A tarefa da Fiat com o Bravo não é fácil. Seu segmento abriga competidores fortes e conquistar novos clientes tem sido um desafio, mas bem que a fábrica italiana tentou aproximar seu modelo ao que há de mais atual a ser ofertado.
Avaliamos nas ruas do Recife a versão T-Jet, top de linha, que esbanja esportividade com seu motor turbo de 1.4 16V de 152 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 21,1 kgfm, que se mantém constante entre 2.250 rpm até os 4.500 rpm, podendo chegar até os 23,0 kgfm a 3.000 rpm acionando o exclusivo sistema Overbooster.
Com o costume de dirigir modelos da Fiat em nossas avaliações, a primeira diferença fica por conta do câmbio, que nessa versão, a única Fiat a possuir seis marchas, muda a posição na hora de colocar a marcha à ré.
O Bravo é divertido na condução e literalmente, não tem tempo ruim. Acelerou ele responde fácil. Acionando o botão de overboost, localizado do lado direito do console, temos um ganho de 2 kgfm ao torque inicial de 21,1 kgfm.
Além da força extra, o recurso deixa o volante mais firme, o pedal do acelerador mais sensível e o carro mais arisco. E é aí que o ronco grave do motor inspira o motorista a pisar fundo, mas seja prudente, pois o consumo também vai corresponder. Unicamente a gasolina, observamos médias de 6,8 km/l nessas situações mais “animadas”.
Apostando sempre na boa relação entre custo e benefícios, a linha 2016 do Bravo traz de série a nova central multimídia Uconnect™ Touch. A lista de fábrica vai desde saída do ar condicionado para os ocupantes do banco traseiro, rodas de liga leve de aro 16”, computador de bordo completo até bancos e volante reguláveis, além de minissaias e spoiler na tampa traseira.
A versão Sporting ganha ainda novas rodas de liga leve 17” esportivas, além de seus itens específicos como faróis com acabamento esportivo, ponteira de escapamento esportiva com saída dupla cromada, teto solar elétrico Skydome, suspensão com acerto esportivo, entre outros itens.
Enquanto a top da gama, a T-Jet, traz em sua vasta lista de conteúdos de série, itens exclusivos da versão, como Hill Holder, quadro de instrumentos com display Dot Matrix e sensor de estacionamento.
Além da central multimídia, a versão T-Jet tem a excelente direção elétrica, ar-condicionado digital, trio elétrico, computador de bordo, volante multifuncional de couro, controle eletrônico de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17 polegadas e teto solar elétrico. Apenas no pacote de itens de segurança o modelo só oferece airbag duplo de série. Os rivais Focus, Golf e Cruze trazem no mínimo quatro bolsas infláveis.
Ele também traz mais tecnologias de ponta, como o Uconnect™ — sistema mundial do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para entretenimento, comunicação e navegação —, e a câmera de ré, conteúdos disponíveis para todas as versões do Novo Bravo 2016.
Basta olhar para perceber que o Novo Bravo está muito mais atraente e sofisticado em toda a extensão de sua carroceria, de 4.373 mm de comprimento.
São novos para-choques, novas molduras de lanternas e faróis, barra cromada em V no para-choque, spoiler… São dezenas de aperfeiçoamentos para a linha 2016 do modelo, que inclui até novas rodas de liga leve com desenhos exclusivos para cada uma das versões.
Visto de frente, a nova grade de ar, agora reforçada por uma barra cromada com o logotipo Fiat no centro, em conjunto com o novo para-choque que traz linhas bem acentuadas e a nova barra cromada em V, que acomoda as novas molduras dos faróis de neblina, se sobressaem e destacam uma personalidade mais forte e marcante.
A traseira do Novo Bravo 2016 também chega com novidades. O novo conjunto traseiro apresenta um para-choque redesenhado trazendo defletores de ar, novas lanternas com molduras pretas e spoiler traseiro. Para completar, o logotipo com nova grafia está agora em destaque na parte central da tampa traseira.
O habitáculo do Novo Bravo, que sempre foi referência em alta qualidade de acabamento com texturas e materiais nobres, e muito requinte, também ganhou aperfeiçoamentos no modelo 2016. Ele traz agora uma nova iluminação branca presente nos comandos internos, além de uma nova grafia no quadro de instrumentos. Detalhes que deixam o interior mais atual e agradável.
O espaço interno, apesar da imagem de carro grande que o Bravo carrega, fica comprometido. Por conta do caimento do teto, o vão para as cabeças dos passageiros que viajam atrás é restrito. Mesmo adultos com uma altura mediana de 1,70 m ficam com as cabeças bem rentes ao teto – a distância entre-eixos é de 2,62 m e o porta-malas acomoda 378 litros.
O Novo Bravo 2016 vem de série em todas as suas versões com apoia braço central rebatível com porta-copos no banco traseiro.
O Bravo 2016 dá mais um grande passo à conectividade. Agora ele ganha novos conteúdos tecnológicos em sua já extensa lista, o sistema Uconnect™ Touch, o Uconnect™ Touch NAV e a câmara de ré, deixando o modelo com forte diferencial frente aos seus concorrentes.
O sistema mundial Uconnect™ do grupo FCA para entretenimento, comunicação e navegação está presente em diversos modelos da Jeep, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo, Fiat e RAM. Ele é internacionalmente reconhecido pelo alto nível de conectividade e facilidade de uso. No Fiat Bravo 2016 o Uconnect™ Touch vem de série em todas as versões.
Esta nova central multimídia aumenta a conectividade de maneira muito intuitiva e agradável, permitindo total integração com o carro. Funções de mídia e telefone podem ser comandadas por voz, bastando um toque nos botões do volante em couro multifuncional.
Ou, se preferir, basta usar o visor LCD touchscreen multicolorido de 5” para acessar todas as funções. Tudo sempre fácil de operar e ao alcance da mão. O rádio acoplado ao Uconnect™ também evoluiu, garantindo uma das melhores faixas de conforto acústico da categoria, tanto nas condições de altas quanto nas de baixas frequências.
Entre as inúmeras funções da nova central multimídia podemos destacar:
✓ Reprodução de músicas por audio streamming;
✓ Bluetooth;
✓ Entrada USB compatível com Ipod e Iphone, além de entrada auxiliar;
✓ Leitura e envio de SMS através de mensagens pré gravadas;
✓ Comando de voz (para chamadas SMS e acesso as mídias).
O Novo Bravo oferece ainda a opção da central multimídia com o atualíssimo sistema de navegação GPS que utiliza um dos softwares mais confiáveis e precisos do mercado fornecido pela TOM TOM, líder mundial em sistema de navegação.
O moderno sistema Uconnect™ Touch NAV oferece diversas funções como suportes à navegação. Podemos citar como exemplo:
✓ Planejamento de percurso;
✓ Comandos e orientações por voz;
✓ Gerenciamento de pontos de interesse;
✓ Atualização dos mapas Tom Tom pela entrada USB;
✓ Serviços de emergência;
✓ Personalização do menu;
✓ Navegação com opção de visualização de mapa em 2D ou 3D.
Outro importante conteúdo que chega ao Novo Bravo é a Câmera de ré, que facilita muito as manobras utilizando o visor LCD do sistema multimídia UConnect™ Touch. Trabalhando em conjunto com o sensor de estacionamento traseiro, o sistema ainda emite avisos sonoros avisando ao condutor a aproximação de obstáculos.
Além disso, uma nova calibração no software de controle do ar condicionado digital garante uma diminuição de até 20% no tempo necessário para a redução da temperatura programada, melhorando ainda mais o conforto climático e a sensação de conforto dos passageiros nos modelos equipados com ar condicionado Dualtemp.
Nova gama – Sempre em sintonia com as necessidades dos consumidores, a Fiat também reformulou a gama do Bravo 2016. Agora ela passa a contar com as versões Essence 1.8 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V Turbo e a versão especial BlackMotion 1.8 16V.
Todos as versões com a motorização 1.8 16V Flex com potencia de 132/130 cv (etanol/gasolina) trazem câmbio mecânico de cinco marchas, e podem ser equipadas opcionalmente com a transmissão automatizada Dualogic Plus.
Assistência e garantia – O Novo Bravo 2016, como todo produto da Fiat, conta com mais de 600 locais de apoio em todo Brasil, entre concessionárias e pontos assistenciais.
O Fiat Bravo 2016 tem dois anos de garantia contratual, além de três anos de garantia de motor/câmbio e também três anos de assistência 24 horas do Confiat.
Preços – São quatro as versões oferecidas do Bravo 2016.
Essence – Airbag duplo, freios ABS com EBD, Isofix, direção elétrica, ar-condicionado vidros, travas e retrovisores externos elétricos, computador de bordo, central multimídia Uconnect ( sem navegação), volante em couro multifuncional, rodas de liga leva de 16 polegadas: R$ 61.990
Sporting 1.8 – R$ 67.990
Adiciona teto solar elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, ponteira de escapamento duplo cromado, suspensão com acerto esportivo.
Blackmotion 1.8 – R$ 68.990
Adiciona ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 17 polegadas exclusivas, sensor de estacionamento traseiro, suspensão com ajuste esportivo, ponteiras duplas cromadas, bancos em couro e a central multimídia Uconnect com navegação.
T-Jet 1.4 turbo – R$ 78.490
Adiciona controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, teto solar elétrico, quatro de instrumentos diferenciado, e central multimídia Uconnect (sem GPS).
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, gasolina.
Cilindrada: 1.368 cm³
Potência: 152 cv a 5.500 rpm
Torque: 23,1 kgfm a 3.000 rpm (com overboost)
Transmissão/tração: Manual de seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás
Pneus: 215/45 R17
Dimensões: Comprimento 4,373 m; Largura 1,792 m; Altura 1,488 m; Entre-eixos 2,620 m
Capacidade: Tanque 58 l
Peso: 1.435 kg
Porta-malas: 378 litros
Veja mais | Tecnologia também é destaque no Novo Fiat Bravo
NOVO BRAVO T-JET 1.4 16V TURBO 2016
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE:
- Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
- Alarme antifurto
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Ambiente interno preto
- Apoia-braço central no banco do motorista com vão refrigerado
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
- Ar-condicionado automático Dualtemp com saída de ar para o banco traseiro
- Bancos dianteiros com regulagem de altura
- Banco traseiro bipartido com apoia-braço central e porta-copos
- Barras com acabamento cromo escuro no para-choque dianteiro e na entrada de ar
- Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras
- Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros
- Brake light
- Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas com capa exclusiva
- Check luzes e portas
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Comando elétrico de abertura da tampa do tanque de combustível
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Computador de Bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B)
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro com iluminação
- ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Faixas laterais e soleiras personalizadas
- Faróis com acabamento esportivo
- Faróis de Neblina com sistema Cornering
- Follow me home
- FPS – Sistema de prevenção de incêndio em colisões
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos de fixação de carga no porta-malas
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Iluminação do porta-malas
- Kit parafusos antifurto das rodas (um por roda)
- Logo Push ( Sistema de abertura elétrica do porta-malas )
- Luzes de leitura dianteira e traseira com dimmer (redução/aumento gradual de intensidade)
- Maçanetas internas com acabamento preto brilhante e friso cromado
- Maçanetas externas e Minissaias laterais na cor do veículo
- My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
- Night Design (maçanetas internas e console central)
- Overbooster com botão no painel
- Pinças de freio dianteiras e traseiras pintadas em vermelho
- Pomo da alavanca de câmbio e coifa do freio de mão com acabamento em couro
- Ponteira de escapamento esportiva com saída dupla cromada
- Porta-Luvas com iluminação e amortecimento
- Protetor de cárter
- Quadro de instrumentos com display Dot Matrix (gráfico da turbina, relógio digital, calendário indicador de temperatura externa, com grafia esportiva)
- Recobrimento esportivo dos pedais e apoia-pé
- Retrovisores externos elétricos e spoiler na tampa traseira na cor do veículo
- Rodas de liga leve 7.0 x 17” esportivas com acabamento diamantado + Pneus 215/45 R17
- Safe Lock (Sistema de segurança que inibe a abertura das maçanetas do veículo)
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico Nano-Florence
- Suspensão com acerto esportivo
- Tapetes dianteiros e traseiros em carpete com bordado T-Jet
- Teto solar elétrico Skydome
- Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h
- Uconnect Touch 5″ (Central multimídia com tela de 5″ touchscreen; Comandos de voz Bluetooth; Audio streaming; Entrada aux; Porta USB; MP3; Rádio AM FM)
- Vidro traseiro com desembaçador temporizado e limpador com acionamento automático à ré
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante em couro multifuncional – 8 botões
EQUIPAMENTOS OPCIONAIS:
- Kit Creative Plus (Rebatimento elétrico dos retrovisores externos; Sensor de estacionamento dianteiro; Som Hi-fi com subwoofer; Sensor de chuva; Sensor crepuscular; Retrovisor interno eletrocrômico)
- Kit Uconnect Premium (Uconnect Touch Nav 5″; Câmera de ré)
- Kit Active Safety (Sistema de monitoramento da pressão dos pneus; Faróis de Xenon com limpador automático)
- Pack Safety (Knee Bag – Air Bag joelho lado motorista; Window Bags; Side bags dianteiros, incluindo apoios de cabeça dianteiros anti-whiplash – efeito anti-chicote)
- Bancos revestidos parcialmente em couro com costura prata
- Pintura metálica
CORES SÓLIDAS:
- Branco Banchisa
- Vermelho Modena
CORES METÁLICAS:
- Azul Maserati
- Cinza Scandium
- Prata Bari
- Preto Vesúvio