Carros irregulares continuam a liberar gases poluentes no meio ambiente e a causar acidentes.
Segundo o Detran (Departamento Nacional de Trânsito), avalia-se que em uma frota de 20.000.000 de veículos, muitos deles, circulam em condições irregulares.
De acordo com dados da Cetesb/SP (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), 90% da poluição atmosférica provem dos veículos que trafegam em grandes centros urbanos.
Estima-se que a inspeção veicular irá reduzir em aproximadamente 30% a emissão de gases poluentes em primeira instância.
Esta emissão é composta por gases como o monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de enxofre (SOx), que além de poluírem o ar, prejudicam a saúde das pessoas.
Hoje os hospitais estão superlotados em consequência de distúrbios no sistema respiratório das pessoas, causados pela poluição. Tal superlotação acaba por gerar gastos cada vez maiores e que sem dúvida, acabam recaindo sobre o próprio contribuinte.
Para amenizar o problema da poluição e do impacto ambiental, foi criado na cidade de São Paulo o chamado “Rodízio” a fim de diminuir o número de veículos em circulação, e como consequência a diminuição da poluição.
Porém, isso está longe de ser o mínimo razoável. Pessoas que dependem de seus veículos para o trabalho, optaram por adquirir um novo veículo com placa diferenciada.
Mas…. quanto custará isso afinal? Um veículo à mais, significa maiores despesas, um novo licenciamento, um novo seguro, além de quê, sem um exato controle dos níveis de segurança da frota, conseguiremos causar um impacto ambiental cada vez maior, sem mencionar as vítimas de acidentes causados por veículos que não possuem o mínimo de segurança para trafegar.
Mesmo para o usuário de um veículo novo e em perfeitas condições de uso, ao trafegar, não estará ileso de ser acidentado por outro veículo em péssimas condições de segurança, sem mencionar que os transtornos e gastos com franquias do seguro, serão de sua inteira responsabilidade, além das vitimas diretas ou de forma indireta envolvidas nesse acidente.
Outro fator importante é segurança na aquisição de um veículo usado.
Independente da data da vistoria anterior, deverá ser promovida nova inspeção veicular.
Além do novo proprietário ter conhecimento total e transparente das condições do veículo que está comprando, saberá também se o mesmo trata-se de veículo clonado ou mesmo roubado.
Com a implantação da Inspeção Técnica Veicular (ITV) é possível analisarmos os benefícios proporcionados para a comunidade da seguinte forma:
PARA O USUÁRIO
• Melhoria da segurança pessoal e familiar
• Pressão para redução dos “Prêmios de Seguros”
• Manutenção preventiva é menos onerosa que as reparações pesadas
• Maior valor residual do veículo na revenda
• Mais segurança na compra de um veículo usado
• Aumento de confiança na qualidade de trabalho dos mecânicos
• Melhoria da qualidade de vida (proteção ao meio ambiente)
• Redução dos roubos de automóveis
PARA A COLETIVIDADE
• Aumento da segurança nas ruas e estradas (diminuição das vitimas)
• Maior respeito à legislação:
• Identificação rápida do proprietário infrator
• Identificação dos veículos com problemas
• Controle eficaz dos veículos sujeitos a licença (ônibus , táxi)
• Diminuição dos roubos
• Criação de novos empregos
• Criação de Bancos de Dados sobre a frota circulante
• Economia de combustível
• Ações favoráveis ao meio ambiente
• Melhorias no trânsito com redução de problemas causados por veículos com má manutenção
• Melhoria da qualidade de vida das pessoas.
PARA A ECONOMIA
• Aumento do volume de reparações
• Melhoria na qualidade dos mecânicos
• Aquecimento do mercado de auto peças e conseqüentemente no mercado em geral.
• Renovação da frota pelo sucateamento de veículos sem condições de trafegar
PARA O ESTADO
• Recolhimento de impostos da inspeção
• Maior velocidade no transporte das mercadorias (antecipação dos impostos)
• Redução do custo social e econômico gerado pelos acidentes (hospitais, seguros, etc.)
• Geração de investimentos em obras e em empregos do estado.
Equipamentos usados em uma ITV
Banco de provas para Geometria:
Esse equipamento verifica o desvio da trajetória de um veículo
em m/m por metro rodado. (Item de segurança)
Banco de Provas para Suspensão:
Esse equipamento verifica o estado geral da suspensão da seguinte forma:
Coeficiente de aderência do pneu/solo (ITP) . (item de segurança)
Desequilíbrio do funcionamento da suspensão em rodas de um mesmo eixo (IDF) . (item de segurança)
Banco de provas para o sistema dos freios:
O equipamento verifica a ovalização dos discos ou campanas do sistema de freios,
atritos de rolamentos, eficiência dos freios de serviço e freios de estacionamento,
eficiência total de frenagem de acordo com o peso do veículo. (item de segurança).
Regloscópio: Analisador do sistema de faróis que detecta se os mesmos estão alinhados a fim de não provocar acidentes, decorrente da visão ofuscada do motorista que trafega na mão de direção contrária. (item de segurança).
Detector de folgas: É realizado um ensaio rigoroso, verificando a existência de componentes soltos, folgas, rachaduras etc. (item de segurança)
Analisador de Gases: Equipamento que realiza ensaio detectando os níveis críticos da emissão de poluentes. (motores ciclo Otto).
Opacímetro: Analisador de gases para avaliação dos agregados sólidos provenientes da emissão nos veículos. (motores à Diesel)
Chech-list: É verificado o chassi, placas, CPF ou CNPJ do proprietário e condições gerais do veículo perfazendo mais de 150 itens a serem analisados de acordo com as normas NBR14040 (ABNT) – INMETRO
Os equipamentos possuem em sua base de dados, todos os parâmetros e limites impostos pela legislação a fim de aprovar ou reprovar os veículos em teste, garantindo assim, total segurança ao usuário no que se refere as condições de segurança do veículo.
Vista de uma unidade para testes de Suspensão
Vista do Painel de controle
Vista do Banco de Ensaio do Sistema de Geometria, Suspensão e Freios (veículos leves)
Vista do Banco de Ensaio do Sistema de Geometria e Freios (veículos pesados)
Detector de Ruídos na Suspensão (Não obrigatório na ITV), porém de grande valia para oficinas reparadoras, Auto-centers, com a detecção rápida de ruídos e na suspensão.
Detector de umidade no fluido de freio (Não obrigatório na ITV), mas de grande valia na detecção de níveis críticos da umidade acumulada no fluído do freio, diminuindo drasticamente a vida útil dos componentes do sistema de frenagem.
Para saber mais:
Mec mecânica e Eletrônica Ltda
mecpobox@terra.com.br
Na internet: http://www.mecpobox.hpgvip.com.br