Uma revisão bem feita pode impedir que a viagem de sonhos se transforme em um pesadelo. A prevenção é a melhor forma de evitar problemas na estrada e economizar dinheiro em reparos de custo mais elevado.
Fim de ano traz sempre a lembrança das férias, que combina com viagens em família rumo àquela paisagem paradisíaca sonhada e planejada durante o ano…
Mas antes de por os pés, ou melhor, as rodas, na estrada, uma boa revisão no automóvel pode minimizar as chances de se ficar pelo caminho e fazer do passeio de férias algo relaxante e agradável.
Uma boa revisão no automóvel começa na escolha de uma oficina capacitada e engloba diversos componentes e sistemas do automóvel. Basicamente, os itens a serem verificados são, suspensões, freios, pneus, direção e sistema elétrico.
Na suspensão, os amortecedores, coxins, molas e buchas devem ser examinados criteriosamente através de uma inspeção visual a fim de verificar o estado dos componentes (coifas, buchas, batentes, etc.).
Os amortecedores devem conter as oscilações e movimentos da carroçaria; não há um prazo definido para efetuar a troca, pois as condições de uso influenciam diretamente na durabilidade do componente. Em caso troca, substitua o par.
As molas também devem ser verificadas visualmente, não devem apresentar marcas de contato entre os elos e fissuras.
Os rolamentos de roda devem ser verificados, engraxados (quando for possível) e ajustados.
Os pneus refletem o estado da suspensão e fazem parte da parte da segurança ativa do veículo. De nada adianta uma suspensão revisada se o estado dos pneus for precário.
A banda de rodagem não pode apresentar desgaste irregular (indício de desalinhamento e/ou problemas na suspensão), os sulcos devem apresentar profundidade de no mínimo 1,6 mm, pois abaixo dessa especificação fica comprometida a drenagem d’água quando em movimento.
A calibragem periódica dos pneumáticos, o alinhamento de direção – a cada 10.000 Km – e o balanceamento das rodas complementa o serviço e aumentam sua vida útil e reduz o consumo de combustível.
No sistema de freios, o material de fricção – pastilhas e lonas – devem estar dentro dos limites especificados e os discos e tambores não podem apresentar oscilações, empenos e rugosidades sob pena de comprometer o espaço de frenagem.
O fluido de freio deve ser substituído a cada ano, pois perde as suas propriedades comprometendo a segurança. Tudo deve ser ajustado de forma a garantir uma distância de parada segura e sem esforço extra.
Os cuidados com o motor começam com o lubrificante escolhido.
Use sempre produtos testados e homologados junto ao fabricante do veículo, abuse do excesso de qualidade, troque sempre o filtro de ar e óleo antes de uma viagem longa, além disso, é preciso se concentrar em duas frentes importantes: as correias e o sistema de arrefecimento.
A correia dentada ou sincronizadora quando se rompe é responsável por muitos veículos ficarem pelo caminho.
Velas de ignição, filtros de combustível, regulagens e exames eletrônicos fazem parte de uma revisão acurada efetuada por qualquer estabelecimento sério. Já o sistema de arrefecimento, principalmente em veículos com elevada quilometragem, é um dos sistemas que mais apresenta problemas. Estes problemas podem ser prevenidos com a prática de manutenção preventiva e periódica.
O sistema elétrico é um conjunto que merece uma revisão acurada, pois não apresenta sintomas diretos, em geral uma pane súbita.
O sistema de carga (alternador, bateria e aterramento) deve ser inspecionado rigorosamente, os faróis devem ser regulados em equipamento próprio (regloscópio) evitando o ofuscamento dos que se deslocam em sentido contrário e garantir uma boa visibilidade noturna.
Completando a revisão não devem ser esquecidas as palhetas do limpador, a água do lavador dos vidros e alguns fusíveis de reserva no porta-luvas.
Uma revisão com essa amplitude, aqui no Rio de Janeiro, costuma varia entre R$ 400,00 a 700,00, salvo acréscimos inesperados por conta da substituição de peças.
Porém, nada comparado ao custo de reboque e enguiços que podem gerar despesas até dez vezes maiores dependendo do modelo do veículo.
Sem falar no desgaste e no aborrecimento de ver suas tão sonhadas férias frustradas.
Paulo Roberto dos S. Poydo é Inspetor Técnico Veicular, ex-instrutor técnico do SENAI – RJ e consultor em reparação automotiva do sítio Mecânica On Line – http://www.mecanicaonline.com.br – e Gerente Técnico da Frota de veículos oficiais da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.