer o veículo possua suspensão independente ou não.

Uma das especialidades da ThyssenKrupp é o desenvolvimento de componentes de suspensão, e ela acaba de lançar o projeto de um eixo de braços arrastados com fortes reduções de peso, adequado a veículos de tração dianteira, impulsão traseira ou tração nas quatro rodas.

- Publicidade -

Com 20 a 30 por cento menos peso que um sistema de braços arrastados fundidos ou forjados, materiais de nova geração e melhor proteção superficial (galvanização por imersão a quente), o novo sistema oferece também ótima proteção à corrosão.

O novo eixo de braços arrastados é indicado especialmente para picapes e furgões médios e pesados, além de caminhões leves, que têm de ser mais confortáveis e de transportar cargas sensíveis.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança