A 16º edição do teste de certificação da ASE (Automotive Service Excellence) teve número recorde de inscritos.
Realizada simultaneamente em 44 cidades brasileiras no dia 30 de maio, a prova contou com a participação de 4.643 profissionais da reparação automotiva, o dobro do registrado um ano atrás.
Criada nos Estados Unidos em 1972, a ASE foi introduzida no Brasil há 8 anos com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços de reparo em veículos e promover sua credibilidade junto ao consumidor por meio da certificação da qualificação dos profissionais do setor.
Nas 15 primeiras edições realizadas, o teste ASE Brasil certificou um total de 26.591 profissionais.
Vantagens para consumidores, profissionais e empresas – A certificação ASE traz vantagens para todos os segmentos que compõem a cadeia automotiva.
Para o consumidor, o símbolo da ASE Brasil estampado em um estabelecimento ou no uniforme de um profissional é a garantia de que os serviços prestados a ele terão alta qualidade técnica.
Os profissionais certificados pela ASE, por sua vez, serão reconhecidos e diferenciados, ao mesmo tempo em que as oficinas e o comércio de autopeças terão mais segurança quanto à qualidade de quem contrata.
A prova – Um grupo de aproximadamente 70 empresas do setor automotivo é o alicerce da ASE mundialmente.
É ele que dita o conteúdo técnico dos testes, elaborados em total sigilo, criando um verdadeiro vestibular para comprovar que o candidato está apto a exercer sua profissão.
No Brasil as questões são adaptadas por técnicos das empresas e instituições que compõem o conselho regional, levando em consideração a tecnologia empregada em nossa frota de veículos, assim como a cultura local.
A prova é realizada semestralmente e engloba as seguintes áreas: reparo do motor, sistema elétrico-eletrônico, freios, funilaria, pintura, motor diesel, especialista em autopeças (comércio), suspensão/direção, sistema de escapamento (undercar) e freio de veículos pesados.
Os candidatos aprovados recebem um certificado com validade de 5 anos e conquistam o direito de usar o emblema da ASE bordado em seus uniformes de trabalho, integrando um grupo seleto de profissionais automotivos.