Kia Motors Corporation compartilhou um teaser de sua estratégia de negócios de veículos elétricos globais (EV) na última quarta-feira (16), revelando um esboço inicial de vários dos futuros veículos elétricos com bateria (BEVs) dedicados da marca.
Os detalhes da futura estratégia de produto EV da Kia foram anunciados pelo presidente e CEO da Kia, Ho Sung Song, durante evento na fábrica da marca em Hwasung, na Coreia.
A Kia estabelecerá uma posição de liderança no mercado global de EVs respondendo à crescente demanda global dos consumidores por EVs.
A marca lançará uma gama diversificada de veículos à bateria e fará parceria com empresas de carregamento de EV em todo o mundo para alcançar essa liderança.
“A Kia vendeu mais de 100.000 BEVs em todo o mundo desde a introdução de nosso primeiro veículo à bateria produzido em massa em 2011, o Kia Ray EV”, disse o CEO Song. “Desde então, começamos a introduzir uma gama de novos BEVs para mercados globais e planos para acelerar este processo nos próximos anos. Ao reorientar nossos negócios para a eletrificação, pretendemos que os BEVs representem 25% de nossas vendas mundiais totais até 2029.”
De acordo com a estratégia “Plano S” da Kia, anunciada no início de 2020, a marca planeja expandir sua linha de veículos à bateria para 11 modelos até 2025.
No mesmo período, a Kia pretende que os BEVs representem 20% do total de vendas da marca em mercados avançados, incluindo Coreia, América do Norte e Europa. Sete esboços destes modelos revelados no dia 16 serão lançados em 2027.
O primeiro desses BEVs, com o codinome CV, será revelado em 2021 como o primeiro BEV dedicado da marca, destinado a muitas regiões do mundo.
O novo modelo oferecerá a mesma qualidade de produto competitivo e design atraente que os outros veículos da Kia, com características de alto desempenho de direção e recarga.
Estratégia “Plano S” da Kia – uma transição para eletrificação
No início de janeiro, a Kia Motors revelou sua estratégia futura, “Plano S”, de médio a longo prazo, delineando os planos da marca para a transição de seus negócios futuros para se concentrar em BEVs e soluções de mobilidade.
A Kia está focada em garantir uma posição de liderança global em EV, lançando modelos BEV dedicados e inovando em áreas como produção, vendas e serviços.
A montadora vem passando por uma transformação em toda a empresa a fim de realizar esse “Plano S”.
O modelo CV, com lançamento previsto para 2021, irá encapsular a atitude da marca em relação à inovação e mudança, apresentando uma nova direção de design, que significa a transição da Kia para uma estratégia de negócios focada em EVs.
Essa nova filosofia de design da Kia engloba progresso, diversidade e uma rica composição de elementos contrastantes.
A Kia está inovando em seu planejamento, desenvolvimento e produção de veículos para refletir ativamente as diversas necessidades dos clientes, desde o estágio de planejamento do produto.
O objetivo é responder às demandas do mercado, oferecendo diversos tipos de produtos, com uma gama de modelos adequados para centros urbanos, viagens de longa distância e desempenho na dirigibilidade.
Além disso, ao adaptar sua nova Plataforma Modular Elétrica Global (E-GMP), a empresa será capaz de oferecer veículos com o melhor espaço interior da categoria.
Buscando inovar suas práticas de vendas de veículos elétricos, a marca está explorando a criação de serviços de assinatura para oferecer uma opção de compra diversificada para os clientes, bem como programas de leasing, aluguel de baterias e outros negócios relacionados a baterias de “segunda vida”.
Além disso, a Kia Motors planeja expandir sua infraestrutura global de pós-vendas para veículos elétricos: a ideia é aumentar seu número de baias de trabalho EV na Coreia para 1.200 até 2030.
Em outros mercados em todo o mundo, a Kia aumentará seu número de baias de trabalho EV para 600 até o final deste ano, e mais de 2.000 até 2023.
Também há planos para desenvolver seus próprios programas para treinar profissionais de manutenção de EV.
A Kia vê a expansão das infraestruturas de carregamento elétrico como uma pré-condição para a popularização dos veículos elétricos e continua a explorar atividades em todo o mundo para melhorar a acessibilidade de carregamento para os motoristas.
Na Coreia, a marca fortalecerá as atividades comerciais que levam diretamente à construção de uma infraestrutura de carregamento.
Inicialmente, isso contará com sua rede existente de filiais de vendas em todo o país, concessionárias e centros de serviço, com a Kia visando fornecer cerca de 1.500 carregadores EV até 2030.
Além disso, o Hyundai Motor Group instalará 120 carregadores ultrarrápidos até 2021 em centros urbanos e ao longo de doze rodovias, ligando oito províncias em todo o país.
Em todo o mundo, a Kia está estabelecendo mais de 2.400 carregadores de carros elétricos na Europa e cerca de 500 na América do Norte, em parceria com suas redes de revendedores.
O intuito é continuar a aumentar sua infraestrutura de carregamento em linha com o crescente mercado de EVs.
Além disso, a Kia está se esforçando para garantir uma infraestrutura de carregamento abrangente para os clientes por meio de alianças estratégicas, começando com um investimento estratégico na IONITY, uma empresa europeia especializada em carregamento de EV de alta velocidade, em setembro do ano passado.
A Kia também está procurando parceiros de infraestrutura de cobrança para os EUA e a China para fornecer uma infraestrutura otimizada sob medida para as condições de cada mercado, enquanto fortalece a cooperação para alavancar novas tecnologias de cobrança.
A marca está apoiando seus esforços para estabelecer uma posição de liderança no mercado global de EV por meio da colaboração ativa com governos e participando de outras parcerias comerciais.
Tendo estabelecido uma nova start-up em julho deste ano, Purple M (especializada em fornecer serviços de e-mobilidade personalizados com base em EVs), a Kia também planeja aumentar a colaboração com várias organizações governamentais para expandir a cooperação em várias áreas, incluindo a conversão de público transporte para energia elétrica e construção de infraestruturas de carregamento de carros elétricos.