sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Entenda melhor o sistema de alimentação

Nos veículos equipados com injeção eletrônica, o sistema de alimentação de combustível é formado pela bomba de combustível, filtro e regulador de pressão.

Este conjunto tem a função de disponibilizar a quantidade ideal de combustível em todas as possíveis condições de funcionamento do motor.

- Publicidade -

A bomba de acionamento elétrico aspira o combustível no tanque e fornece, através do filtro, combustível ao tubo distribuidor onde estão fixadas as válvulas de injeção.

Os bicos injetores (válvulas de injeção) pulverizam o combustível, formando uma mistura ar/combustível no coletor de admissão.

Dependendo do sistema de injeção eletrônica do veículo, a bomba de combustível pode estar montada dentro ou fora do tanque de combustível, também chamadas como bomba “in-tank” ou “in-line”.

- Publicidade -

Em ambos os casos, o combustível aspirado do tanque passa primeiro por um pré-filtro antes de entrar na bomba de combustível.

Se a bomba estiver dentro do tanque, o pré-filtro estará localizado na extremidade da bomba de combustível.

O pré-filtro tem a função de filtrar o combustível antes de entrar na bomba e evitar que possíveis impurezas contidas no tanque comprometam seu perfeito funcionamento.

- Publicidade -

O pré-filtro da bomba de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento e a vida útil da bomba.

Sendo assim, a Bosch recomenda a verificação periódica a cada 30 mil quilômetros e a troca obrigatória sempre que a bomba de combustível for substituída.

Também é recomendada uma inspeção interna no tanque de combustível para avaliar possíveis impurezas que possam comprometer o perfeito funcionamento do sistema.

O filtro de combustível, outro importante componente do circuito, está instalado após a bomba elétrica.

Sua função é manter livre de impurezas o combustível que será pulverizado pelas válvulas de injeção.

A não realização da troca do filtro no período recomendado e a qualidade do combustível podem ocasionar entupimento (obstrução) do filtro.

Isso irá comprometer o fluxo de combustível, obrigando a bomba a trabalhar sobrecarregada, interferindo diretamente em sua vida útil.

Para garantir que não ocorram eventuais problemas com a bomba e com o funcionamento do motor, a Bosch recomenda que a troca do filtro de combustível seja realizada conforme as orientações do fabricante do veículo contidas no manual do proprietário.

Atualmente a Bosch desenvolve e fabrica sistemas de injeção eletrônica completos para as principais montadoras do mundo.

Disponibiliza também, para o mercado de reposição, componentes que atendem às extremas condições impostas durante o funcionamento do motor. As bombas de combustível Bosch atendem rígidas exigências como:

– Baixo ruído e alto isolamento contra interferências

– alta durabilidade e garantia de fluxo constante

– perfeito funcionamento em caso de fornecimento a quente

As bombas de combustível Bosch estão disponíveis em três versões: bomba de combustível externa ao tanque, bomba de combustível interna ao tanque e conjunto bomba de combustível completo.

A Bosch também disponibiliza para o mercado um programa compacto de kits de bomba de combustível, cujo principal benefício é a ampla cobertura de mercado com um número reduzido de itens, além outras vantagens como:

– facilidade de instalação: os kits acompanham manual de instalação

– itens de alto giro, aplicados nos principais modelos de veículos.

– menor custo em relação ao conjunto completo

Em continuidade ao constante processo de inovação tecnológica no desenvolvimento e fabricação de sistemas e componentes de injeção eletrônica de combustível, a Bosch lançou o primeiro kit de bomba de combustível para veículos a álcool no mercado brasileiro de reposição.

Fabricado com componentes desenvolvidos e testados para o perfeito funcionamento com 100% álcool, o kit tem qualidade e tecnologia original.

As principais características que diferenciam o kit Bosch de bomba de combustível para veículos a álcool são:

– coletor especial de carvão

– nova escova de carvão específica para utilização em veículos a álcool

– conector elétrico selado (impede o contato das partes metálicas com o combustível)

– fios de alimentação embutidos na tampa (eliminação de conexão entre chicote e a bomba de combustível).

– Novos componentes metálicos.

Todas essas inovações foram desenvolvidas pela Bosch para impedir a corrosão dos terminais elétricos e componentes internos da bomba de combustível, um dos maiores desafios enfrentados pelas peças quando utilizadas dentro do tanque com álcool.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn