A produção de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) cresceu 4,3% de maio para junho, saltando de 179.415 unidades para 187.163. Na comparação com junho de 2003, quando foram fabricados 146.571 veículos, a alta foi de 27,7%.
Já no primeiro semestre de 2004, o resultado foi 14,8% maior que no mesmo período do ano passado. Foram produzidas 1.038.275 unidades, contra 904.262.
“As variações na economia, pressões inflacionárias, taxa de risco diminuíram. Houve estabilização dos parâmetros econômicos, criando, assim, um ambiente de crescimento. O superávit primário faz parte deste esforço de crescimento. Além disso, a estabilidade do câmbio e o aquecimento da economia mundial propiciam aumento de exportação”, afirmou Rogélio Golfarb, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), esclarecendo o aumento de produção.
Segundo Golfarb, o crescimento está mais focado nas exportações e no agronegócio. O aumento das vendas externas está vinculado à recuperação das economias da Argentina e do grupo de países andinos.
O volume de exportações para a Argentina cresceu 150% de janeiro a maio deste ano, saltando de US$ 402 milhões para US$ 1,19 bilhão.
Já o grupo andino movimentou US$ 371 milhões no primeiro trimestre de 2004, contra US$ 167 milhões nos mesmos meses do ano passado, uma alta de 121%.
“O desempenho das vendas para o mercado externo ficou acima da expectativa”, disse Golfarb. Com isto, a entidade resolveu alterar a estimativa para o fechamento do ano. Agora, a previsão é de crescimento de 25% e não mais, 20% como anunciado anteriormente. Os embarques devem movimentar US$ 6,9 bilhões em 2004.
Quanto às vendas para o mercado interno, apesar do resultado do primeiro semestre de 2004 ter sido 11,4 % maior que os primeiros seis meses do ano passado, a entidade prefere ser mais cautelosa.
“Será muito difícil manter o crescimento no segundo semestre. Talvez, não chegue aos níveis de 2003”, comentou o presidente da Anfavea.
Confira as marcas mais vendidas em junho – No segmento de automóveis, a GM liderou o mercado com 27,74% de participação no varejo em junho. Em seguida, vem a Fiat, que comercializou 24,51% do total de veículos, e a VW com 21,51%.
Com 8,51%, a Ford ocupa a quarta posição no ranking das marcas mais vendidas de automóveis.
A Honda, Renault, Toyota, Peugeot e Citroën representaram, juntas, 16,55% da comercialização de veículos. Outras marcas somaram 1,18% de participação.
Já no setor de comerciais leves, a Ford chegou a 24% de participação, a Fiat, 19,37% e a GM ficou em terceiro lugar com 18,26%. A VW comercializou 15,26% dos comerciais leves, seguida pela Mitsubishi com 10,02% e Toyota, com 3,36%.
A Nissan e a Renault totalizaram 4,90% das vendas do segmento. Outras marcas representaram 4,83% do mercado.
A Mercedes-Benz foi a marca que mais se sobressaiu no mercado de caminhões com 29,51%. Com 29,26%, a VW ocupou o segundo lugar.
A participação da Ford foi de 22,09% e da Volvo, 7,27%. A Scania vem em seguida com 6,72%. A Iveco somou 3,93% e outras marcas, 1,22%.
No segmento de ônibus, quase metade do total de unidades vendidas foi negociada pela Mercedes-Benz, que somou 49,46% de participação.
A VW e a Marcopolo comercializaram 23,59% e 15,01% dos ônibus, respectivamente. A Scania, Agrale e Volvo totalizaram 9,11% das vendas.
A Honda é a primeira colocada na comercialização de motocicletas, com 84,52% do mercado, seguida pela Yamaha, que conta com 13,70% do setor de duas rodas.
A Suzuki somou 0,89% do mercado e outras marcas, 090%.
Celta ganha segunda posição do ranking dos mais vendidos em junho – O VW/Gol permanece na liderança no ranking dos automóveis mais vendidos em junho, com 14.402 unidades comercializadas do modelo.
No semestre, já foram negociadas 88.254 unidades, o que representa 15,32% de participação do mercado.
O GM/Celta se destaca na segunda posição, com 11.011 unidades negociadas. Entre janeiro e junho, 57.618 unidades foram vendidas, registrando, assim, 10% de participação. Logo após, vem o GM/Corsa, com 10.872 vendas.
No acumulado de 2004, o modelo somou 58.677 unidades comercializadas e 10,18% de participação, ultrapassando o GM/Celta.
O Fiat/Palio, que está na segunda posição no acumulado do ano (60.609 unidades), em junho, somou 10.672 unidades, ficando somente na quarta colocação.
No segmento de comerciais leves, o Ford/EcoSport continua ocupando a primeira posição do ranking dos mais vendidos em junho, com 3.182 unidades.
No acumulado deste ano, foram negociadas 16.838 unidades do modelo, o que significa 16,94% de participação.
O Fiat/Strada vem na segunda colocação com 1.965 unidades vendidas. Somou, nos seis primeiros meses deste ano, 11.174 unidades comercializadas e 11,24% de participação.
Em seguida, está o GM/Montana, com 1.939 vendas. Já foram negociadas 11.126 unidades do modelo, demonstrando participação de 11,20%.