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Novo motor rotativo ecológico e ainda Brasileiro

Engrenagens eliptícas é a solução para o funcionamento

Por volta de 1964, o conhecimento da tecnologia utilizada nos motores a explosão comuns, acrescida daquela utilizada nos motores rotativos “Wankel”, levaram à imaginação da primeira versão de um motor rotativo que deu origem não só a inventos dessa categoria, como também a um novo sistema mecânico, aplicável a um sem número de máquinas. A idéia básica era fazer com que duas hastes cruzadas executassem um movimento de “abre-e-fecha”, como tesoura, ao mesmo tempo em que girassem nas extremidades de seus eixos concêntricos, dentro de uma câmara circular.

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Isso requeria variação no raio de engrenagens que, fixadas excentricamente aos seus eixos, produziriam esse efeito, num fluxo de “vai-e-vem” de transmissão de movimento. Imaginadas inicialmente com o formato redondo, tais engrenagens não tardaram a se mostrar ineficazes para o invento (elas se interpenetravam, esmagando-se).

Com estudos um pouco mais avançados, então a elipse se mostrou como tendo a geometria adequada a tais engrenagens.

A partir daí, surgiu uma primeira maquete dessa transmissão elíptica em isopor, mas as engrenagens, excêntricas demais, desgarravam durante o movimento. De qualquer maneira, o sistema funcionava para o objetivo almejado.

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Enquanto uma engrenagem girava em velocidade constante, a outra acelerava e desacelerava, num movimento similar ao harmônico simples (MHS) porém sem paradas e reversões, numa trajetória circular contínua, alternando força e velocidade.

Elipses de menor excentricidade, por outro lado, pareciam funcionar perfeitamente. Por razões cujas causas não convém descrever aqui, a invenção, então, ficou estacionada por mais de 30 anos.

Com o advento das animações em computador, por volta de 1999, foi desenvolvido e publicado na Internet, sem a revelação das elípticas, é claro, um modelo animado do invento, com palhetas em forma de setores circulares no lugar das hastes.

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Só em 2002 é que foi feito o real desenvolvimento técnico da idéia, agregando-se os conhecimentos físicos e científicos necessários à sua evolução.

Com palhetas de medidas angulares diferentes, combinadas com a variação das excentricidades das engrenagens elípticas, o sistema ficou completo.

Para o desgarramento, ainda foi imaginado um braço de contenção no foco livre das elípticas e para a multiplicação ou divisão do movimento, foi criado um trem intermediário de engrenagens tradicionais, redondas.

A partir daí, a idéia foi extremamente alavancada: um projeto de protótipo monocombustível foi desenvolvido, a apresentação da idéia foi feita num Congresso da SAE, novo projeto de protótipo, agora multicombustível foi feito, foi aberta a “ADG Consultoria para Projetos de Mecânica Aplicada” e, finalmente, foi criado o site www.adg-technology.com abrindo a idéia para o mundo.

Saiba mais l http://www.adg-technology.com

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