Nos veículos equipados com injeção eletrônica, o sistema de alimentação de combustível é formado pela bomba de combustível, filtro e regulador de pressão.
Este conjunto tem a função de disponibilizar a quantidade ideal de combustível em todas as possíveis condições de funcionamento do motor.
A bomba de acionamento elétrico aspira o combustível no tanque e fornece, através do filtro, combustível ao tubo distribuidor onde estão fixadas as válvulas de injeção.
Os bicos injetores (válvulas de injeção) pulverizam o combustível, formando uma mistura ar/combustível no coletor de admissão.
Dependendo do sistema de injeção eletrônica do veículo, a bomba de combustível pode estar montada dentro ou fora do tanque de combustível, também chamadas como bomba “in-tank” ou “in-line”.
Em ambos os casos, o combustível aspirado do tanque passa primeiro por um pré-filtro antes de entrar na bomba de combustível.
Se a bomba estiver dentro do tanque, o pré-filtro estará localizado na extremidade da bomba de combustível.
O pré-filtro tem a função de filtrar o combustível antes de entrar na bomba e evitar que possíveis impurezas contidas no tanque comprometam seu perfeito funcionamento.
O pré-filtro da bomba de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento e a vida útil da bomba.
Sendo assim, a Bosch recomenda a verificação periódica a cada 30 mil quilômetros e a troca obrigatória sempre que a bomba de combustível for substituída.
Também é recomendada uma inspeção interna no tanque de combustível para avaliar possíveis impurezas que possam comprometer o perfeito funcionamento do sistema.
O filtro de combustível, outro importante componente do circuito, está instalado após a bomba elétrica.
Sua função é manter livre de impurezas o combustível que será pulverizado pelas válvulas de injeção.
A não realização da troca do filtro no período recomendado e a qualidade do combustível podem ocasionar entupimento (obstrução) do filtro.
Isso irá comprometer o fluxo de combustível, obrigando a bomba a trabalhar sobrecarregada, interferindo diretamente em sua vida útil.
Para garantir que não ocorram eventuais problemas com a bomba e com o funcionamento do motor, a Bosch recomenda que a troca do filtro de combustível seja realizada conforme as orientações do fabricante do veículo contidas no manual do proprietário.
Atualmente a Bosch desenvolve e fabrica sistemas de injeção eletrônica completos para as principais montadoras do mundo.
Disponibiliza também, para o mercado de reposição, componentes que atendem às extremas condições impostas durante o funcionamento do motor. As bombas de combustível Bosch atendem rígidas exigências como:
– Baixo ruído e alto isolamento contra interferências
– alta durabilidade e garantia de fluxo constante
– perfeito funcionamento em caso de fornecimento a quente
As bombas de combustível Bosch estão disponíveis em três versões: bomba de combustível externa ao tanque, bomba de combustível interna ao tanque e conjunto bomba de combustível completo.
A Bosch também disponibiliza para o mercado um programa compacto de kits de bomba de combustível, cujo principal benefício é a ampla cobertura de mercado com um número reduzido de itens, além outras vantagens como:
– facilidade de instalação: os kits acompanham manual de instalação
– itens de alto giro, aplicados nos principais modelos de veículos.
– menor custo em relação ao conjunto completo
Em continuidade ao constante processo de inovação tecnológica no desenvolvimento e fabricação de sistemas e componentes de injeção eletrônica de combustível, a Bosch lançou o primeiro kit de bomba de combustível para veículos a álcool no mercado brasileiro de reposição.
Fabricado com componentes desenvolvidos e testados para o perfeito funcionamento com 100% álcool, o kit tem qualidade e tecnologia original.
As principais características que diferenciam o kit Bosch de bomba de combustível para veículos a álcool são:
– coletor especial de carvão
– nova escova de carvão específica para utilização em veículos a álcool
– conector elétrico selado (impede o contato das partes metálicas com o combustível)
– fios de alimentação embutidos na tampa (eliminação de conexão entre chicote e a bomba de combustível).
– Novos componentes metálicos.
Todas essas inovações foram desenvolvidas pela Bosch para impedir a corrosão dos terminais elétricos e componentes internos da bomba de combustível, um dos maiores desafios enfrentados pelas peças quando utilizadas dentro do tanque com álcool.