Motor VQ da Nissan é um dos 10 melhores do mundo
O motor Nissan VQ V¨3.5L entrou pela 11ª vez na lista dos dez melhores motores do mundo, em uma premiação anual da agência de notícias automotivas Ward’s Communications. O VQ é o único motor presente na lista em todas as edições do prêmio.
O VQ equipa diversos modelos Nissan e Infiniti. Da gama Nissan, estão incluídos os sedãs Maxima e Altima, o cupê esportivo 350Z, o crossover Murano e a minivan Quest.
Entre os Infiniti, estão o sedã e cupê G35 e o crossover FX35. A avaliação da Ward’s Commuinication tomou por base o VQ 3.5 em uso no cupê Infiniti G35 com transmissão manual.
Várias características do VQ foram aperfeiçoadas para linha 2005. Por exemplo, o motor do G35 sedã com transmissão automática, agora produz 280 cv a 6.200 rpm, o que representa um ganho de 20 cv. Já na versão com transmissão manual, a potência do motor cresce para 298 cv a 6.400 rpm.
Mas o ponto alto do VQ é sua utilização na edição de 35º aniversário do 350Z, que foi preparada para atingir 300 cv. Uma versão 4.0L do VQ está disponível na nova Pathfinder e vai equipar a nova geração da pickup Frontier de do SUV Xterra.
Sobre o prêmio
Participaram da votação uma equipe de seis editores e redatores da revista Ward’s Autoworld e da newsletter Ward’s Engine & Vehicle Technology Update. Foram avaliadas dezenas de motores em modelos com preço máximo de US$52.500,00.
A Ward’s Communications, que promove a premiação, é líder mundial no fornecimento de notícias, informações e análises sobre a indústria automotiva e está no mercado há mais de 80 anos. A revista Ward’s AutoWorld é mensal e atinge cerca de 68.000 profissionais do setor, no mundo todo.
A newsletter quinzenal Ward’s Engine & Vehicle Technology Update oferece análises de avanços na engenharia e questões técnicas. O WardsAuto.com é um serviço de entrega virtual de informações selecionadas pela Ward’s Communication.
Nissan Fuga é eleito Carro do Ano no Japão – No final de 2004, a RJC – Researchers’ & Journalists’ Conference – uma associação de jornalistas e pesquisadores da indústria automotiva do país, premiou o Nissan Fuga como “Carro do Ano”.
“Fatores-chave para a vitória do Fuga incluem o exterior poderoso e forte, e interior refinado aliados à dinâmica esportiva de condução, difícil de achar num sedã de luxo”, divulgou a RJC.
A esportividade do carro, segundo a associação, deve-se à plataforma e sistema de suspensão, com sistema recém-desenvolvido de amortecimento.
Lançado em outubro de 2004, o Fuga já soma mais de 10.000 pedidos na fila de espera, representando cinco vezes a estimativa de venda mensal do carro.
Entre os seis finalistas da categoria “Carro do Ano”, a Nissan obteve também a 4ª posição com o modelo Tiida. A Nissan disputou ainda na categoria de “Tecnologia do Ano”, com o Sistema de Controle de Navegação Inteligente utilizado no próprio Fuga.
A premiação se completa com as categorias “Importado do Ano” e “Melhor Minicarro”, esta última criada em 2004.
Todos produtos e tecnologias introduzidos no mercado japonês entre 1º de novembro de 2003 a 31 de outubro de 2004 são elegíveis.
A votação é dividida em duas fases, com pontuações atribuídas a cada concorrente segundo preferências individuais dos votantes. Na primeira fase, seis modelos são classificados e na segunda define-se o vencedor.
A RCJ foi criado em 1991 para pesquisar questões ligadas produtos, tecnologias e relações sociais no contexto da indústria automotiva, e também para ser uma referência neutra e imparcial entre partes com interesses específicos.
Em 2001, o RCJ, que é formado 89 membros, entre acadêmicos e jornalistas, se tornou uma organização sem fins lucrativos.