A Ford manteve o seu ritmo de crescimento em setembro, com a venda de 14.823 veículos, segundo dados do Renavam, que lhe deram uma participação de mercado de 11,9%.
No acumulado dos nove meses deste ano, a marca comercializou 112.789 unidades, atingindo a participação média de 11,4%, ou seja, 2,3 pontos percentuais acima dos 8,9% registrados no mesmo período do ano passado, colocando-a como a marca que mais cresceu em 2003.
Esse desempenho positivo, que se destaca no cenário geral do mercado, deve-se não só ao sucesso dos novos produtos lançados recentemente, como o Novo Fiesta, o EcoSport, o caminhão pesado Cargo 4331 MaxTon e a F-250 Cabine Dupla, como também à revitalização de outras linhas, como o Ka, o Focus e a picape Ranger.
Vendas em setembro
Em setembro, entre os produtos de maior destaque nas vendas figuram: o Focus, que acaba de lançar a linha 2004 com o novo modelo Hatch 1.6 L e vendeu 1.549 unidades – um crescimento de 22%; o Novo Fiesta, que vendeu 4.689 unidades (crescimento de 20%) e o Ka, que vendeu 2.036 unidades (mais 2%).
No segmento de comerciais leves, a Ford manteve a liderança com a venda de 4.105 unidades e uma participação de 26%.
Os principais destaques foram o EcoSport, que vendeu 2.933 unidades – um crescimento de 15% – e a picape Ranger, com 461 unidades e um crescimento de 8%.
No segmento de caminhões, a Ford vendeu 1.170 unidades, crescimento de 8,9%, e aumentou sua participação para 21,5%.
No ranking dos dez veículos mais vendidos, a Ford aparece com dois modelos: o Novo Fiesta é o sexto colocado, com 38.606 unidades vendidas em 2003, e o EcoSport ocupa a nona posição, com 16.062 veículos comercializados desde o lançamento.
Mercado – No mês de setembro, o mercado automobilístico apresentou sinais de recuperação, com a venda de 125.105 veículos, que representam um crescimento de 24,1% em relação a agosto.
No entanto, quando comparado a setembro de 2002, esse volume ainda é 3,6% menor. Sobre setembro do ano passado, a Ford teve um crescimento de 4,6%.
Na soma dos primeiros nove meses de 2003, a indústria automobilística como um todo acumulou uma queda de 9,2% em comparação com igual período do ano passado. A Ford cresceu 13,6%.
Por segmento, a queda foi de 9,7% na venda de carros e de 9,4% nos comerciais leves. O mercado de caminhões manteve o mesmo nível de 2002.